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Opinião: Não há IPO sem ESG

Por Ciro Dias Reis (*)

Ao longo do ano passado 26 empresas abriram capital na B3. Em 2021, apenas até agosto, já foram 34 IPOs. O ritmo frenético da jornada destinada a listar ações na bolsa muitas vezes deixa de dar o devido peso a outras três letras fundamentais. Afinal, não há IPO sem ESG.

Empresas de capital aberto precisam ter à sua disposição uma narrativa precisa, capaz de demonstrar a efetiva integração do compromisso de performance do negócio com as dimensões ambiental, social e de governança.

Não se pode esquecer que os critérios ESG estão diretamente relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável indicados pela Agenda 2030 da ONU. Assim, é preciso falar não apenas a língua que o mercado entende, mas também os dialetos de alguns públicos de interesse específicos. Por exemplo: alguns desses podem ter especial proximidade com temas relacionados a educação (ODS 4); outros estarão mais focados em energia limpa (ODS 7); outros ainda, em igualdade de gênero (ODS 5).

Existem hoje 39 empresas listadas na B3 que fazem parte do seu Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Nesse grupo, evidentemente, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são referências que ajudam a guiar decisões destinadas a integrar a sustentabilidade aos negócios. Mas aquelas 39 empresas representam menos de 10% dos nomes listados na B3.

O sucesso em ESG depende da efetiva integração de equipes de perfis diferentes dentro das empresas, tais como Comunicação, RH, RI, Saúde e Segurança, Relações Institucionais. Só assim, alinhando internamente abordagens e iniciativas, é possível levar a empresa toda a olhar na mesma direção e entregar os resultados desejados.


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(*) Ciro Dias Reis é fundador e presidente da Imagem Corporativa, Global Chair da PROI Worldwide, board member da International Communications Consultancy Organisation (ICCO) e ex-presidente da Abracom

Elifas Andreato recebe o Prêmio Personalidade da Comunicação 2021

Elifas Andreato recebe o Prêmio Personalidade da Comunicação 2021

O artista gráfico Elifas Andreato recebeu em mãos, de modo delivery, a estatueta que simboliza o Prêmio Personalidade da Comunicação 2021. A entrega domiciliar, em sua residência, em Ibiúna, foi feita por Eduardo Ribeiro, diretor deste Portal e também da Mega Brasil, como parte da homenagem que será a ele prestada nesta sexta-feira, 20 de agosto, na abertura do 24º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas. Elifas concedeu uma entrevista de uma hora a Marco Rossi e Eduardo Ribeiro, diretores da Mega Brasil, e a íntegra do programa e a entrega do troféu serão transmitidas pelo canal no Youtube da Mega Brasil Comunicação, das 19 às 20 horas.

Emocionado, Elifas diz que uma premiação como essa, que o coloca na galeria ao lado de nomes como Octavio Frias de Oliveira, Laurentino Gomes, Roberto Civita, Mino Carta, Audálio Dantas, entre outros, é “histórica para sua carreira e representa um alento para a continuidade de sua luta pela arte, pela justiça social e pela democracia”.

Primeiro artista gráfico a ser distinguido com este prêmio, Elifas é, nas palavras de Eduardo Ribeiro e Marco Rossi, “o mago da criatividade gráfica, o artista que eleva a arte ao seu patamar mais alto e significativo, o homem que coloca o sentimento nas pontas do dedo e no coração”.

Para acompanhar a homenagem a Elifas, é só entrar no Canal da Mega Brasil no Youtube. Aqui o link.

CNN desmente Alexandre Garcia após fala sobre vacina

CNN desmente Alexandre Garcia após fala sobre vacina

A CNN Brasil desmentiu o comentarista Alexandre Garcia após uma fala sobre vacinas contra a Covid-19 no quadro Liberdade de Opinião. Ele disse que não havia necessidade de pessoas jovens tomarem a vacina contra a doença, “segundo as estatísticas”.

No programa CNN Novo Dia, Elisa Veeck disse que,para esclarecer esse tema, nós da CNN Brasil procuramos o infectologista e também diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri. Segundo o médico, com a medida que previne mortes em adultos e idosos, os casos de hospitalização com formas graves serão entre os não vacinados”.

A apresentadora declarou também que, segundo o especialista, a taxa de hospitalização de crianças, que era de 0,35%, pode chegar até 15% sem vacina. “Acrescentamos que o registro para este ano de mortes por Covid-19 entre crianças e jovens é de 1.581. Isso mesmo. 1.581 pessoas entre 10 e 19 morreram por Covid-19 apenas em 2021”, disse Eliza.

Por fim, a jornalista explicou que a “opinião emitida pelos comentaristas do quadro não refletem, necessariamente, a posição da CNN”. Confira a fala de Elisa Veeck:

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Prêmio Einstein: conheça os +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar

Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar
O Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar entrou na última semana de votação. Só será aceito um voto por pessoa.

Iniciativa busca valorizar o excelente e gigantesco trabalho da imprensa e dos jornalistas brasileiros ao longo da maior crise sanitária mundial dos últimos cem anos

Foi anunciado nesta quinta-feira (19/8) o resultado do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar, que elegeu os jornalistas TOP 25 Brasil, TOP 3 veículos e jornalistas das cinco regiões do País. 

Realizado por Jornalistas&Cia e Portal dos Jornalistas em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, referência em saúde no País e no mundo, a eleição permite que o Brasil e os próprios jornalistas conheçam mais a fundo quais foram os veículos e os profissionais que mais se dedicaram e se destacaram na cobertura da Crise da Covid-19. A escolha foi por votação direta junto aos jornalistas e profissionais de comunicação e áreas afins, em dois turnos.

O evento de premiação online está marcado para 9 de setembro, quando serão conhecidos os veículos e os jornalistas campeões das cinco regiões; e os TOP 5 Brasil, entre os jornalistas.

“Se sempre contou com um significativo e talentoso grupo de profissionais e veículos dedicados à cobertura jornalística, ao longo desse último ano e meio a área de saúde e bem-estar aplicou os melhores e mais intensos recursos de toda a imprensa brasileira, fazendo aflorar uma nova legião de jornalistas especializados”, afirma Eduardo Ribeiro, diretor da Jornalistas Editora, responsável por J&Cia e Portal dos Jornalistas. “O prêmio é um reconhecimento a todos e também ao jornalismo de excelência”.

“A cobertura de saúde sempre teve um papel fundamental na conscientização da população e no debate sobre os caminhos para promover o acesso e a melhor saúde no País”, afirma Débora Pratali, diretora de Comunicação do Einstein, organização que patrocina a iniciativa. “Em tempos de pandemia, essa missão tornou-se ainda mais evidente e necessária. Com muita coragem e sacrifício pessoal, os jornalistas atuaram em um ambiente polarizado e agressivo, apurando a verdade e disseminando informações que, certamente, ajudaram a salvar vidas. O Einstein é testemunha desse esforço e dedicação, e o prêmio é um reconhecimento a esse trabalho, que ficará marcado na história do jornalismo”.

Pratas da casaTheo Ruprecht, ex-editor de Veja Saúde, e Fabiana Cambricoli, ex-repórter de Saúde do Estadão, foram contemplados nas votações do prêmio, mas deixaram de ser elegíveis por terem passado a integrar o time de Comunicação do Einstein. Dessa forma, achamos importante informar a todos para maior transparência e valorização desses profissionais, que foram reconhecidos e admirados pelos colegas.

Confira na edição desta semana de Jornalistas&Cia os TOP 3 veículos e jornalistas regionais e os TOP 25 Brasil.

Na largada, Talibã dá aula de RP. Mas as dúvidas ainda são maiores do que as certezas

Por Luciana Gurgel

Luciana Gurgel

A tomada de poder no Afeganistão assustou o mundo pela rapidez com que se consumou, expondo ao ridículo a inteligência militar das maiores potências globais.

Mas os acontecimentos dos últimos dias mostram que o Talibã aprimorou também suas habilidades de comunicação.

Após assumir o controle do país, o grupo colocou em marcha uma operação de relações públicas destinada a transmitir ao mundo uma imagem diferente da que construiu em duas décadas.

Mesmo tendo tomado o poder sem oposição, uma boa reputação é importante para enfraquecer a ideia de novas intervenções. E pode facilitar acordos e financiamentos externos.

O primeiro movimento nesse sentido aconteceu no dia em que a capital Cabul foi ocupada, com uma ação de assessoria de imprensa de tirar o chapéu.

Ao ligar para o telefone de uma apresentadora da BBC que estava no ar e conceder uma longa entrevista, o porta-voz do Talibã em língua inglesa, Suhail Shaneen, deu mostras do preparo do grupo.

Ele foi evasivo em algumas respostas. Mas falou em tom sereno e reforçou durante toda a conversa sua mensagem-chave: tranquilizar. A palavra reassurance foi usada seguidas vezes. A entrevista foi uma boa ideia bem executada.

No mesmo dia, o principal homem de RP do grupo, Zabihullah Mujahid, dialogou com a organização Repórteres Sem Fronteiras, que em julho tinha ido ao país para avaliar a dramática situação dos jornalistas locais.

Novamente, transmitiu tranquilidade e garantiu respeito à liberdade de imprensa. A RSF manteve-se cética, e soltou um comunicado duvidando das reais intenções do Talibã − em particular sobre a autorização para mulheres jornalistas trabalharem.

Seguindo o manual de boas práticas de RP, era preciso dar evidências. Na terça-feira (17/8) elas vieram.

Apresentadoras e repórteres voltaram ao ar em um dos principais canais afegãos, o Tolo News. E uma jornalista da Al Jazeera foi a primeira a fazer perguntas na primeira coletiva do Talibã, na terça-feira.

A coletiva foi o momento máximo do plano. Os líderes estavam impecáveis, transmitindo imagem distante daquele estereótipo de guerrilheiros sujos e descabelados, de armas em punho em um deserto empoeirado.

Âncora do Tolo News

Futuro incerto

A sessão foi bem organizada, conduzida por Muhahid, uma figura que saiu das sombras depois de ter passado anos falando com a imprensa sem mostrar o rosto − e levantando dúvidas sobre se seria a mesma pessoa ou várias que se revezaram sob pseudônimo.

Pode soar estranho comparar a coletiva de um grupo extremista que tomou um país à força com entrevistas de presidentes da maior democracia do mundo. Mas, por incrível que pareça, algumas comparações com episódios recentes nos Estados Unidos são favoráveis ao Talibã.

Para começar, houve espaço para perguntas, diferentemente da coletiva de Joe Biden na segunda-feira (16/8). O presidente americano leu um pronunciamento defendendo a retirada das tropas e saiu sem responder aos jornalistas, podendo-se ouvir ao fundo um coro de reclamações.

A animosidade das coletivas de Donald Trump também não se repetiu. Muhahid não demonstrou irritação ou usou palavras duras, embora tenha evitado questões de repórteres afegãos.

Isso não quer dizer que a liberdade de imprensa e de expressão no Afeganistão seja maior do que nos Estados Unidos.

E apesar do notável esforço para reverter a má reputação, as dúvidas ainda são maiores do que as certezas.

Que direitos terão as mulheres, incluindo jornalistas? Será a mídia independente instada a transmitir programação religiosa, como aconteceu em várias cidades durante a marcha para Cabul? Jornalistas continuarão a ser assassinados e encarcerados?

Se o Talibã conseguir deixar para trás a imagem de movimento terrorista violento e opressor, terá sido o maior sucesso da história da comunicação. Mas para isso, a narrativa moderada dos primeiros dias precisará ser comprovada na prática.

Como disse o primeiro-ministro britânico Boris Johnson no Parlamento, nesta quarta-feira, o Talibã será julgado por atos, não por palavras.


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Relatório diz que bloqueios de Bolsonaro nas redes impedem o debate público

Relatório diz que bloqueios de Bolsonaro nas redes impedem o debate público
Abraji registra 100 jornalistas bloqueados por autoridades públicas no Twitter

Segundo relatório da ONG Human Rights Watch, o presidente Jair Bolsonaro bloqueou 176 contas em suas redes, a grande maioria no Twitter. Os perfis bloqueados incluem jornalistas, congressistas, influenciadores, veículos de imprensa e ONGs. O número de bloqueios, porém, deve ser ainda maior, destaca o estudo.

Para a organização, as ações de Bolsonaro “impedem que pessoas bloqueadas participem do debate público, violam a liberdade de expressão e as discriminam com base em suas opiniões”.

Além das informações relacionadas a Bolsonaro, a ONG fez também um levantamento sobre o número de pessoas bloqueadas por membros do gabinete do presidente. Os ministros da Cidadania e da Casa Civil disseram que não bloquearam ninguém até julho de 2021.

O vice-presidente Hamilton Mourão informou que bloqueou 28 pessoas, apenas no Twitter. Outros ministros recusaram-se a fornecer informações, dizendo que não tinham contas ou que estas eram privadas; a Secretaria de Comunicação da Presidência da República e os ministérios bloquearam 182 pessoas em contas institucionais; e os ministérios da Educação e da Justiça foram responsáveis por 85% dos bloqueios nas contas institucionais do governo.

Vale lembrar que, segundo monitoramento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Bolsonaro é a autoridade que mais bloqueia usuários no Twitter. A entidade, inclusive, entrou com ação no STF para impedir que o presidente bloqueie jornalistas, além do cancelamento dos bloqueios já realizados a comunicadores.

Morre Adalberto Diniz, defensor do direito autoral dos jornalistas

Adalberto Diniz
Adalberto Diniz

Adalberto Diniz morreu no final da tarde de 17/8, aos 80 anos, de infarto. Sentiu-se mal e foi à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Tamoios, em Cabo Frio – cidade onde morava desde que se aposentou –, mas não resistiu. O sepultamento ocorreu no dia seguinte, no cemitério Jardim dos Eucaliptos, na mesma cidade.

Mineiro de Sete Lagoas, começou como fotojornalista no Rio. Trabalhou no Jornal dos Sports, em O Dia, na Última Hora e no Correio da Manhã, ainda na década de 1960. Atuou depois na Tribuna da Imprensa e O Globo, em coberturas internacionais, e em revistas da Abril. Em 1990 teve a última passagem pelo fotojornalismo, no Diário Popular, de São Paulo.

Adalberto Diniz
Adalberto Diniz

Em meados dos anos 1970, aproximou-se do sindicalismo. Participou da fundação da Arfoc-Rio (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos RJ), em 1978, de que foi mais tarde diretor. Dirigiu também o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio, e foi diretor da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas).

Destacou-se como incansável defensor dos direitos autorais dos jornalistas. Nessa área, realizou palestras para jornalistas, advogados autorais e juízes; prestou consultoria e levou suas ideias aos eventos sindicais, nos congressos da Fenaj e regionais, e na ABI.

Adalberto Diniz foi um dos fundadores da Associação de Propriedade Intelectual dos Jornalistas Brasileiros. Nos anos 2000, como conselheiro da entidade, participou da consolidação da Associação Brasileira de Direitos Autorais (APIJor). Em 1996, publicou pela Fenaj uma cartilha que serviu de base para seu livro Direito autoral na comunicação social, editado em 2014.

Eleição dos +Admirados da Imprensa Esportiva começa nesta quinta-feira (19/8)

J&Cia lança série com Histórias do Jornalismo esportivo

Teve início nesta quinta-feira (19/8) o primeiro turno da eleição dos +Admirados da Imprensa Esportiva. A pesquisa apontará os jornalistas, programas e empresas de mídia de maior relevância no Brasil, na visão de jornalistas e demais profissionais de comunicação.

Assim como nas demais edições da série +Admirados, serão dois turnos de votação. No primeiro, os eleitores poderão fazer até cinco indicações em cada categoria. Os mais lembrados serão classificados para a fase final, em que novamente poderão ser feitas até cinco indicações, desta vez, porém, a partir da lista fechada com os nomes dos finalistas.

Entre as categorias e subcategorias, serão homenageados 21 profissionais, veículos ou programas dedicados à cobertura esportiva: Locutor (Rádio e TV), Comentarista (Rádio e TV), Repórter (Rádio, TV, Impresso e Digital), Repórter de Imagem (Fotógrafo e Cinegrafista), Jornalistas Regionais (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte), Programas (Rádio, TV Aberta e TV por Assinatura), Veículos (Impresso e Digital) e Canais Digitais (Podcast e Redes Sociais).

“É um modelo de eleição que tem sido muito elogiado por profissionais do setor e empresas que associam suas marcas à iniciativa, uma vez que o colégio eleitoral é composto majoritariamente por formadores de opinião”, destaca Eduardo Ribeiro, diretor deste Jornalistas&Cia e do Portal dos Jornalistas, que promovem a iniciativa. A eleição dos +Admirados da Imprensa Esportiva conta também com os apoios da 2Toques Assessoria em Comunicação Esportiva, do canal LiveSports e do I’Max, além do apoio institucional da Associação de Cronistas Esportivos do Brasil (Aceb).

Para votar, basta fazer um rápido cadastro em https://pesquisa.portaldosjornalistas.com.br/. Quem já votou em alguma outra eleição da série +Admirados pode acessar a cédula utilizando o cadastro pré-existente. A votação para o primeiro turno vai até 29 de agosto.

Elifas Andreatto recebe Prêmio Personalidade da Comunicação nesta sexta-feira (20/8)

Elifas Andreatto
Elifas Andreatto

Homenagem a um dos maiores artistas gráficos do País será virtual, pelo canal da Mega Brasil no YouTube

Nesta sexta-feira (20/8), às 19h, a Mega Brasil homenageia o artista gráfico Elifas Andreatto com o Prêmio Personalidade da Comunicação. A iniciativa marcará também a abertura do 24º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que prosseguirá, depois, no período de 23 a 28/8 e de 30/8 a 1º/9, sempre a partir das 9h30.

No evento de premiação, os diretores da Mega Brasil Marco Rossi e Eduardo Ribeiro (também diretor deste J&Cia) entrevistam Elifas, mostrando sua rica trajetória no mundo do design gráfico, da pintura e da ilustração, e como ele tem desbravado caminhos para a arte visual, inclusive na Música Popular Brasileira, capista que foi de mais de 600 obras dos mais importantes autores e intérpretes do País.

Primeiro nome das artes visuais contemplado com essa premiação, Elifas sucede a Laurentino Gomes, que, como ele, recebeu homenagem digital e o troféu-escultura por entrega delivery, dada a impossibilidade da realização de um evento presencial. E entra para uma galeria que já conta com José Hamilton Ribeiro, Ruy Mesquita, Miguel Jorge, Alberto Dines, Miriam Leitão, Octavio Frias de Oliveira, Johnny Saad, José Marques de Melo, Fátima Turci, Audálio Dantas, Mino Carta, Maurício Azedo, Gaudêncio Torquato, Domingo e Caco Alzugaray, Boris Casoy, Nelson Sirotsky e J. Háwilla.

Paranaense da cidade de Rolândia, Elifas completou em janeiro 75 anos de vida. Teve uma longa carreira na Editora Abril, atuando em diversos veículos e áreas da empresa, passando depois a tocar seu próprio negócio.

São de sua autoria as principais obras que reverenciam Vladimir Herzog, mártir da democracia, assassinado pela ditadura militar em outubro de 1975: o quadro 25 de Outubro, inspirado na obra Guernaca, de Pablo Picasso, que doou ao Sindicato dos Jornalistas; a arte do Prêmio Vladimir Herzog, um belo troféu com a silhueta de Herzog; e a criação da Praça Vladimir Herzog, no espaço exterior da Câmara Municipal de São Paulo, onde se destaca a escultura Vlado Vitorioso, também por ele concebida.

Hoje morando num condomínio a 60 km de São Paulo, Elifas continua se dedicando a trabalhos visuais diversos, inclusive para muitos dos artistas amigos que fez ao longo de sua trajetória profissional.

A homenagem a ele, nesta sexta (20/8), às 19h, poderá ser acompanhada ao vivo no canal da Mega Brasil no YouTube.

Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro abre inscrições

Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro abre inscrições

Estão abertas até 11 de novembro as inscrições para a 14ª edição do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto, que incentiva e reconhece trabalhos jornalísticos sobre assuntos relacionados ao agronegócio. São duas categorias: Profissional e Jovem Talento (estudantes de jornalismo).

A categoria Jovem Talento é dividida em Escrita, Rádio e Vídeo. Os vencedores de cada modalidade receberão valores em vales-compra no total de R$ 3.500 para o primeiro colocado, R$ 2.500 para o segundo e R$ 2.000 para o terceiro.

No caso dos estudantes, para fazer a inscrição, é obrigatória a participação em pelo menos duas palestras do Ciclos de Palestras da ABAG/RP, que serão realizadas online nos dias 25, 26 e 30 de agosto e 1º de setembro. Os eventos somam pontos na avaliação final. As matérias inscritas devem ter sido veiculadas em algum serviço de mídia da instituição em que estudam ou em TVs e rádios universitárias.

A categoria Profissional tem quatro modalidades: Jornal Impresso, Revista Impressa, Internet e TV. O melhor trabalho de cada uma receberá R$ 10.000 e certificado. As matérias devem abordar o tema Agronegócio Paulista, com veiculação entre 11 de novembro de 2020 e 11 de novembro de 2021.

Inscrições para o prêmio e para o Ciclo de Palestras aqui.

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