O programa Memória do mundo, da Unesco, concedeu ao acervo da EBC (um certificado pela produção da primeira radionovela brasileira, Em busca da felicidade, veiculada na rádio Nacional, em 1941.
Na época, corria a 2ª Guerra Mundial, e as apresentações da Nacional eram gravadas em acetatos à base de vidro, um suporte extremamente frágil. Com o tempo, perderam-se as gravações originais. No entanto, o arquivo da emissora manteve, em papel, seis volumes do conjunto de roteiros da novela. Ao submeter a candidatura dos roteiros ao programa da Unesco, a EBC defendeu que, apesar de incompleto, o conjunto representa um registro importante de um momento pioneiro na radiodifusão brasileira.
O programa da Unesco reconhece como patrimônio da humanidade documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor internacional, regional e nacional.
Faleceu na noite dessa terça-feira (23/10), em Brasília, o repórter especial e colunista do Valor Econômico Raymundo Costa. Ele lutava contra um câncer de pulmão diagnosticado em 2016 e estava internado desde 7 de outubro.
Paraense, trabalhou no começo da carreira nos jornais A Província do Pará, O Liberal e no semanário alternativo Bandeira 3. Foi correspondente do Estadão em São Luís (MA), período em que se dedicou especialmente à cobertura da Amazônia. Estava há mais de 30 anos radicado em Brasília, onde atuou por Veja, IstoÉ, Folha de S.Paulo e O Globo, até chegar ao Valor, em 2005.
“O Valor perde muito mais que um de seus mais competentes profissionais, respeitado por leitores e por suas fontes”, destacou a diretora de Redação Vera Brandimarte. “Perde um companheiro de todas as horas, que inspirava tanta estima que mesmo com o passar dos anos sempre foi chamado carinhosamente no diminutivo. Raymundinho compartillhava seus conhecimentos sem reservas e formava as novas gerações com muita generosidade. Estamos no mais pesaroso luto”.
Políticos como o presidente Michel Temer, o presidente da Câmara Rodrigo Maia e o governador do DF Rodrigo Rollemberg manifestaram pesar pela morte dele nas redes sociais.
Dentre os jornalistas, também não faltaram homenagens, como a de Andreza Matais, do Estadão, que afirmou: “São poucos os que pegam na mão da gente para compartilhar conhecimento. Raymundo Costa era assim. Generoso! Vai fazer muita falta no momento em que o País precisa tanto de jornalista”.
O velório começou às 14h desta quarta-feira (24/10), na Capela 7 do Cemitério Campo da Boa Esperança (SGAS Quadra 916 Sul Área Especial Para Cemitério – Asa Sul), e o sepultamento está marcado para as 17 horas.
Depois de sofrer críticas e ser acusada por Jair Bolsonaro de ser “a maior fake news do Brasil”, a Folha de S.Paulo solicitou a instauração de um inquérito pela Polícia Federal. O motivo é o crescente número de ameaças que os jornalistas vêm recebendo, em especial a repórter Patrícia Campos Mello.
Ele é a autora da reportagem Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp, que mostrou contratos não declarados em campanha para a disseminação notícias favoráveis a Bolsonaro pelo aplicativo. Patrícia, segundo o jornal, está recebendo ameaças de agressão física por telefone e teve seu WhatsApp hackeado, passando a enviar mensagens favoráveis ao candidato do PSL.
“As ameaças à jornalista também se alastraram por grupos de apoio ao presidenciável do PSL no WhatsApp. Foram distribuídas mensagens convocando eleitores do capitão reformado para confrontar Patrícia no endereço onde aconteceria um evento que seria moderado por ela”, afirmou o comunicado do jornal.
Outra vítima é o diretor do Datafolha Mauro Paulino, atacado em mensagens em suas redes sociais e em sua casa. As redes sociais da publicação também não ficaram ilesas. Em um de seus números de WhatsApp, já foram registradas mais de 220 mil mensagens de cerca de 50 mil contas.
Marcelo Zanini apresentará novo programa da TV Aparecida
A TV Aparecida, de Aparecida do Norte, no Vale do Paraíba, estreia em 31/10 o Aparecida Debate, que terá apresentação e mediação de Marcelo Zanini. Os temas patriotismo e educação estão entre os primeiros a serem discutidos. Cada temporada será dividida em 12 programas, cujo formato terá a participação de dois especialistas para discutirem temas relacionados a política, economia, educação, questões sociais e comportamento humano, todas as quartas-feiras, às 21h45.
Segundo define André Costa, editor-chefe de Jornalismo da emissora, “a ideia é oferecer ao telespectador um espaço para análise e discussão de assuntos importantes e que estão diretamente ligados à vida da sociedade. Dar oportunidade para que diferentes opiniões sejam apresentadas e o telespectador, por sua vez, possa tirar suas próprias conclusões. O programa promete debater assuntos especiais e que estão em plena discussão na sociedade atual”.
Juremir Machado pediu demissão da Rádio Guaíba na manhã desta terça-feira (23/10) após ser impedido de fazer perguntas ao candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL). Ao aceitar ser entrevistado pela rádio, Bolsonaro disse que responderia apenas às perguntas do âncora do programa, Rogério Mendelski. Juremir e outros dois jornalistas, Jurandir Soares e Voltaire Porto, acompanharam a entrevista, não puderam fazer perguntas.
Ao final do programa, o âncora explicou que o silêncio dos presentes fora uma “condição” do candidato: “Vou só avisar aos nossos ouvintes que o silêncio de vocês aí foi uma condição do candidato, que queria conversar com o apresentador”.
“Nós podemos dizer que o candidato nos censurou?”, questionou Juremir. “Não, não diria isso”, disse o âncora. “Eu achei humilhante e, por isso, estou saindo do programa. Foi um prazer trabalhar aqui dez anos”, rebateu Juremir, que se levantou e saiu do estúdio. Veja o vídeo.
Professor do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da PUC-RS, Juremir é crítico do candidato Bolsonaro.
Vale lembrar que a Guaíba pertence ao Grupo Record, que está sendo denunciado pelo Sindicato dos Jornalistas de São Paulo por pressionar seus profissionais em favor do candidato do PSL.
No final do dia Juremir enviou mensagem aos amigos informando não haver deixado a emissora: “Caros amigos: obrigado pelo apoio. Apenas um esclarecimento. Eu não me demiti da Rádio Guaíba, onde continuo apresentando meu programa Esfera Pública. Eu declarei ao vivo, antes de me retirar, que não participaria mais do programa Bom Dia, no qual participava há dez anos, das 8h às 9h. A razão, como vocês sabem, foi não ter podido fazer perguntas a Jair Bolsonaro. Por imposição dele. Deve ter más lembranças da entrevista que fiz com ele em 2016 e que está no YouTube. Tempos duros”.
Contratação de CEO de concorrente é inédita no segmento das grandes agências de PR no Brasil
A FSB anunciou nessa terça-feira (23/10) a contratação de Marcelo Diego, CEO da Máquina Cohn & Wolfe, para cuidar de sua carteira de clientes corporativos. A contratação surpreende por tratar-se do CEO de uma agência concorrente, embora possa ser considerada natural em função das mudanças que estão ocorrendo na Máquina Cohn & Wolfe, que se fundiu com a Burson-Marteller, formando a nova Burson Cohn & Wolfe (BCW).
Já se sabia que não haveria espaço para os dois CEOs e com a decisão da empresa de optar por Patrícia Ávila, originária da Burson, para o comando da nova empresa, Marcelo certamente não continuaria na operação. Além disso, o imbrógliorecente, que ganhou as páginas dos jornais – em que a ex-controladora da Máquina Maristela Mafei acionou o Grupo WPP (dono da Cohn & Wolfe), que havia adquirido a agência janeiro de 2016 –, já sinalizava profundas mudanças por lá.
Embora afastado das operações desde o início desse processo, Marcelo continuava a responder pelas operações da Máquina no Brasil. Com o convite da FSB, deixa a quinta colocada no Ranking das Agências de Comunicação (Anuário da Comunicação Corporativa 2018) e integra-se à líder do mercado. Ali, será responsável pela carteira Corporativa, uma das três verticais de negócios da área privada da FSB (as outras são Serviços&Finanças e Consumo). Sua contratação faz parte do redesenho de organização da FSB, que completou a separação entre as estruturas que atendem aos setores privado público.
“A decisão de trazer o líder de um concorrente não é trivial no nosso mercado. Ela reitera nosso empenho em oferecer aos clientes o melhor atendimento e confirma o arrojo do nosso plano estratégico de crescimento”, escreveu o sócio-diretor Melchiades Filho no comunicado interno da FSB.
Melchiades assumiu em junho o comando da holding privada, que reúne a FSB (com suas três verticais) e, desde o mês passado, a Loures Comunicação, agência de Alexandre Loures que se associou à operação. Gabriela Wolthers dirige a operação pública. Em comum entre Melchiades, Loures, Diego e Gabriela: todos tiveram passagem pela Folha de S.Paulo.
“Estamos satisfeitos em trazer um profissional íntegro, sério e de competência comprovada no mercado. Na FSB, temos a cultura de sempre buscarmos gente com qualidades que se somam às nossas. Por isso temos hoje o time mais sênior e qualificado”, disse Marcos Trindade, sócio da FSB.
Vale lembrar que a agência já havia contratado recentemente outro executivo da mesma concorrente, o head de digital Cauê Madeira. Ele chegou à FSB no final de setembro, para reforçar o departamento de planejamento e criação.
Já está disponível na Amazon.com.br o quarto volume da coleção Crítica de Jornalismo, de José Paulo Lanyi. A coletânea reúne textos, análises, entrevistas e provocações do jornalista, escritor e cineasta, que presentemente atua em consultoria de comunicação, palestras e na pré-produção do longa-metragem Bodega.
Os artigos foram publicados originalmente nos portais Comunique-se e Observatório da Imprensa, e ganharam sua primeira edição impressa em 2012, com prefácio de Moacir Japiassu. ”Escrever sobre a própria profissão enriquece o nosso repertório”, diz Lanyi. “Lemos muitos trabalhos de colegas nossos e aprendemos o que há de melhor e o que é melhor evitar”.
Recheado de entrevistas, o quarto volume debruça sobre os perfis de grandes profissionais da imprensa, como Joelmir Beting, Lourival Sant’Anna, Moisés Rabinovici, Carlos Nascimento e Marcelo Rezende, entre outros. A obra está disponível na Amazon.com.br ao preço de R$ 4,99. Na página também é possível adquirir, ao mesmo preço, os volumes I, II e III.
O Social Analytics Summit reunirá em 26 e 27/10 os principais nomes do mercado de comunicação e mídia digital para discutir os rumos do mercado e debater temas importantes através de cases reais.
O evento irá das 10h às 17h no primeiro dia e das 9h45 às 17h15, no segundo. Será na Faculdade Cásper Líbero (av. Paulista, 900). Inscrições e mais informações no site do evento.
*Por Cristina Vaz de Carvalho, editora do J&Cia no Rio de Janeiro
A Rede Globo realiza nesta quinta-feira (25/10) debate entre os candidatos do segundo turno ao governo de São Paulo – João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB), sob mediação de César Tralli – e ao governo do Rio de Janeiro – Eduardo Paes (DEM) e Wilson Witzel (PSC), sob mediação de Ana Paula Araújo.
Quem tiver interesse no credenciamento para a cobertura do debate deve solicitá-lo com urgência, pois o prazo é nesta terça-feira (23/10). Para o credenciamento em São Paulo, as solicitações devem ser enviadas a Eduarda Carvalho, no endereço [email protected]. Para o credenciamento no Rio, a profissional responsável é Verônica Prudêncio, no [email protected].
Antes do debate, fotógrafos e cinegrafistas serão conduzidos ao estúdio para cinco minutos de fotos e imagens dos candidatos. Haverá uma sala de imprensa, com wi-fi, de onde os jornalistas credenciados assistirão ao debate. No final do programa, cada candidato concederá uma entrevista coletiva de cinco minutos nessa sala de imprensa.
Por causa da limitação de espaço, só será possível o credenciamento de uma equipe por veículo. Para impressos, rádios e sites, um repórter e um fotógrafo; para tevês, um repórter, um cinegrafista, e um produtor ou operador. Os profissionais credenciados devem chegar às 20 horas. Em São Paulo, a entrada da imprensa será realizada pela Portaria 1 da Globo (rua Evandro Carlos de Andrade, 160, na Vila Cordeiro). No Rio, a entrada será pela triagem de público dos Estúdios Globo (estrada dos Bandeirantes, 6.700), entre as portarias 2 e 3.
Última capa da Car and Driver, que circulou em setembro
Última capa da Car and Driver, que circulou em setembro
Quando a Editora Escala anunciou em agosto uma profunda reformulação em sua estrutura, com o fechamento de diversos títulos, entre eles a Auto Fácil, a expectativa no segmento automotivo voltou-se para o futuro da Car and Driver Brasil – marca que pertence à norte-americana Hearst Corporation e cujo licenciamento a Escala adquiriu no final de 2007.
Com a profunda crise vivida atualmente pela editora, supunha-se que a publicação tivesse o mesmo fim que as outras revistas da casa. A solução encontrada para uma possível sobrevida da revista foi que os direitos comerciais fossem repassados à Ali Studio, que há mais de dois anos editava a C/D como terceirizada. Seria um movimento óbvio, uma vez que os próprios diretores da Ali, Luiz Guerrero e Lucas Litvay, integravam a equipe da revista desde a sua fundação.
Apesar de a medida ser vista com bons olhos pela detentora da marca, não avançaram as negociações com a Escala ou com outra editora para impressão e distribuição. Com isso, a revista teve seu fim decretado após 128 edições. A versão digital, que já não vinha sendo atualizada desde julho, também deixa de existir.
Com o fim da Car and Driver, João Anacleto e Raphael Panaro deixam a Ali Studio
Equipe – Com o fim da revista, deixaram a Ali o editor João Anacleto e o repórter Raphael Panaro. Apesar de seu desligamento, Anacleto, que estava na revista desde 2013, após nove anos na Motorpress, segue contribuindo como freelance em outros projetos editoriais da agência. Também está disponível para outros trabalhos pelos 11-972-650-110 e [email protected].
Carioca, Raphael chegou a São Paulo em junho de 2015 para atuar na então recém-lançada semanal Auto Fácil e no ano seguinte foi integrado também ao time da Car and Driver. Antes, ainda no Rio de Janeiro, esteve por três anos na Auto Press. Apesar de seu desligamento, pretende seguir na capital paulista, e está disponível para novas oportunidade profissionais pelo [email protected].
Futuro – Sem a Car and Driver, a Ali Studio volta seus esforços para um novo projeto. O nome e os detalhes serão anunciados nos próximos dias, mas será uma atração criada exclusivamente para as mídias sociais, com foco principal no YouTube, e que ganhará vida na primeira semana de novembro, véspera do Salão do Automóvel.