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domingo, dezembro 21, 2025

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SBT não se pronuncia por ofensa de Bolsonaro a repórter

O SBT não se pronunciou sobre o ataque do presidente Jair Bolsonaro a Driele Veiga, repórter da TV Aratu, afiliada da emissora em Salvador. A emissora apenas exibiu o trecho no qual a ofensa ocorre e descreveu o ocorrido, sem criticar o presidente ou declarar apoio à jornalista, diferentemente do que fez, por exemplo, o prefeito de Salvador ACM Neto.

Na segunda-feira (26/4), durante uma visita do presidente a Feira de Santana, Driele perguntou: “O senhor foi criticado, presidente, sobre uma foto postada dizendo ‘CPF cancelado’ em um momento de tantas pessoas morrendo. O que o senhor tem a dizer a respeito?”. A repórter referia-se a uma foto de Bolsonaro, ao lado do apresentador Sikêra Jr., da RedeTV, segurando um cartaz com a expressão “CPF cancelado”, que faz referência ao assassinato extrajudicial de suspeitos e criminosos. Em resposta a Driele, Bolsonaro disse: “Você não tem o que perguntar, não? Deixa de ser idiota, pô”.

À noite, no SBT Brasil, o caso foi mencionado ao longo de 30 segundos durante uma reportagem sobre o presidente. A repórter Nathalia Fruet, de Brasília, relatou o ocorrido. Na sequência, o telejornal exibiu o trecho que mostra a ofensa.

Em suas redes sociais, Driele comentou o caso, lembrando que esse não foi o primeiro ataque de Bolsonaro à imprensa: “A mim o xingamento não ofendeu. Só mostrou que estava no caminho certo. Sou jornalista e estou aqui para perguntar, por mais que a indagação incomode. Se fosse para agradar o entrevistado eu não seria jornalista e sim publicitária. (…) Só para lembrar que essa não é a primeira vez que o presidente faz isso com a imprensa. A jornalista Patrícia Campos Melo foi ameaçada de morte e teve a família perseguida”.

Procurada pelo UOL, a repórter declarou que “essa postura é inadmissível para um presidente, a gente espera isso de qualquer outro entrevistado, menos de um presidente da República. Mas como é um cenário que se repete, não me abalou tanto, já é uma atitude que se espera dele. Hoje, aconteceu comigo, mas poderia ter acontecido com qualquer outro jornalista”.

Aberje lança movimento empresarial contra fake news

A Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), através do LiderCom, grupo que reúne vice-presidentes e diretores de comunicação das empresas associadas à entidade, lançou uma campanha de combate à desinformação no ambiente organizacional.

Denominada Aliança Aberje de Combate às Fake News – movimento empresarial contra a desinformação, a iniciativa é baseada nas premissas éticas das atividades de comunicação e no código de princípios do International Fack-cheking Network, do Poynter Institute. Esse último prevê compromissos com o não-partidarismo, com as fontes, com a prestação de contas, com a transparência e com a honestidade.

De acordo com estudo da Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos, o custo anual com as fakes news no mundo atinge US$ 78 bilhões, sobretudo em razão de fraudes no mercado financeiro, desinformação médica, manipulação de pleitos eleitorais, vazamento de dados e invasões cibernéticas. “O momento pede uma ação urgente para debelar um fenômeno que compromete as bases da sociedade”, explica Hamilton dos Santos, diretor geral da Aberje.

Segundo pesquisa do Instituto Ipsos, realizada em 27 países, os brasileiros são os campeões mundiais no crédito a notícias falsas. Nada menos do que 62% dos cidadãos reconheceram já terem acreditado em uma reportagem enganosa. Para se ter uma ideia, a média mundial é de 48%. “Percebe-se como é importante alertar e capacitar as pessoas a perceberem a desinformação”, informa Santos. “Sabemos que o setor de comunicação empresarial tem um importante papel social nisso”, complementa.

Dentro do âmbito da Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG, na sigla em inglês), a Aberje convocou as lideranças de comunicação das empresas associadas a capacitarem seus empregados em educação midiática e, dessa forma, fazer deles, além de pessoas mais protegidas em relação a fake news, agentes multiplicadores no combate à desinformação. A ideia é que ao tornar as organizações mais imunes a notícias falsas, a sociedade como um todo se torne igualmente mais imunizada.

O primeiro passo da Aliança Aberje de Combate às Fake News, será auxiliar as lideranças de comunicação na tarefa de conscientizar os funcionários de suas empresas sobre o tema, bem como oferecer ferramentas para auxiliar as organizações a enfrentarem notícias falsas. Na segunda etapa, a entidade ajudará a conscientizar a sociedade como um todo sobre a questão.

IJNet relata estresse e sobrecarga mental em jornalistas durante pandemia

Reportagem de Fabio Leon, publicada nesta segunda-feira (26/4) no site da IJNet (Rede Internacional de Jornalistas), apontou casos de jornalistas de publicações independentes, com foco em regiões periféricas, que estão sofrendo com estresse e sobrecarga mental em decorrência da cobertura da Covid-19.

Para oferecer um retrato desde o início da pandemia, a reportagem conversou com profissionais que residem em territórios notabilizados por suas variadas formas de vulnerabilidade socioeconômica.

Foram ouvidos Eduardo Carvalho, editor executivo do Maré de Notícias, um dos vários veículos de comunicação nascidos e desenvolvidos no conjunto de favelas que batiza o periódico, na zona norte do Rio; Denise Emanuele Carvalho, proprietária do site de notícias Comunicando Já, de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense; Charles Monteiro, editor do blog Gecom (Grupo de Estudos de Comunicação), de Duque de Caxias; e a prestadora de serviços e consultora na área de comunicação e marketing em São João de Meriti Gabriela Anastácia Ferreira.

Vale lembrar que para ajudar jornalistas durante a pandemia, a associação publicou uma série de recursos de saúde mental. Confira aqui:

CNN Brasil anuncia estreias e mudanças na programação do horário nobre

CNN Brasil anuncia estreias e mudanças na programação do horário nobre
CNN Brasil anuncia estreias e mudanças na programação do horário nobre

A CNN Brasil anunciou novidades e mudanças na grade de programação no horário nobre, que devem ir ao ar a partir da próxima segunda-feira (3/5), com um programa diferente a cada dia ao longo de toda a semana, sempre às 22h30.

Em 3/5, vai ao ar Realidade CNN, apresentado por Luciana Barreto, que exibe o melhor dos documentários internacionais, com foco em temas como saúde, política, economia, biografias, história e ciências, entre outros.

Na terça-feira (4/5), a emissora abre espaço para reportagens especiais, com apresentadores variados. Na estreia, irá ao ar o documentário Covid War – A guerra da Covid, da CNN americana, inédito no Brasil. O filme mostra depoimentos exclusivos de especialistas que atuaram, de dentro da Casa Branca, no combate à pandemia, como o Dr. Anthony Fauci, famoso pelos ataques que sofreu do ex-presidente Donald Trump. A apresentação do documentário no Brasil será de Rafael Colombo. Após o programa, vai ao ar o especial da BBC O Segredo das Marcas, sob o comando de Márcio Gomes.

Em 5/5, estreia CNN Sinais Vitais, apresentado pelo cardiologista Roberto Kalil, que vai mostrar como funciona a ECMO, máquina que atua como um pulmão artificial e ajuda a salvar pacientes com Covid-19 em estado grave. Inspirado no CNN Vital Signs, da CNN americana, o programa vai mostrar semanalmente temas desafiadores da medicina.

Na quinta-feira (6/5), Evaristo Costa comanda o CNN Séries Originais, que vai exibir o primeiro episódio da série especial A Ciência da Felicidade. A produção mostra como acadêmicos e especialistas estudam técnicas que podem ajudar a encontrar a felicidade.

Em 7/5 vai ao ar o CNN Nosso Mundo, programa de entrevistas com personalidades relevantes sobre temas em debate no momento. A atração será apresentada por Luciana Barreto, Thaís Herédia, Lia Bock e Rita Wu. Com isso, o CNN Tonight, comandado por Mari Palma, Gabriela Prioli e Leandro Karnal, que atualmente é exibido de segunda a quinta-feira, ganha mais um dia de exibição, às sextas-feiras, com reapresentação especial, às 23h20.

E no sábado (8/5), às 21h, estreia o CNN Viagem e Gastronomia, apresentado pela jornalista e influencer Daniela Filomeno, que vai mostrar roteiros de passeios e viagens diferenciados. No primeiro episódio, a série vai até a Comuna do Ibitipoca, no interior de Minas Gerais, revelar os segredos de um destino de luxo pouco conhecido dos brasileiros.

Prêmio valoriza fotografias sobre corrupção e direitos humanos

Prêmio valoriza fotografias sobre corrupção e direitos humanos
Prêmio valoriza fotografias sobre corrupção e direitos humanos

Vai até sábado (1º/5) o período de inscrições para o Prêmio Allard de Fotografia, concurso bianual que reconhece imagens que abordem temas relacionados ao combate à corrupção, à promoção da transparência, ao Estado de Direito e aos direitos humanos em geral. Cada participante pode enviar até quatro fotos.

Para realizar a inscrição, é preciso enviar uma breve descrição das fotografias (até 1.200 caracteres), explicando como as imagem refletem o tema proposto pelo prêmio, acompanhada de uma pequena biografia do fotógrafo. A fotos devem estar alta resolução. Imagens horizontais devem ter no mínimo 1.180 pixels de largura, enquanto as verticais devem ter ao menos 740 pixels de altura. O nome do arquivo deve conter o nome do fotógrafo.

O Comitê do prêmio vai selecionar seis imagens vencedoras. Cada fotógrafo receberá US$ 797, o equivalente a pouco mais de R$ 4.300. As fotografias serão expostas no site do prêmio por seis meses, e depois arquivadas como vencedoras anteriores.

Após o anúncio dos vencedores da primeira etapa do concurso haverá uma segunda etapa, cujo prazo de inscrições terminará em novembro. Inscreva-se e confira mais informações no site do prêmio (em inglês).

Edição 2021 do Jatobá PR será lançada nesta terça (27/4)

Encerram-se nesta sexta-feira (17/9) as inscrições para a edição 2021 do Prêmio Jatobá PR, que este ano contempla 21 categorias.
Encerram-se nesta sexta-feira (17/9) as inscrições para a edição 2021 do Prêmio Jatobá PR, que este ano contempla 21 categorias.

O GECOM – Grupo Empresarial de Comunicação marcou para 27 de abril, às 11h, pelo YouTube, o lançamento oficial da edição 2021 do Prêmio Jatobá PR, que está chegando à quinta edição, novamente com o apoio de Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação, ABCPública e I’Max.

Com uma estrutura semelhante à da edição de 2020, que passou a contemplar premiações também para as empresas e instituições públicas, além das grandes agências e agências-butique, o Jatobá PR sofrerá alguns ajustes nas categorias com o objetivo de melhorar ainda mais a competitividade e o interesse do mercado.

Em quatro anos de existência, o certame tornou-se referência para a comunicação corporativa, inicialmente para o segmento de agências, para o qual foram dedicadas com exclusividade as três primeiras edições, e desde o ano passado também para a comunicação pública e empresarial. No total, recebeu 592 inscrições, média de 148 inscrições por ano. O recorde foi em 2020, quando entraram em julgamento, pelos mais de 50 jurados, 195 cases. Em 2017, na primeira edição, concorreram 104 cases; em 2018, 151; e em 2019, 142.

Banco de Cases – Estado da Arte

O Jatobá PR é uma das únicas premiações no mundo que mantém um Banco de Cases, com o objetivo de democratizar o conhecimento, estimular as boas práticas e dar visibilidade à excelência profissional. Ali se concentra o chamado estado da arte das relações públicas no continente latino-americano, com os quase 600 trabalhos que competiram ao longo dos últimos quatro anos pelo Troféu Jatobá PR. Tudo aberto e inteiramente gratuito, podendo ser consultado por clientes, estudantes, professores e demais interessados.

E mais:

 

CDI conquista conta do Google no Brasil

A CDI Comunicação assumiu no início de abril as atividades de consultoria de relações públicas e comunicação corporativa do Google no Brasil.
A CDI Comunicação assumiu no início de abril as atividades de consultoria de relações públicas e comunicação corporativa do Google no Brasil.

Contrato estende-se por todo o País, inclui também a marca Google Cloud e contará com equipes de atendimento em São Paulo e Brasília

A CDI Comunicação celebra a chegada à sua carteira de uma das mais valiosas marcas do mundo. Assumiu no início de abril as atividades de consultoria de relações públicas e comunicação corporativa do Google no Brasil. Sob a liderança do fundador e presidente Antonio Salvador Silva, o atendimento conta com direção de Everton Vasconcelos e tem na operação o head William Maia.

A agência trabalha em conjunto com o time de comunicação do Google, liderado no Brasil por Rafael Corrêa, atual responsável pelo relacionamento com a mídia nas frentes institucional, de produtos e serviços para o consumidor final e para empresas de todos os tamanhos. O contrato abrange também a marca Google Cloud e conta com um time de atendimento alocado em São Paulo e Brasília.

Além de Beto Tercette, diretor de Inovação da CDI e responsável pela curadoria de conteúdo digital, fazem parte da equipe de atendimento os executivos Frederico Cursino (ex-JeffreyGroup), Gabriel Marson (ex-Vianews), Livia Geampaulo (ex-Ideal H+K Strategies), Rafael Querrer e Amanda Lima (ex-SmartPR).

As solicitações da mídia devem ser encaminhadas para [email protected].

Celso Zucatelli vai apresentar novo programa da Record em parceria com a Discovery

Celso Zucatelli vai apresentar novo programa da Record em parceria com a Discovery
Celso Zucatelli vai apresentar novo programa da Record em parceria com a Discovery

Já recuperado da Covid-19, mas ainda cumprindo os protocolos médicos, Celso Zucatelli foi escolhido para apresentar o programa Quilos Mortais, novo trabalho da Record TV em parceria com a Discovery. A atração já é exibida em vários países na TV paga. Na Record, terá retoque próprios da emissora.

O programa vai acompanhar o dia-a-dia de pessoas que lutam para vencer a obesidade e retomar o controle de suas vidas. São casos de superação, muitas vezes dramáticos, de homens e mulheres que num determinado momento da vida resolvem alterar as suas rotinas diárias e encontram motivações para mudar.

Zucatelli foi contratado pela Record em novembro de 2019 para apresentar o Balanço Geral Manhã. Em setembro do ano seguinte, assumiu o Fala Brasil, além de comandar outros programas jornalísticos em plantões de fim de semana. Anteriormente, teve outra passagem pela Record, na qual apresentou o Hoje em Dia. Em 2015, deixou a emissora e passou por RedeTV e Gazeta SP.

Sobre o Quilos Mortais

Com nove temporadas, a série documental mostra o cotidiano de pessoas que sofrem com obesidade, os obstáculos, preconceitos e superações, com o tema: “Fartura pode se tornar excesso?”.

Abraji registra 100 jornalistas bloqueados por autoridades públicas no Twitter

Relatório diz que bloqueios de Bolsonaro nas redes impedem o debate público
Abraji registra 100 jornalistas bloqueados por autoridades públicas no Twitter

Monitoramento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) registrou 100 jornalistas bloqueados por autoridades públicas no Twitter desde que passou contabilizar esses casos de forma contínua, em setembro de 2020. Ao todo, foram 196 perfis bloqueados pelo presidente da República, e por ministros, deputados, governadores e outras autoridades públicas.

Os motivos dos bloqueios são diversos. Alguns profissionais sequer atuavam na cobertura direta das autoridades que os bloquearam, outros contestaram tweets com informações falsas ou mencionaram o perfil da autoridade no compartilhamento de uma reportagem.

O presidente Jair Bolsonaro foi quem mais bloqueou jornalistas, com 54 casos, seguido pelos irmãos Abraham e Arthur Weintraub, que impediram o acesso de 25 e 16 jornalistas, respectivamente, quando ainda faziam parte do governo. A Abraji ouviu seis profissionais de imprensa que contam como foram bloqueados e as consequências desse bloqueio.

Rodrigo Carvalho, correspondente da Globo em Londres, contou que foi bloqueado pelo presidente em dezembro do ano passado após perguntar a ele, via Twitter, quando os brasileiros seriam vacinados. À época, o Brasil tinha aprovado o uso emergencial de mais uma vacina no Reino Unido: “Pergunta simples, básica. Àquela altura, mais de 40 países haviam saído na frente. As pessoas estavam morrendo. Fui bloqueado”.

O correspondente comparou a postura de Bolsonaro com a do primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson: “Estamos diante de uma figura sem qualquer compromisso com a democracia, alguém que não é capaz de conviver com as muitas cobranças que recebe. Aqui no Reino Unido, diversas críticas podem ser feitas ao primeiro-ministro conservador Boris Johnson, mas ao menos existe a disposição em lidar com elas e em prestar contas. Na pandemia, nos acostumamos com entrevistas coletivas quase diárias do chefe de governo – com jornalistas fazendo perguntas duras e fundamentais. Como não suporta essa ideia básica de democracia, Bolsonaro coleciona gestos de violência contra a liberdade de imprensa e afunda o Brasil num buraco que, sabemos, sempre pode ser mais fundo. É o governo do autoritarismo, do negacionismo e do desprezo pela vida”.

Tai Nalon, diretora executiva e cofundadora de Aos Fatos, disse que “bloquear um jornalista é muito mais desrespeitoso do que eficaz. Se eu sair do meu perfil e entrar em outro, ou se eu não fizer login, conseguirei ver os tweets do político em questão. Bloquear conta é um recurso oferecido a usuários comuns que sofrem assédio. Políticos estão nas redes para prestar contas, o que é muito diferente do papel de um usuário comum”.

Confira os outros depoimentos no site da Abraji.

Morre de Covid-19 o jornalista, escritor e artista plástico Alípio Freire

Alípio Freire, de 75 anos, faleceu na manhã de 22/4, em São Paulo, vítima de complicações da Covid-19. Ele foi internado há cerca de 20 dias em decorrência da doença, mas não resistiu.
Alípio Freire, de 75 anos, faleceu na manhã de 22/4, em São Paulo, vítima de complicações da Covid-19. Ele foi internado há cerca de 20 dias em decorrência da doença, mas não resistiu.

Alípio Freire, de 75 anos, faleceu na manhã de 22/4, em São Paulo, vítima de complicações da Covid-19. Ele foi internado há cerca de 20 dias em decorrência da doença, mas não resistiu.

Natural de Salvador, o jornalista, escritor e artista plástico fez parte da Ala Vermelha, grupo do PCdoB que combatia a ditadura militar. Ficou preso e foi torturado por três meses com companheiros na Operação Bandeirantes (Oban), em 1969, quando ainda tinha 23 anos. Permaneceu preso até 1974, no Presídio Tiradentes.

Alípio foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), do jornal Brasil de Fato e da revista Sem Terra, diretor do Sindicato dos Jornalistas de SP e primeiro presidente da representação paulista da ABI. Trabalhou em Folha de S.Paulo, TV Cultura e TV Bandeirantes, entre outros veículos. Publicou os livros Estação Paraíso e Estação Liberdade, além de ter organizado Tiradentes, um presídio da ditadura, com o relato de 35 pessoas que lá ficaram presas naquele período.

 

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