O Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE) anunciou os vencedores da 2ª edição do Prêmio IREE de Jornalismo. Reportagens de Estadão e UOL foram premiadas.

O Prêmio Principal foi concedido a Breno Pires, de O Estado de S. Paulo, por sua série de reportagens sobre o Orçamento Secreto. O conjunto de 20 trabalhos começou com o texto Bolsonaro cria orçamento secreto em troca de apoio do Congresso, publicado em maio, e seguiu até a matéria Rosa Weber suspende pagamentos do orçamento secreto, veiculada em novembro.

Juliana Dal Piva, do UOL, venceu a categoria Política com a série de podcasts UOL investiga: A vida secreta de Jair. Com quatro episódios, as produções abordam o Caso Queiroz, o passado do presidente Jair Bolsonaro e detalhes sobre o esquema de entrega de salário nos gabinetes dos Bolsonaro.

O Prêmio IREE de Jornalismo – Economia e Negócios foi para Adriana Fernandes, Idiana Tomazelli e Gabriela Biló, também do Estadão, pela reportagem A casa do brasileiro. E as mudanças vindas com a pandemia, que trata sobre problemas habitacionais em Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

A comissão julgadora concedeu menções honrosas a Bruna Barbosa Pereira, do UOL em Cuiabá, pela reportagem Moradores pegam ossos de boi descartados em açougues para alimentar os filhos; e para Raphael Veleda e Igo Estrela, do Metrópoles, pela matéria Maceió está afundando.

A agência Fiquem Sabendo foi homenageada com Nota de Reconhecimento pelo Apoio ao Trabalho Jornalístico, pelo processo movido junto ao Tribunal de Contas da União que obrigou o governo a fornecer dados sobre pensões de militares. As informações divulgadas resultaram em diversas reportagens sobre o tema.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments