Rafael Soares (O Globo) lançou o podcast Pistoleiros, disponível no Globoplay, que traz um panorama sobre o mercado pistoleiro no Rio de Janeiro e mostra como homens formados para serem “heróis” tornam-se criminosos. São cinco episódios, lançados diariamente até esta quinta-feira (9/12). O primeiro deles fala sobre a trajetória de Ronnie Lessa, acusado de matar a vereadora Marielle Franco.

A produção é fruto de cerca de um ano de pesquisas, incluindo dezenas de entrevistas e análise de documentos antigos da Polícia Militar e de inquéritos arquivados. Além do podcast, Rafael publica a cada episódio uma reportagem em O Globo sobre o tema abordado.

“Em julho de 2020, apurando a trajetória na PM de Ronnie Lessa, acusado de matar Marielle, me fiz a pergunta: como o Estado passou a formar mão de obra para o crime? Essa pergunta foi o ponto de partida de Pistoleiros”, escreveu Rafael, em seu perfil no Twitter.

Em entrevista para O Globo o autor explicou que “o nosso principal objetivo sempre foi contar como o mercado dos matadores de aluguel se formou e mostrar como esses personagens foram sendo moldados com a anuência do Estado, que chegou a incentivá-los a matar, enquanto trabalhavam para as forças de segurança. Contar as suas histórias é explicar como o quadro atual da segurança pública se formou. A escolha pela política do enfrentamento trouxe resultados que podem ser vistos hoje”.

Rafael assina o roteiro, com Eduardo Araújo e Marianna Romano; a direção e montagem da produção é de Marianna Romano; pesquisa e checagem de Saulo Pereira Guimarães; coordenação de Alexandre Maron; e André Miranda e Alan Gripp são os produtores executivos.

4 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments