Após quase 17 anos como correspondente da Agência Estado e colunista do Broadcast Agro em Ribeirão Preto (SP), Gustavo Porto deixará o posto e a cobertura diária de agronegócios e economia. Em janeiro assumirá como editor do Broadcast Político em Brasília, de onde comandará a equipe na Capital Federal e em São Paulo.
No Broadcast Agro, o repórter Augusto Decker passará a cobrir o setor de açúcar, etanol e bioenergia. As outras demandas do agronegócio ficarão com equipe do Broadcast Agro, sob o comando de Jane Miklasevicius.
Perto das eleições gerais que podem destravar o Brexit, tirar o Reino Unido da União Europeia e redesenhar o mapa do continente, o país respira política. E a compra do jornal “i” pelo grupo que edita o Daily Mail no dia 29 de novembro por £ 49,6 milhões virou tema da campanha e colocou em discussão a alta concentração da imprensa no país.
Tão logo a operação foi
anunciada, Jeremy Corbyn, líder do partido Trabalhista, adversário do atual
Governo, em mãos do Partido Conservador, protestou via Twitter: “Dois barões
bilionários da imprensa agora detêm a metade dos dez principais impressos.
Lembrem-se disso quando eles atacarem os planos do Partido Trabalhista para
fazer os super-ricos pagarem a sua parte”.
O i é um jornal novo para os
padrões do jornalismo britânico, dominado por marcas históricas. Nasceu em 2010
a partir do The Independent, que em seguida deixou de ser publicado em papel.
Havia sido comprado pela Johnston Press em 2016 por £ 24 milhões, mas a empresa
entrou em dificuldades e há um ano o jornal foi para as mãos de uma empresa
criada para administrar seus bens, a JPMedia, que agora passou o título
adiante.
A manifestação de Corbyn disparou
uma sequência de comentários expressando a preocupação com a concentração. Oly Duff, editor do i, respondeu
imediatamente assegurando que a imparcialidade será mantida.
O tempo dirá. Mas de fato a
compra aumenta o poder dos grandes grupos sobre o que se lê no país. O grupo
que adquiriu o i também é dono de Daily Mail, Mail on Sunday e do gratuito
Metro. A compra eleva a circulação dos títulos em seu poder a 3,7 milhões de
exemplares, consolidando-o como o de maior tiragem no Reino Unido.
Em seguida vem o News UK, do
lendário empresário Rupert Murdoch, que supera os 3,2 milhões com The Times e
The Sun e suas edições dominicais. O Reach está em terceiro, com pouco mais de
2 milhões, tendo como carro-chefe o Mirror. Lá atrás figuram o Telegraph Media
Group, dos irmãos Barclay, com quase 550 mil exemplares, o Guardian, com 288
mil, e o Financial Times, do Nikkey, com 168 mil.
O visconde discreto – O
termo “barão da imprensa” não é figura de linguagem. O novo dono do i é mais do que um barão, na
hierarquia da nobreza. Ele é Jonathan
Harmsworth, 4º visconde de Rothermere, herdeiro do império iniciado pelo
bisavô, Harold Sidney Harmsworth, fundador do Daily Mail no século 19. Nasceu
em 1967, estudou História na Universidade Duke, nos Estados Unidos, e mantém um
estilo discreto, oposto ao de seu concorrente Murdoch.
Em um perfil escrito há três anos
por Peter Preston, colunista de
mídia do Guardian – falecido em 2018 –, Lord Harmsworth é apontado como um dono
que não interfere nos jornais, dando liberdade aos editores. O artigo destaca
que títulos do grupo mantiveram posições opostas sobre o Brexit. A aquisição foi bem recebida pelo Sindicato, já que
assegura a manutenção dos empregos, ameaçados quando os antigos proprietários
enfrentavam dificuldades.
Campanha quente, imprensa na
berlinda – Mas essa não é a única controvérsia envolvendo a
imprensa durante a campanha política aqui. Decisões editoriais têm desagradado
a gregos e troianos.
A BBC teve que se desculpar por
ter cortado risos e aplausos da plateia em um trecho da cobertura do debate
eleitoral em que o primeiro-ministro Boris Johnson ouvia uma pergunta sobre a
importância de falar a verdade na política. A edição foi considerada imprópria
porque a expressão do público era relevante no contexto.
Também o Channel Four foi
alvejado por reclamações no Ofcom, órgão regulador da imprensa, ao substituir o
primeiro-ministro e o líder do partido Brexit, Nigel Farage, por esculturas de
gelo no debate sobre mudança climática a que ambos se recusaram a comparecer. O
Partido Conservador chegou a dizer ao BuzzFeed que revisaria a licença do
canal. Vai ser difícil, pois a reclamação não foi acatada pelo Ofcom.
Mas os partidos políticos também
têm dado a sua contribuição para a controvérsia. O Conservador, comandado pelo
ex-jornalista Boris Johnson, teve sete anúncios retirados do ar pelo Facebook
por utilizarem clipes de profissionais da BBC sem autorização, entre eles a
popular editora de política Laura
Kuenssberg.
Os trechos pinçados pelo partido
mostravam falas verdadeiras sobre a confusão do Brexit, que foram ao ar no jornalismo da emissora. Ao final entrava
a mensagem do partido: “Acabe com o caos no Parlamento, vamos fazer o Brexit”, dando a nítida impressão de que
a jornalista havia gravado para a peça publicitária.
Nem o moderninho
Liberal-Democrata, que se opõe ao Brexit
e tem uma líder de 39 anos, escapou da polêmica. Ele foi um dos que produziu
material de campanha simulando capas de jornais regionais, provocando severas
críticas da News Media Association, que congrega os veículos. Jo Swinson,
candidata do Lib-Dem, defendeu a prática argumentando que é “antiga como as
montanhas”. Mas o CEO da organização, David Dinsmore, discordou do que
classificou como tentativa de enganar o eleitor utilizando a credibilidade dos
títulos.
Em tempos de alta polarização,
não está fácil ser editor nem marqueteiro de campanha por aqui.
A TV Cultura inaugura agora em dezembro três estúdios para a produção de conteúdo em Libras, closed caption (legendas) e audiodescrição, a fim de aumentar e melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência ao que é produzido na emissora.
Segundo informações do Meio&Mensagem, os estúdios também serão acessíveis a deficientes e, mais para a frente, disponíveis para uso do mercado audiovisual em geral. A emissora já tem programação acessível, mas agora disporá um espaço totalmente votado à questão, segundo o diretor de Programação Del Rangel: “Assim como os estúdios de gravação, teremos em breve estúdios capazes de realizar todas as etapas necessárias para tornar a programação acessível, não sendo mais necessário qualquer recurso externo ou terceirizado”.
A emissora tem um núcleo de acessibilidade com 51 integrantes, que produzem o conteúdo acessível. Para Del Rangel, “um núcleo totalmente voltado à acessibilidade da programação é incluir toda a comunidade que fica à margem desse processo na programação de outras emissoras. Dessa forma, a decisão de criar esses estúdios passa por isso”.
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, afirmou esta semana que não vai mais responder a O Globo quando o jornal solicitar informações, porque é sempre para falar mal. Conforme notícia do UOL, que reproduziu postagem da Prefeitura no Twitter, o jornal é um “panfleto político quando seus interesses comerciais não são atendidos”. O motivo dessa “queda de braço” é a série de reportagens que o jornal vem publicando: uma acusação de recebimento de propina para liberar verbas para empresas credoras da Prefeitura.
Na tarde dessa terça-feira (3/12), o prefeito proibiu a entrada de repórter e fotógrafo do Globo numa coletiva para apresentar a programação do Réveillon, um dos principais eventos turísticos do Rio. Logo ao chegar, ainda na portaria, a equipe foi avisada de que não poderia subir para o quarto andar, onde seria a coletiva, e que não fora convidada. Em solidariedade, os profissionais de outros veículos do Grupo Globo que lá estavam – TV Globo, GloboNews, G1 e CBN – com eles se retiraram.
Fábio Zanini assume interinamente a função de editor da coluna Painel na Folha de S.Paulo, em substituição a Daniela Lima, contratada pela CNN Brasil. Ela também deixará a TV Cultura, onde apresenta o Roda Viva.
Para o lugar dela vai Vera Magalhães, editora do BRPolítico e colunista do Estadão, que conciliará suas atividades com a ancoragem do programa. Também comentarista da Jovem Pan, Vera pediu demissão da rádio na manhã desta quarta-feira (4/12).
Marcelo Petrelli, presidente executivo do Grupo RIC (SC), anunciou em 2/12, na sede da Federação das Indústrias no Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis, o que classificou de “a maior transformação da história da empresa”. O nome do grupo passará a ser Grupo ND, com novas identidade, cores, logomarca, e, principalmente, ideias e conteúdo.
O principal objetivo do projeto é transformar o conteúdo da
empresa e adaptá-lo às novas tendências e tecnologias, aproximando-se do
público e atendendo a seus consumidores de forma mais ampla e com melhor
qualidade.
A partir de agora, as gestões das empresas de Santa Catarina e Paraná, antes integradas sob a mesma marca e identidade, serão independentes. Isso permitirá que cada Estado possa dar total atenção e foco ao seu mercado, respeitando suas características e linguagem própria. A essência da RIC mantém-se como empresa familiar voltada para o jornalismo regional.
O Grupo RIC continuará atuante no mercado paranaense em
todas as suas plataformas: RICTV Record, revista TopView, portal RIC Mais,
Instituto RIC de Atitude Social, Dance Paradise e rádios Jovem Pan. A empresa
sofrerá mudanças na sua estrutura organizacional e investirá em novos produtos
ao longo de 2020.
Em Santa Catarina, a mudança para Grupo ND permitirá
unificar as plataformas já existentes sob o mesmo nome: televisão NDTV, jornal
impresso ND e portal de notícias ND+. Estão previstas também inovações na
programação e novos conteúdos para o próximo ano. Uma das novidades é a nova
redação integrada, que reunirá profissionais de todas as plataformas:
televisão, internet, jornais e revistas impressas.
A TV Globo anunciou em 2/12 o fim do programa semanal Como Será?, comandado por Sandra Annenberg, que agora ficará apenas como apresentadora do Globo Repórter.
Segundo informações de Flávio Ricco (UOL),
o anúncio surpreendeu a equipe do programa. Os cerca de 30 funcionários da
equipe foram demitidos.
Em comunicado, a assessoria da Globo disse que conteúdos
inéditos do Como Será? serão exibidos a partir desde sábado (7/12) e
posteriormente uma coletânea dos melhores momentos do programa. O
comunicado informa que alguns funcionários serão realocados em outras áreas.
Veja o comunicado na íntegra:
“Durante cinco anos, o ‘Como Será?’ contribuiu para
reforçar o compromisso da Globo com a pauta social, exibindo um conteúdo de
extrema qualidade e dezenas de histórias inspiradoras, contadas por excelentes
profissionais.
Seus importantes temas, experiências
transformadoras e exemplos de cidadania sempre tiveram destaque nos programas,
novelas e telejornais da Globo e assim continuará sendo.
A partir de sábado, dia 7, serão exibidas
edições com matérias inéditas e os melhores momentos que marcaram esses cinco
anos de história, até a estreia da nova programação das manhãs de sábado, no
horário que antecede o ‘É de Casa’, com novidades regionais e nacionais. Alguns
profissionais dedicados ao programa estão sendo realocados em outras produções”.
Foram anunciados na noite dessa segunda-feira (2/12) os vencedores da edição 2019 do Prêmio Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá PR. A cerimônia foi no Renaissance, Hotel, em São Paulo, com a participação de 250 convidados.
Trinta e
quatro agências (20 butiques e 14 grandes) disputaram a final com 89 cases (48 de butiques e 41 de grandes).
