Desde março, o pesquisador e programador Guilherme Felitti, que atuou como jornalista até 2016, vem recebendo diversos ataques e ameaças nas redes sociais após denunciar youtubers de extrema direita que estão excluindo vídeos com ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Muitos deles anunciam suas pré-candidaturas para as eleições de outubro.

Em 2016, Felitti criou a Novelo Data, empresa de dados digitais, e passou a estudar canais de extrema direita no YouTube. Em 2018, criou um robô para coletar dados e mapear vídeos bolsonaristas que ganhavam relevância na plataforma.

Uma pesquisa dele mostrou que, em 2020, um dia após a operação policial de busca e apreensão de computadores e celulares na casa do blogueiro Allan dos Santos, o Terça Livre, canal do blogueiro, tirou do ar 272 vídeos, a maioria deles pedindo o fechamento do STF e por um golpe militar.

No caso atual, os robôs de Felitti mostraram que youtubers bolsonaristas como Gustavo Gayer, Fernando Lisboa e Fred Rodrigues fizeram uma “faxina virtual”, excluindo vídeos com ataques ao STF e TSE, direcionados principalmente aos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

Ao Intercept Brasil, Felitti contou que divulgou os dados e os repassou a alguns jornalistas. Logo depois, os ataques começaram, vindos de seguidores e dos próprios youtubers: “O Fernando Lisboa me ameaçou de processo e eu respondi: ‘Boa sorte’. Porque, basicamente, o que estamos fazendo é a análise de dados gratuitos e abertos. Qualquer um pode fazer. Já o Gustavo Gayer mudou títulos de vídeos dele para fazer ameaças jurídicas contra mim”. O pesquisador enviou ao Intercept prints de títulos de vídeos que o ameaçam.

De acordo com o levantamento de Felitti, Gustavo Gayer tem mais de 800 mil seguidores no YouTube e, no começo de abril, deletou mais de 50 vídeos, a maioria contendo mentiras e críticas ao STF. O Intercept destaca que Gayer é hoje uma das principais vozes bolsonaristas no YouTube e amigo de deputados como Carla Zambelli, do PL paulista, e Daniel Silveira, do PTB fluminense, “que defende com unhas, dentes e vídeos (agora deletados)”.

Leia a reportagem do Intercept na íntegra.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments