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sábado, junho 21, 2025

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Gustavo Porto comandará o Broadcast Político do Estadão a partir de janeiro

Após quase 17 anos como correspondente da Agência Estado e colunista do Broadcast Agro em Ribeirão Preto (SP), Gustavo Porto deixará o posto e a cobertura diária de agronegócios e economia. Em janeiro assumirá como editor do Broadcast Político em Brasília, de onde comandará a equipe na Capital Federal e em São Paulo.

No Broadcast Agro, o repórter Augusto Decker passará a cobrir o setor de açúcar, etanol e bioenergia. As outras demandas do agronegócio ficarão com equipe do Broadcast Agro, sob o comando de Jane Miklasevicius.

Concentração de jornais nas mãos de grandes grupos entra na pauta da campanha política

Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia

Luciana Gurgel

Perto das eleições gerais que podem destravar o Brexit, tirar o Reino Unido da União Europeia e redesenhar o mapa do continente, o país respira política. E a compra do jornal “i” pelo grupo que edita o Daily Mail no dia 29 de novembro por £ 49,6 milhões virou tema da campanha e colocou em discussão a alta concentração da imprensa no país.

Tão logo a operação foi anunciada, Jeremy Corbyn, líder do partido Trabalhista, adversário do atual Governo, em mãos do Partido Conservador, protestou via Twitter: “Dois barões bilionários da imprensa agora detêm a metade dos dez principais impressos. Lembrem-se disso quando eles atacarem os planos do Partido Trabalhista para fazer os super-ricos pagarem a sua parte”.

O i é um jornal novo para os padrões do jornalismo britânico, dominado por marcas históricas. Nasceu em 2010 a partir do The Independent, que em seguida deixou de ser publicado em papel. Havia sido comprado pela Johnston Press em 2016 por £ 24 milhões, mas a empresa entrou em dificuldades e há um ano o jornal foi para as mãos de uma empresa criada para administrar seus bens, a JPMedia, que agora passou o título adiante.

A manifestação de Corbyn disparou uma sequência de comentários expressando a preocupação com a concentração. Oly Duff, editor do i, respondeu imediatamente assegurando que a imparcialidade será mantida.

O tempo dirá. Mas de fato a compra aumenta o poder dos grandes grupos sobre o que se lê no país. O grupo que adquiriu o i também é dono de Daily Mail, Mail on Sunday e do gratuito Metro. A compra eleva a circulação dos títulos em seu poder a 3,7 milhões de exemplares, consolidando-o como o de maior tiragem no Reino Unido.

Em seguida vem o News UK, do lendário empresário Rupert Murdoch, que supera os 3,2 milhões com The Times e The Sun e suas edições dominicais. O Reach está em terceiro, com pouco mais de 2 milhões, tendo como carro-chefe o Mirror. Lá atrás figuram o Telegraph Media Group, dos irmãos Barclay, com quase 550 mil exemplares, o Guardian, com 288 mil, e o Financial Times, do Nikkey, com 168 mil.

O visconde discreto – O termo “barão da imprensa” não é figura de linguagem.  O novo dono do i é mais do que um barão, na hierarquia da nobreza.  Ele é Jonathan Harmsworth, 4º visconde de Rothermere, herdeiro do império iniciado pelo bisavô, Harold Sidney Harmsworth, fundador do Daily Mail no século 19. Nasceu em 1967, estudou História na Universidade Duke, nos Estados Unidos, e mantém um estilo discreto, oposto ao de seu concorrente Murdoch.

Em um perfil escrito há três anos por Peter Preston, colunista de mídia do Guardian – falecido em 2018 –, Lord Harmsworth é apontado como um dono que não interfere nos jornais, dando liberdade aos editores. O artigo destaca que títulos do grupo mantiveram posições opostas sobre o Brexit. A aquisição foi bem recebida pelo Sindicato, já que assegura a manutenção dos empregos, ameaçados quando os antigos proprietários enfrentavam dificuldades.

Campanha quente, imprensa na berlinda – Mas essa não é a única controvérsia envolvendo a imprensa durante a campanha política aqui. Decisões editoriais têm desagradado a gregos e troianos.

A BBC teve que se desculpar por ter cortado risos e aplausos da plateia em um trecho da cobertura do debate eleitoral em que o primeiro-ministro Boris Johnson ouvia uma pergunta sobre a importância de falar a verdade na política. A edição foi considerada imprópria porque a expressão do público era relevante no contexto.

Também o Channel Four foi alvejado por reclamações no Ofcom, órgão regulador da imprensa, ao substituir o primeiro-ministro e o líder do partido Brexit, Nigel Farage, por esculturas de gelo no debate sobre mudança climática a que ambos se recusaram a comparecer. O Partido Conservador chegou a dizer ao BuzzFeed que revisaria a licença do canal. Vai ser difícil, pois a reclamação não foi acatada pelo Ofcom.

Mas os partidos políticos também têm dado a sua contribuição para a controvérsia. O Conservador, comandado pelo ex-jornalista Boris Johnson, teve sete anúncios retirados do ar pelo Facebook por utilizarem clipes de profissionais da BBC sem autorização, entre eles a popular editora de política Laura Kuenssberg.

Os trechos pinçados pelo partido mostravam falas verdadeiras sobre a confusão do Brexit, que foram ao ar no jornalismo da emissora. Ao final entrava a mensagem do partido: “Acabe com o caos no Parlamento, vamos fazer o Brexit”, dando a nítida impressão de que a jornalista havia gravado para a peça publicitária.

Nem o moderninho Liberal-Democrata, que se opõe ao Brexit e tem uma líder de 39 anos, escapou da polêmica. Ele foi um dos que produziu material de campanha simulando capas de jornais regionais, provocando severas críticas da News Media Association, que congrega os veículos. Jo Swinson, candidata do Lib-Dem, defendeu a prática argumentando que é “antiga como as montanhas”. Mas o CEO da organização, David Dinsmore, discordou do que classificou como tentativa de enganar o eleitor utilizando a credibilidade dos títulos.

Em tempos de alta polarização, não está fácil ser editor nem marqueteiro de campanha por aqui.

TV Cultura cria estúdios para conteúdo acessível

A equipe do núcleo de acessibilidade

A TV Cultura inaugura agora em dezembro três estúdios para a produção de conteúdo em Libras, closed caption (legendas) e audiodescrição, a fim de aumentar e melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência ao que é produzido na emissora.

Segundo informações do Meio&Mensagem, os estúdios também serão acessíveis a deficientes e, mais para a frente, disponíveis para uso do mercado audiovisual em geral. A emissora já tem programação acessível, mas agora disporá um espaço totalmente votado à questão, segundo o diretor de Programação Del Rangel: “Assim como os estúdios de gravação, teremos em breve estúdios capazes de realizar todas as etapas necessárias para tornar a programação acessível, não sendo mais necessário qualquer recurso externo ou terceirizado”.

A emissora tem um núcleo de acessibilidade com 51 integrantes, que produzem o conteúdo acessível. Para Del Rangel, “um núcleo totalmente voltado à acessibilidade da programação é incluir toda a comunidade que fica à margem desse processo na programação de outras emissoras. Dessa forma, a decisão de criar esses estúdios passa por isso”.

Crivella barra O Globo em coletiva

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, afirmou esta semana que não vai mais responder a O Globo quando o jornal solicitar informações, porque é sempre para falar mal. Conforme notícia do UOL, que reproduziu postagem da Prefeitura no Twitter, o jornal é um “panfleto político quando seus interesses comerciais não são atendidos”. O motivo dessa “queda de braço” é a série de reportagens que o jornal vem publicando: uma acusação de recebimento de propina para liberar verbas para empresas credoras da Prefeitura.

Na tarde dessa terça-feira (3/12), o prefeito proibiu a entrada de repórter e fotógrafo do Globo numa coletiva para apresentar a programação do Réveillon, um dos principais eventos turísticos do Rio. Logo ao chegar, ainda na portaria, a equipe foi avisada de que não poderia subir para o quarto andar, onde seria a coletiva, e que não fora convidada. Em solidariedade, os profissionais de outros veículos do Grupo Globo que lá estavam – TV Globo, GloboNews, G1 e CBN – com eles se retiraram.

Fábio Zanini assume interinamente o Painel na Folha de S.Paulo. Vera Magalhães comandará o Roda Viva

Fábio Zanini e Vera Magalhães

Fábio Zanini assume interinamente a função de editor da coluna Painel na Folha de S.Paulo, em substituição a Daniela Lima, contratada pela CNN Brasil. Ela também deixará a TV Cultura, onde apresenta o Roda Viva.

Para o lugar dela vai Vera Magalhães, editora do BRPolítico e colunista do Estadão, que conciliará suas atividades com a ancoragem do programa. Também comentarista da Jovem Pan, Vera pediu demissão da rádio na manhã desta quarta-feira (4/12).

Grupo RIC (SC) agora é Grupo ND

Marcelo Petrelli, presidente executivo do Grupo RIC (SC), anunciou em 2/12, na sede da Federação das Indústrias no Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis, o que classificou de “a maior transformação da história da empresa”. O nome do grupo passará a ser Grupo ND, com novas identidade, cores, logomarca, e, principalmente, ideias e conteúdo.

O principal objetivo do projeto é transformar o conteúdo da empresa e adaptá-lo às novas tendências e tecnologias, aproximando-se do público e atendendo a seus consumidores de forma mais ampla e com melhor qualidade.

A partir de agora, as gestões das empresas de Santa Catarina e Paraná, antes integradas sob a mesma marca e identidade, serão independentes. Isso permitirá que cada Estado possa dar total atenção e foco ao seu mercado, respeitando suas características e linguagem própria. A essência da RIC mantém-se como empresa familiar voltada para o jornalismo regional.

O Grupo RIC continuará atuante no mercado paranaense em todas as suas plataformas: RICTV Record, revista TopView, portal RIC Mais, Instituto RIC de Atitude Social, Dance Paradise e rádios Jovem Pan. A empresa sofrerá mudanças na sua estrutura organizacional e investirá em novos produtos ao longo de 2020.

Em Santa Catarina, a mudança para Grupo ND permitirá unificar as plataformas já existentes sob o mesmo nome: televisão NDTV, jornal impresso ND e portal de notícias ND+. Estão previstas também inovações na programação e novos conteúdos para o próximo ano. Uma das novidades é a nova redação integrada, que reunirá profissionais de todas as plataformas: televisão, internet, jornais e revistas impressas.

Globo acaba com Como Será, mas mantém Sandra Annenberg

A TV Globo anunciou em 2/12 o fim do programa semanal Como Será?, comandado por Sandra Annenberg, que agora ficará apenas como apresentadora do Globo Repórter.

Segundo informações de Flávio Ricco (UOL), o anúncio surpreendeu a equipe do programa. Os cerca de 30 funcionários da equipe foram demitidos.

Em comunicado, a assessoria da Globo disse que conteúdos inéditos do Como Será? serão exibidos a partir desde sábado (7/12) e posteriormente uma coletânea dos melhores momentos do programa. O comunicado informa que alguns funcionários serão realocados em outras áreas.

Veja o comunicado na íntegra:

Durante cinco anos, o ‘Como Será?’ contribuiu para reforçar o compromisso da Globo com a pauta social, exibindo um conteúdo de extrema qualidade e dezenas de histórias inspiradoras, contadas por excelentes profissionais.

Seus importantes temas, experiências transformadoras e exemplos de cidadania sempre tiveram destaque nos programas, novelas e telejornais da Globo e assim continuará sendo.

A partir de sábado, dia 7, serão exibidas edições com matérias inéditas e os melhores momentos que marcaram esses cinco anos de história, até a estreia da nova programação das manhãs de sábado, no horário que antecede o ‘É de Casa’, com novidades regionais e nacionais. Alguns profissionais dedicados ao programa estão sendo realocados em outras produções”.

Jatobá PR anuncia vencedores

Logo Prêmio Jatobá

Weber Shandwick e 4CO foram as agências do ano

Logo Prêmio Jatobá

Foram anunciados na noite dessa segunda-feira (2/12) os vencedores da edição 2019 do Prêmio Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá PR. A cerimônia foi no Renaissance, Hotel, em São Paulo, com a participação de 250 convidados.

Trinta e quatro agências (20 butiques e 14 grandes) disputaram a final com 89 cases (48 de butiques e 41 de grandes).

Confira os vencedores:

  • Assessoria de Imprensa e Relações com a Mídia
    • Agência-Butique

Race Comunicação, com o case Global Teacher Prize: da sala de aula aos holofotes, para o cliente Global Teacher Prize

  • Grande Agência

Burson Cohn & Wolfe Brasil (BCW), com o case Inteligência Artificial na Perfumaria, para o cliente O Boticário

  • Comunicação Integrada
    • Agência-Butique

Cause, com o case Tem Meu Voto, para o cliente Associação Juntos pela Renovação

  • Grande Agência

RPMA Comunicação, com o case Realizando Sonhos, para o cliente FEMSA- Coca Cola

  • Comunicação Interna
    • Agência-Butique

Prefácio Comunicação, com o case Conexão Allianz Partners: Nossa força, nossa essência, para o cliente Allianz Partners

  • Grande Agência

FSB Comunicação, com o case Aplicativo Geração Sesi Senac, para o cliente CNI – Confederação Nacional da Indústria

  • Digitais / Redes Sociais
    • Agência-Butique

Martha Becker Comunicação Corporativa, com o case Estamos Juntos, para o cliente Tintas Renner

  • Grande Agência

Weber Shandwick, com o case Buscofem #MinhaDorImporta, para o cliente Boehringer Ingelheim

  • Evento
    • Agência-Butique

Press à Porter, com o case Coletiva de imprensa do Circo da Turma da Mônica: projeto de gente grande!, para o cliente Mauricio de Sousa Produções AO VIVO

  • Grande Agência

RPMA Comunicação, com o case A Cacau é Show!, para o cliente Cacau Show

  • Mídia Corporativa
    • Agência-Butique

Supera Comunicação, com o case Desenvolvendo líderes da Votorantim Energia por meio de vivências, para o Cliente Votorantim Energia

  • Grande Agência

Weber Shandwick, com o case Media Center Seja Digital: construindo, de forma colaborativa, a história desde o seu início, para o cliente Seja Digital

  • Pesquisa
    • Agência-Butique

4CO|Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional, com o case #ComunicaçãoNaTransformação | Diagnóstico e Planejamento de Comunicação Interna para o Banco Votorantim, para o Banco Votorantim

  • Grande Agência

Não houve vencedor

  • PR Automotivo
    • Agência-Butique

Não houve vencedor

  • Grande Agência

Weber Shandwick, com o case Reforçando o compromisso da GM com o desenvolvimento da indústria brasileira, para o cliente General Motors do Brasil

  • PR Esportes
    • Agência-Butique

MPC Rio Comunicação, com o case NBA House 2019: Finais da NBA no Brasil, para o cliente NBA

  • Grande Agência

Não houve vencedor

  • PR Internacional
    • Agência-Butique

4CO|Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional, com o case Atitudes Moove, para o cliente Moove

  • Grande Agência

LLYC, com o case Oracle Executive Positioning, para o cliente Oracle

  • PR Saúde e Bem-Estar
    • Agência-Butique

Bowler, com o case Dasa, A grande virada, para o cliente Dasa

  • Grande Agência

CDN Comunicação, com o case Coletivo Pink – Por um Outubro Além do Rosa: um case de comunicação 360, para o cliente Pfizer

  • PR Tecnologia
    • Agência-Butique

Press à Porter, com o case A chegada da gigante Xiaomi ao Brasil: por trás da estratégia que levou 5 mil pessoas à loja, para o cliente Xiaomi/DL

  • Grande Agência

Burson Conh & Wolfe Brasil (BCW), com o case Intel & Programaria por #MaisMulheresNaTecnologia, para o cliente Intel

  • PR Varejo
    • Agência-Butique

Não houve vencedor

  • Grande Agência

Ketchum, com o case Aussie Miracle Curls, para o cliente P&G-Aussie

  • Projeto Especial
    • Agência-Butique

Advice Comunicação Corporativa, com o case Conexão Schurmann MaresLimpos, para o cliente Família Schurmann

  • Grande Agência

Máquina Cohn & Wolfe, com o case Projeto Cada Passo Importa, para o cliente Sarepta Farmacêutica Brasil

  • Public Affairs / Relações Governamentais
    • Agência-Butique

Cause, com o case Tem Meu Voto, para o cliente Associação Juntos pela Renovação

  • Grande Agência

Não houve vencedor

Os vencedores das categorias especiais foram:

  • Destaque Jatobá PR
    • Agência-Butique

Trama Comunicação

  • Grande Agência

Ideal H+K Strategies

  • Case do Ano
    • Agência-Butique

Tem Meu Voto, Cause para o cliente Associação Juntos pela Renovação

  • Grande Agência

Buscofem #MinhaDorImporta, Weber Shandwick para o cliente Boehringer Ingelheim

  • Agência do Ano
    • Agência-Butique

4CO|Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional

  • Grande Agência

Weber Shandwick

Sobre o Jatobá PR

O Prêmio Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá PR, mais conhecido como Jatobá PR, é uma iniciativa do GECOM – Grupo Empresarial de Comunicação, formado pelas empresas Business News, Jornalistas Editora, Maxpress e Mega Brasil. Ele foi criado em 2017 no Brasil, para ser um prêmio latino-americano e é integralmente focado nas agências de comunicação, premiando de forma igual, em todas as categorias existentes, as agências-butique e as grandes agências. A edição 2019 contou com 15 categorias por inscrições, sendo nove por especialidades em PR, cinco por segmentos econômicos e uma internacional, com abrangência na América Latina; e três categorias especiais: Destaque Jatobá PR, Case do Ano e Agência do Ano.

A edição 2019 recebeu 142 inscrições, sendo 77 de agências-butique e 68 de grandes agências. Inscreveram seus cases na premiação 43 agências (29 butiques e 14 grandes). Passaram para a final 34 agências (20 butiques e 14 grandes) e 89 cases (48 de butiques e 41 de grandes).

A Comissão de Julgamento foi integrada por 40 profissionais, representando os segmentos de grandes agências, agências-butique, clientes e mercado/academia.

Easynvest contrata Dony De Nuccio e Samy Dana

Samy Dana (esq.), Fernando Miranda e Dony De Nuccio. Foto: Easynvest

A plataforma de investimentos Easynvest anunciou Dony De Nuccio e Samy Dana como novos heads de conteúdo da empresa, no objetivo de atrair os brasileiros para o mundo financeiro e dos investimentos.

Eles serão responsáveis por reestruturar o conteúdo da plataforma, eliminando o chamado “economês” e fazendo com que o público absorva e compreenda melhor os assuntos abordados.

Fernando Miranda, presidente da Easynvest, explica que o projeto “será algo extremamente novo no Brasil. Existe muita informação solta sobre educação financeira, mas pouca absorção desse conteúdo por parte do público. Queremos trazer uma forma de comunicação diferente e mudar a mentalidade do brasileiro sobre finanças pessoais”.

Além da formação jornalística e passagens como âncora em telejornais da Globo, Dony tem graduação e mestrado em economia, e atuou durante anos no mercado financeiro. Já Samy, colunista/comentarista de economia com passagens em grandes veículos, é também professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) e tem doutorado em finanças e pós-doutorado em Harvard.

Vale lembrar que ambos deixaram a Globo em agosto deste ano, após denúncia de  terem negócios paralelos com um banco, o que era vedado pelo regulamento interno da emissora.

Adriana Teixeira participa de encontro sobre vinhos

Adriana Teixeira

A sommelière Adriana Teixeira, diretora da Advino Escola de Vinhos, editora do Anuário de Comunicação Corporativa da Mega Brasil e colaboradora deste Portal dos Jornalistas, participará nesta quarta-feira (4/12), em São Paulo, no Eagle Golf Point (rua Dep. João Bravo Caldeira, 273 – Planalto Paulista), do evento Mentes Exigentes (MEx), realizado pelo grupo Printer.

O tema será Vinhos do Brasil: cores e sabores. Adriana comandará uma conversa descontraída sobre vinhos, com direito a degustação gratuita.

O valor da inscrição é de R$ 100. O comprovante deve ser enviado para o Instagram @mentesexigentes. Mais informações aqui.

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