O Centro Knight disponibilizou on demand, em sua plataforma de aprendizado online, o curso gratuito Jornalismo científico: da pandemia à crise climática, como melhorar a cobertura científica, que pode ser acessado por qualquer pessoa falante da língua portuguesa ao redor do mundo.

O instrutor do curso é o jornalista brasileiro Thiago Medaglia, que cobre meio ambiente, saúde e outros tópicos relacionados à ciência. Nas aulas, ele fala sobre habilidades fundamentais que ajudam repórteres e editores na cobertura de temas científicos.

Thiago Medaglia

O curso, autodirigido, inclui videoaulas, entrevistas com especialistas da área como Ana Carolina Moreno, da TV Globo, e Mercedes Bustamante, da Universidade de Brasília e da Academia Brasileira de Ciências, e leituras de textos essenciais, como a nova edição do Manual de Edição em Jornalismo Científico, do Knight Science Journalism Fellowship do Massachusetts Institute of Technology. A edição brasileira da publicação foi de responsabilidade do próprio Centro Knight, com o apoio do Instituto Serrapilheira.

O curso original, de 11 de outubro a 7 de novembro deste ano, atraiu mais de 2,3 mil alunos de 36 países.

“Precisamos de mais jornalistas engajados ativamente em conversas e trocando informações sobre ciência durante seu trabalho”, disse Medaglia. “Precisamos construir uma comunidade forte de jornalistas com conhecimento satisfatório sobre ciência, e precisamos disso o mais rápido possível porque vivemos em um mundo em crise e temos uma grande responsabilidade como comunicadores. Precisamos ser precisos e eficazes, e isso só vem com a experiência e o estudo”.

Acesse as aulas aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments