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sábado, junho 21, 2025

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Serrapilheira e El Clip oferecem bolsas para reportagens sobre a Amazônia

Serrapilheira e El Clip oferecem bolsas para reportagens sobre a Amazônia
Crédito: Jolame Chirwa/Unsplash

O Instituto Serrapilheira e Centro Latinoamericano de Investigación Periodística (El Clip) lançaram um edital que fornecerá bolsas para reportagens investigativas sobre biodiversidade na Amazônia. Serão selecionados 12 jornalistas da América Latina que receberão cada um US$ 600 mensais (cerca de R$ 3.300 mil) durante três meses para a produção das reportagens. As inscrições começam em 15/10 e vão até 5 de novembro.

Além do apoio financeiro, os selecionados vão participar de um workshop presencial no Rio de Janeiro, em fevereiro de 2025, para capacitação em jornalismo de dados, com foco em informações da região amazônica. Os custos de hospedagem e transporte serão pagos pelo Serrapilheira. O workshop está previsto para acontecer entre 10 e 14 de fevereiro de 2025 e os participantes terão até maio do mesmo ano para a produção e publicação das reportagens.

Interessados devem enviar as propostas de pautas de reportagens investigativas baseadas em dados, abordando a biodiversidade na Amazônia. É necessário que os projetos mostrem também como as investigações serão estruturadas a partir dos dados e o potencial de colaboração com colegas de outros países. Os candidatos devem, de preferência, ter tido alguma experiência em trabalhos de investigação e temas ambientais.

Os selecionados serão anunciados em 25 de novembro. Mais informações e inscrições aqui. 

Zeca Camargo assina com a CNBC Brasil

Zeca Camargo assina com a CNBC Brasil
Zeca Camargo (Crédito: Divulgação/CNBC Brasil)

O apresentador Zeca Camargo assinou contrato com a CNBC Brasil, emissora focada em jornalismo de negócios que estreia em novembro. Camargo fará parte da equipe de entretenimento do canal, comandando um programa sobre viagens e o universo de negócios de turismo.

“Não é de hoje que todo mundo conhece minha vocação pra explorar o Brasil e o mundo”, declarou o jornalista sobre a novidade. “Mas agora com o Passaporte CNBC eu tô na área VIP pra focar só nisso: o mundo das viagens, das oportunidades dos negócios de turismo às dicas mais quentes dos lugares por onde eu passo”.

Camargo tem mais de 30 anos de carreira como jornalista e apresentador. Iniciou a carreira como repórter da Folha de S.Paulo. Trabalhou em MTV, Bandeirantes e Globo, nesta última comandou por muitos anos o programa Fantástico. Especializou-se na cobertura de viagens e turismo, com diversas reportagens especiais sobre os lugares que visitava.

USP lança curso de saúde pública para jornalistas

USP lança curso de saúde pública para jornalistas
Crédito: National Cancer Institute/Unsplash

Estão abertas as inscrições para o curso Literacia em Saúde para Jornalistas, Comunicadores e Produtores de Conteúdo de Saúde. Oferecido pelo Programa de Verão 2025 da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), o curso é voltado para estudantes e profissionais de comunicação com interesse em pautas relacionadas à saúde.

O curso tem o objetivo de aprimorar as habilidades de profissionais que informam e educam sobre saúde, por meio de ferramentas que auxiliam na produção e publicação de notícias. A ideia é capacitar ainda mais os participantes a produzir notícias sobre saúde e ajudá-los no combate à desinformação.

Na modalidade digital, as aulas ocorrerão de 3 a 7 de fevereiro de 2025, das 14h às 18h. A carga horária total é de 20 horas e ao final serão emitidos certificados. As inscrições, com taxa de R$ 400, devem ser realizadas até 4 de dezembro.

Saiba mais aqui.

Mega Brasil Benchmarking 2024 debaterá comunicação, marcas e influenciadores

Mega Brasil Benchmarking debaterá comunicação, marcas e influenciadores
Crédito: Mega Brasil

Está marcado para 13 de novembro, na ESPM (campus Renato Castelo Branco), em São Paulo, a edição 2024 do seminário Mega Brasil Benchamarking. O encontro, das 8h30 às 13h, cujo tema é A comunicação, as marcas e os influenciadores, terá as participações já confirmadas de Cauã Taborda (YouTube),  Diego Santelices (Grupo Petrópolis), Juliana Isidoro (TIM Brasil), Marina Zveibil (Amazon), Michele Dovoezem (Hotmart) e Rodrigo Azevedo (Influency.me).

As vagas são limitadas e as inscrições custam R$ 550. Até 18 de outubro elas poderão ser feitas por R$ 300, subindo, na sequência, para R$ 450, até 4 de novembro. Outras informações aqui.

Leia também: Monitoramento registra 38 mil ataques virtuais à imprensa nas eleições municipais

Prêmio Jatobá PR 2024 bate recorde de inscrições e de participação

Prêmio Jatobá PR 2024 bate recorde de inscrições e de participação

A edição 2024 do Prêmio Excelência e Inovação em PR, ou Prêmio Jatobá PR, como é conhecido, bateu novamente o recorde de inscrições e de organizações participantes. Foram inscritos, no total, 343 cases, sendo 112 por Grandes Agências; 104 por Agências-Butique; 127 por Organizações (114 Privadas e 13 Públicas). Na comparação com 2023, quando o número de cases inscritos foi de 309, o crescimento foi de 11%.

Em relação ao número de organizações participantes da premiação, a expansão foi ainda maior, saltando de 117 em 2023 para 141 em 2024 (aumento de 20,51%).

“São oito edições e praticamente oito recordes de participação, o que nos coloca de fato no patamar de mais importante prêmio de PR da América Latina, atraindo o interesse de todo o mercado”, diz Helio Garcia, diretor do Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom), mantenedor da iniciativa. “Crescemos em todas as verticais, ou seja, entre as grandes agências e as agências-butiques e entre as organizações empresariais e públicas”.

No olhar de Marco Rossi, outro dirigente do Gecom, essa participação transversal reverte-se numa oportunidade estratégica de convívio entre clientes e agências: “No Jatobá, sempre pensamos em como reunir clientes e agências de uma forma harmônica, complementar, e é por essa razão que as categorias são diferentes no caso das agências e das organizações. A ideia é que a participação seja complementar e não predatória, com cliente concorrendo contra sua própria agência e vice-versa”.

Thales Toffoli, também diretor do Gecom, atribui esse surpreendente desempenho ao trabalho contínuo de divulgação e aproximação do Jatobá com o mercado: “Nossa equipe não perde tempo. Tão logo se encerra a festa de premiação, em dezembro, já começa a planejar e a motivar o mercado a se engajar na premiação seguinte. Sempre com inovações, como aconteceu este ano com as novas categorias (inteligência artificial e media trainning), com os certificados para todos os participantes das equipes e com a expansão territorial da categoria PR Internacional para todo o mundo”.

Esses cases e organizações confirmados em 2024 entram agora na disputa direta pelos 41 troféus da premiação, considerando-se todas as categorias regulares (34), mais as premiações regionais (5) e as premiações especiais de Cases e Organizações do Ano (6).

Nesta terça-feira (8/10) os trabalhos serão direcionados para os mais de 70 jurados, que terão até 26 de outubro para fazerem suas análises. As shortlists com os cases finalistas serão divulgadas em 31 de outubro pelos veículos e canais parceiros do Prêmio Jatobá PR.

A festa de premiação está marcada para 2 de dezembro (Dia Nacional das Relações Públicas) no Hotel Renaissance, em São Paulo. Outras informações com Clara Francisco, pelo clarafrancisco@megabrasil.com.br.

Leia também: Justiça derruba liminar que censurava reportagens do Jornal Plural

Justiça derruba liminar que censurava reportagens do Jornal Plural

Justiça determina retirada de reportagens do Jornal Plural sobre coação a funcionários da Prefeitura de Curitiba
Eduardo Pimentel (Crédito: Tami Taketani/Jornal Plural)

A Justiça Eleitoral derrubou uma liminar que determinava a retirada de reportagens do Jornal Plural, de Curitiba, sobre um caso de coação a funcionários da Prefeitura de Curitiba, que receberam ordens de comprar ingressos para um jantar do PSD. As reportagens voltaram ao ar no domingo (6/10).

Após a publicação das reportagens, a coligação de Eduardo Pimentel, vice-prefeito e candidato à prefeitura de Curitiba pelo PSD, pediu a derrubada dos textos. Em caráter liminar, a derrubada foi acatada, por decisão do juiz Marcelo Mazzali, sob a justificativa de que os posts do jornal faziam “propaganda negativa” e poderiam criar “estados mentais artificias” contra o vice-prefeito. Foram retirados três reportagens e cinco posts de Instagram.

O Jornal Plural entrou com um mandado de segurança e conseguiu derrubar a liminar. Para Claudia Cristina Cristofani, desembargadora eleitoral responsável pelo julgamento do mandado de segurança, “quando a imprensa é livre, permite-se o debate aberto e plural, elementos cruciais para uma democracia saudável, onde os cidadãos podem participar ativamente e questionar decisões que impactam suas vidas. Limitar essa liberdade enfraquece a própria base da democracia”.

Monitoramento registra 38 mil ataques virtuais à imprensa nas eleições municipais

Monitoramento registra 38 mil ataques virtuais à imprensa nas eleições municipais
Crédito: Reprodução/FENAJ

Este ano, durante o período eleitoral, a imprensa sofreu cerca de 38 mil ataques online entre 16 de agosto e 18 de setembro. Segundo o monitoramento da Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor), formada por 11 organizações da sociedade civil em defesa da liberdade de imprensa, a maioria dos ataques ocorreu no X (34.801), seguido por Instagram (2.716) e TikTok (491).

O monitoramento considerou contas, publicações, hashtags e termos específicos durante a pesquisa nas três redes sociais. No caso do X, a coleta de dados continuou mesmo após o bloqueio determinado pelo STF em 31/8, embora os números tenham diminuído.

No X, os relatórios revelaram um padrão de hostilidade, especialmente contra o Grupo Globo, com hashtags como #globolixo e #foraglobolixo aparecendo com frequência. Outros veículos de notícias, como CNN e Jovem Pan, também foram alvos de hashtags similares, como #cnnlixo e #jovempanlixo.

O Instagram também foi utilizado para descredibilizar a mídia, associando-a a termos como “esquerdista”, “esquerda” e “comunista”, o que reforçou a percepção de viés político na imprensa.

Além do ambiente virtual, o monitoramento registrou dez denúncias offline, como o caso do jornalista Artur Rodrigues, do ABC Paulista, que foi ameaçado pelo vereador Paulo Chuchu (PL), que, rindo, mostrou uma pistola após questioná-lo sobre seu voto.

Leia também: Estudo mostra o desempenho das marcas brasileiras na imprensa de EUA e Europa entre 2023 e 2024

CNBC Brasil contrata Marcelo Favalli, Gustavo Sarti e Rita Wu

A CNBC Brasil, novo canal dedicado ao jornalismo de negócios, anunciou as contratações de Marcelo Favalli, Gustavo Sarti e Rita Wu, que chegam para integrar o time de apresentadores da emissora, que estreia em novembro.

Marcelo Favalli, tem 27 anos de carreira no jornalismo. Fez diversas coberturas internacionais. Foi correspondente na América Latina para a emissora japonesa NHK e repórter em Nova York e analista internacional na CNN Brasil. É mestre em Relações Internacionais pela PUC-SP.

Gustavo Sarti é especialista em marketing e posicionamento de marcas. Na televisão, apresentou quadros de lifestyle em Globo, Record e SBT. Durante os 20 anos de carreira, fundou uma empresa de consultoria e já trabalhou com mais de 300 marcas.

E Rita Wu é arquiteta, designer e pesquisadora, referência no setor de inovação e tecnologia no Brasil. É membro-fundadora do primeiro Fab Lab no Brasil, na Universidade de São Paulo, e é conhecida por suas colaborações com o MIT e Harvard. Nos últimos cinco anos, foi apresentadora e analista de tecnologia da CNN Brasil.

Marcelo Favalli, Gustavo Sarti e Rita Wu (Crédito: Divulgação/CNBC Brasil)

Estudo mostra o desempenho das marcas brasileiras na imprensa de EUA e Europa entre 2023 e 2024

Estudo mostra o desempenho das marcas brasileiras na imprensa de EUA e Europa entre 2023 e 2024
Crédito: Dylan Gillis/Unsplash

Um estudo realizado pela Imagem Corporativa (IC), em parceria com o Grady College da Universidade da Georgia, mostra que, dentre as 100 maiores empresas do Brasil, as que pertencem ao setor de transportes e logística são as que mais receberam atenção da imprensa dos EUA e Europa entre janeiro de 2023 e março de 2024, com liderança da Embraer.

As empresas desse setor obtiveram mais de 25 mil menções em veículos de imprensa (portais, revistas, rádios etc.) no período, contra cerca de 17 mil do setor de petróleo e gás, em segundo lugar. Indústrias de alimentos e bebidas também superam o patamar de 10 mil menções e figuram na terceira colocação.

O estudo completo, que rastreou mais de 94 mil matérias sobre as 100 maiores corporações brasileiras, está publicado no Europeanway, portal de notícias da IC, e pode ser conferido aqui.

Leia também: Confira os vencedores do 2º Prêmio Mercantil de Jornalismo

Morre aos 97 anos Cid Moreira

O jornalismo brasileiro despediu-se nesta quinta-feira (3/10) de um de seus grandes ícones. Morreu aos 97 anos, na Região Serrana do Rio de Janeiro, o apresentador e locutor Cid Moreira. Ele estava internado em um hospital em Petrópolis, onde vinha tratando nas últimas semanas de um quadro de pneumonia.

Nascido em Taubaté, no Vale do Paraíba, Cid começou a carreira no rádio em 1944, depois de ser descoberto por um amigo que o incentivou a fazer um teste de locução na Rádio Difusora de Taubaté. Nos anos seguintes, entre 1944 e 1949, narrou comerciais até se mudar para São Paulo, onde trabalhou na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade.

Em 1951, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga. Foi lá que, entre 1951 e 1956, começou a ter suas primeiras experiências na televisão, apresentando comerciais ao vivo em programas como Além da Imaginação e Noite de Gala, na TV Rio.

Sua estreia como locutor de noticiários aconteceu em 1963, no Jornal de Vanguarda, da TV Rio, o que marcou o início de sua carreira no jornalismo televisivo. Nos anos seguintes, trabalhou nesse mesmo programa em várias emissoras, como Tupi, Excelsior, Continental e Globo, onde em 1969 assumiu a bancada Jornal Nacional, comandando a atração por 26 anos e cerca de 8 mil vezes.

(*Com informações do g1 Rio)

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