Iniciativa busca valorizar o excelente e gigantesco trabalho da imprensa e dos jornalistas brasileiros ao longo da maior crise sanitária mundial dos últimos cem anos
Foi anunciado nesta quinta-feira (19/8) o resultado do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar, que elegeu os jornalistas TOP 25 Brasil, TOP 3 veículos e jornalistas das cinco regiões do País.
Realizado por Jornalistas&Cia e Portal dos Jornalistas em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, referência em saúde no País e no mundo, a eleição permite que o Brasil e os próprios jornalistas conheçam mais a fundo quais foram os veículos e os profissionais que mais se dedicaram e se destacaram na cobertura da Crise da Covid-19. A escolha foi por votação direta junto aos jornalistas e profissionais de comunicação e áreas afins, em dois turnos.
O evento de premiação online está marcado para 9 de setembro, quando serão conhecidos os veículos e os jornalistas campeões das cinco regiões; e os TOP 5 Brasil, entre os jornalistas.
“Se sempre contou com um significativo e talentoso grupo de profissionais e veículos dedicados à cobertura jornalística, ao longo desse último ano e meio a área de saúde e bem-estar aplicou os melhores e mais intensos recursos de toda a imprensa brasileira, fazendo aflorar uma nova legião de jornalistas especializados”, afirma Eduardo Ribeiro, diretor da Jornalistas Editora, responsável por J&Cia e Portal dos Jornalistas. “O prêmio é um reconhecimento a todos e também ao jornalismo de excelência”.
“A cobertura de saúde sempre teve um papel fundamental na conscientização da população e no debate sobre os caminhos para promover o acesso e a melhor saúde no País”, afirma Débora Pratali, diretora de Comunicação do Einstein, organização que patrocina a iniciativa. “Em tempos de pandemia, essa missão tornou-se ainda mais evidente e necessária. Com muita coragem e sacrifício pessoal, os jornalistas atuaram em um ambiente polarizado e agressivo, apurando a verdade e disseminando informações que, certamente, ajudaram a salvar vidas. O Einstein é testemunha desse esforço e dedicação, e o prêmio é um reconhecimento a esse trabalho, que ficará marcado na história do jornalismo”.
Pratas da casa – Theo Ruprecht, ex-editor de Veja Saúde, e Fabiana Cambricoli, ex-repórter de Saúde do Estadão, foram contemplados nas votações do prêmio, mas deixaram de ser elegíveis por terem passado a integrar o time de Comunicação do Einstein. Dessa forma, achamos importante informar a todos para maior transparência e valorização desses profissionais, que foram reconhecidos e admirados pelos colegas.
Confira na edição desta semana de Jornalistas&Cia os TOP 3 veículos e jornalistas regionais e os TOP 25 Brasil.