Confira os
vencedores:
Assessoria de Imprensa e
Relações com a Mídia
Agência-Butique
Race Comunicação,
com o case Global Teacher Prize: da sala de aula aos holofotes, para o
cliente Global Teacher Prize
Grande Agência
Burson Cohn & Wolfe Brasil (BCW), com o case Inteligência Artificial na Perfumaria, para o
cliente O Boticário
Comunicação Integrada
Agência-Butique
Cause, com o case
Tem Meu Voto, para o cliente Associação Juntos pela Renovação
Grande Agência
RPMAComunicação,
com o case Realizando Sonhos, para o cliente FEMSA- Coca Cola
Comunicação Interna
Agência-Butique
Prefácio Comunicação, com o case Conexão Allianz Partners: Nossa força, nossa essência,
para o cliente Allianz Partners
Grande Agência
FSB Comunicação,
com o case Aplicativo Geração Sesi Senac, para o cliente CNI –
Confederação Nacional da Indústria
Digitais / Redes Sociais
Agência-Butique
Martha Becker Comunicação Corporativa, com o case Estamos Juntos,
para o cliente Tintas Renner
Grande Agência
Weber Shandwick,
com o case Buscofem #MinhaDorImporta, para o cliente Boehringer
Ingelheim
Evento
Agência-Butique
Press à Porter,
com o case Coletiva de imprensa do Circo da Turma da Mônica: projeto de
gente grande!, para o cliente Mauricio de Sousa Produções AO VIVO
Grande Agência
RPMA Comunicação,
com o case A Cacau é Show!, para o cliente Cacau Show
Mídia Corporativa
Agência-Butique
Supera Comunicação, com o case Desenvolvendo líderes da Votorantim Energia por meio
de vivências, para o Cliente Votorantim Energia
Grande Agência
Weber Shandwick,
com o case Media Center Seja Digital: construindo, de forma colaborativa, a história desde o seu início, para o
cliente Seja Digital
Pesquisa
Agência-Butique
4CO|Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional, com o case #ComunicaçãoNaTransformação
| Diagnóstico e Planejamento de Comunicação Interna para o Banco Votorantim,
para o Banco Votorantim
Grande Agência
Não houve vencedor
PR Automotivo
Agência-Butique
Não houve vencedor
Grande Agência
Weber Shandwick,
com o case Reforçando o compromisso da GM com o desenvolvimento da indústria
brasileira, para o cliente General Motors do Brasil
PR Esportes
Agência-Butique
MPC Rio Comunicação, com o case NBA House 2019: Finais da NBA no Brasil, para o
cliente NBA
Grande Agência
Não houve vencedor
PR Internacional
Agência-Butique
4CO|Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional, com o case Atitudes Moove,
para o cliente Moove
Grande Agência
LLYC, com o case
Oracle Executive Positioning, para o cliente Oracle
PR Saúde e Bem-Estar
Agência-Butique
Bowler, com o
case Dasa, A grande virada, para o cliente Dasa
Grande Agência
CDN Comunicação,
com o case Coletivo Pink – Por um Outubro Além do Rosa: um case de
comunicação 360, para o cliente Pfizer
PR Tecnologia
Agência-Butique
Press à Porter,
com o case A chegada da gigante Xiaomi ao Brasil: por trás da estratégia que
levou 5 mil pessoas à loja, para o cliente Xiaomi/DL
Grande Agência
Burson Conh & Wolfe Brasil (BCW), com o case Intel & Programaria por #MaisMulheresNaTecnologia,
para o cliente Intel
PR Varejo
Agência-Butique
Não houve vencedor
Grande Agência
Ketchum, com
o case Aussie Miracle Curls, para o cliente P&G-Aussie
Projeto Especial
Agência-Butique
Advice Comunicação Corporativa, com o case Conexão Schurmann MaresLimpos, para o cliente
Família Schurmann
Grande Agência
Máquina Cohn & Wolfe, com o case Projeto Cada Passo Importa, para o cliente Sarepta
Farmacêutica Brasil
Public Affairs /
Relações Governamentais
Agência-Butique
Cause, com o case
Tem Meu Voto, para o cliente Associação Juntos pela Renovação
Grande Agência
Não houve vencedor
Os
vencedores das categorias especiais foram:
Destaque
Jatobá PR
Agência-Butique
Trama Comunicação
Grande Agência
Ideal H+K Strategies
Case
do Ano
Agência-Butique
Tem Meu Voto,
Cause para o cliente Associação Juntos pela Renovação
Grande Agência
Buscofem #MinhaDorImporta, Weber Shandwick para o cliente Boehringer Ingelheim
Agência
do Ano
Agência-Butique
4CO|Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional
Grande Agência
Weber Shandwick
Sobre o Jatobá PR
O Prêmio Excelência e Inovação em PR – Troféu
Jatobá PR, mais conhecido como Jatobá
PR, é uma iniciativa do GECOM – Grupo Empresarial de Comunicação, formado
pelas empresas Business News, Jornalistas Editora, Maxpress e Mega Brasil. Ele
foi criado em 2017 no Brasil, para ser um prêmio latino-americano e é
integralmente focado nas agências de comunicação, premiando de forma igual, em
todas as categorias existentes, as agências-butique e as grandes agências. A
edição 2019 contou com 15 categorias por inscrições, sendo nove por
especialidades em PR, cinco por segmentos econômicos e uma internacional, com
abrangência na América Latina; e três categorias especiais: Destaque Jatobá PR, Case do Ano e Agência do Ano.
A edição 2019
recebeu 142 inscrições, sendo 77 de agências-butique e 68 de grandes agências.
Inscreveram seus cases na premiação
43 agências (29 butiques e 14 grandes). Passaram para a final 34 agências (20
butiques e 14 grandes) e 89 cases (48 de butiques e 41 de grandes).
A Comissão de
Julgamento foi integrada por 40 profissionais, representando os segmentos de
grandes agências, agências-butique, clientes e mercado/academia.
Samy Dana (esq.), Fernando Miranda e Dony De Nuccio. Foto: Easynvest
A plataforma de investimentos Easynvest anunciou Dony De Nuccio e Samy Dana como novos heads de conteúdo da empresa, no objetivo de atrair os brasileiros para o mundo financeiro e dos investimentos.
Eles serão responsáveis por reestruturar o conteúdo da
plataforma, eliminando o chamado “economês” e fazendo com que o público absorva
e compreenda melhor os assuntos abordados.
Fernando Miranda,
presidente da Easynvest, explica que o projeto “será algo extremamente novo no
Brasil. Existe muita informação solta sobre educação financeira, mas pouca
absorção desse conteúdo por parte do público. Queremos trazer uma forma de
comunicação diferente e mudar a mentalidade do brasileiro sobre finanças
pessoais”.
Além da formação jornalística e passagens como âncora em
telejornais da Globo, Dony tem graduação e mestrado em economia, e atuou
durante anos no mercado financeiro. Já Samy, colunista/comentarista de economia
com passagens em grandes veículos, é também professor da Fundação Getulio Vargas
(FGV) e tem doutorado em finanças e pós-doutorado em Harvard.
Vale lembrar que ambos deixaram
a Globo em agosto deste ano, após denúncia de terem negócios paralelos com um banco, o que
era vedado pelo regulamento interno da emissora.
A sommelièreAdriana Teixeira, diretora da Advino Escola de Vinhos, editora do Anuário de Comunicação Corporativa da Mega Brasil e colaboradora deste Portal dos Jornalistas, participará nesta quarta-feira (4/12), em São Paulo, no Eagle Golf Point (rua Dep. João Bravo Caldeira, 273 – Planalto Paulista), do evento Mentes Exigentes (MEx), realizado pelo grupo Printer.
O tema será Vinhos do Brasil: cores e sabores. Adriana
comandará uma conversa descontraída sobre vinhos, com direito a degustação
gratuita.
O valor da inscrição é de R$ 100. O comprovante deve ser
enviado para o Instagram @mentesexigentes. Mais informações aqui.