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quinta-feira, julho 10, 2025

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TV Cultura deixa de exibir Manhattan Connection

TV Cultura deixa de exibir Manhattan Connection

A TV Cultura encerrou o contrato com o programa Manhattan Connection, que estava na grande da emissora desde janeiro deste ano. Segundo apurou Cristina Padiglione (Folha de S.Paulo), houve um impasse entre a TV Cultura e a empresa Blend, que custeava a atração.

A decisão pelo fim do programa na emissora foi feita em comum acordo. A última edição, em caráter de reprise, foi ao ar no domingo (26/9). A ideia agora é buscar um novo veículo para o Manhattan Connection. O programa começou em 1993, no canal GNT. Em 2011, passou a ser exibido na GloboNews, onde permaneceu até 2020.

Segundo Padiglione, Lucas Mendes, cocriador do programa, pretende trazer de volta Diogo Mainardi, que deixou a atração em maio, após ser pressionado a fazer um pedido de desculpas por ter xingado o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. Mainardi integrou a equipe do Manhattan Connection por 17 anos.

Também segundo a colunista da Folha, “Mendes ainda não sabe se o caminho é buscar um novo canal de TV ou seguir para o YouTube, mas não se mostra disposto a encerrar o título”.

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+Admirados da Imprensa Esportiva: definidos os vencedores

+Admirados da Imprensa Esportiva: votação termina nesta quinta (16/9)

Encerrado no último dia 16/9, o segundo turno de votação do Prêmio Os +Admirados da Imprensa Esportiva, organizado por este Jornalistas&Cia e Portal dos Jornalistas, apontou os profissionais e veículos que ficaram entre os TOP da atividade. Foram indicados 25 entre os 230 profissionais que se classificaram para o segundo turno, divididos em 15 categorias. Entre os veículos, foram eleitos 18 dos 72 que concorreram, em seis categorias distintas. Ao todo, foram indicados mais de 400 nomes de jornalistas e aproximadamente 100 veículos/programas. O prêmio tem parceria de 2Toques Assessoria em Comunicação Esportiva, do canal LiveSports e do I’Max, além do apoio institucional da Associação de Cronistas Esportivos do Brasil (Aceb).

Confira na edição de J&Cia desta semana, em ordem alfabética, os TOP 3 +Admirados em cada uma das 21 categorias − Locutor (Rádio e TV), Comentarista (Rádio e TV), Repórter (Rádio, TV, Impresso e Digital), Repórter de Imagem (Fotógrafo e Cinegrafista), Jornalistas Regionais (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte), Programas (Rádio, TV Aberta e TV por Assinatura), Veículos (Impresso e Digital) e Podcast − e os TOP 25 na categoria jornalista nacional. A divulgação dos TOP 5 jornalistas nacionais e a classificação final dos TOP 3 regionais, liderada pelo Portal dos Jornalistas, será feita a partir de 18 de outubro por meio de posts nas redes sociais.

Cristiane Segatto está de volta ao Estadão

Cristiane Segatto está de volta ao Estadão

Cristiane Segatto anunciou seu retorno ao jornal O Estado de S.Paulo. Ela atuará como repórter especial de Saúde. Anteriormente, esteve na publicação de 1995 a 1998, na editoria Geral.

“Aos 51 anos, as portas do Estadão se abrem para mim pela quarta vez”, escreveu Segatto no LinkedIn. “Volto com alguma experiência, mas com a mesma vontade de aprender. Obrigada aos antigos e novos colegas do Grupo Estado pela calorosa acolhida. Sigamos juntos porque a estrada está aberta”.

Formada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM – FAAM), a jornalista fez o curso de Focas do Estadão, que, segundo ela, “ensinou mais do que quatro anos de faculdade”. Foi repórter da Editora Abril, produzindo reportagens sobre segurança no trânsito, legislação, turismo e tendências.

Três anos depois, assinou com o Estadão, também como repórter de Geral. Na época, percebeu sua vocação pela área de ciência e saúde. Em seguida, trabalhou por 20 anos como repórter especial de saúde na Época e no jornal O Globo, comentarista da Rádio CBN, e colunista da Época Online. No período, recebeu dois Essos na categoria Informação Científica, Tecnológica ou Ambiental.

Antes de seu retorno ao Estadão, Segatto era colunista do canal VivaBem, do UOL. Ela está também nos TOP 25 +Admirados Jornalistas da Imprensa de Saúde e Bem-Estar, levantamento deste Portal dos Jornalistas e Jornalistas&Cia.

 

Valor Econômico lança coluna sobre advocacia e Judiciário

Valor Econômico lança coluna sobre advocacia e Judiciário

O Valor Econômico lançou o espaço Valor Jurídico, coluna digital que terá informações de advocacia e do Judiciário, apresentando detalhes de julgamentos nas esferas judicial e administrativa, e casos de impacto para o mercado. O objetivo é que o conteúdo ajude advogados e empresários na tomada de decisões.

A coluna é tocada pelas repórteres Beatriz Olivon e Joice Bacelo, da equipe de Legislação & Tributos do Valor. Elas atuam na cobertura diária dos tribunais superiores, regionais e administrativos, como o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Em texto de divulgação da novidade, o Valor escreveu que “o acompanhamento desse mundo jurídico-empresarial é essencial aos negócios. No Brasil, se resolvem no Judiciário da briga entre vizinhos a grandes questões econômicas e políticas. Não por menos, os números que envolvem a Justiça são gigantescos: o País tem 80 milhões de ações em tramitação, 18 mil magistrados, 276 mil servidores e 91 tribunais”.

Morre José Antonio Severo, aos 79 anos

Morre José Antonio Severo, aos 79 anos

Morreu na madrugada desta sexta-feira (24/9) em São Paulo o jornalista, escritor e produtor cinematográfico José Antonio Severo, aos 79 anos. Ele sofreu uma parada cardíaca durante uma cirurgia programada.

Nascido em Caçapava do Sul (RS), Severo iniciou seu contato com o Jornalismo na Secretaria Estadual da Agricultura do RS, onde, por causa de sua familiaridade com a escrita, trabalhou no Serviço de Informação Agrícola, produzindo o Informativo Rural e Econômico.

Em 1964, foi convidado para ser editor do suplemento rural do Jornal do Dia. Uma reportagem sobre o preço da carne chamou a atenção de O Estado de S.Paulo, que o convidou para um estágio e, posteriormente, o contratou. Ele escreveu para a editoria de Geral.

Com mais de 40 anos de atuação na imprensa econômica e mais de 50 no jornalismo em geral, Severo foi editor executivo da revista Exame, editor e diretor da Gazeta Mercantil, editor-chefe do Jornal da Globo e diretor geral de Jornalismo da Rede Bandeirantes. Também atuou como repórter em O Globo e nas revistas Realidade e Veja. Na TV, integrou a bancada do programa Crítica&Autocrítica, da Band, e foi âncora do Primeira Página, da TV Nacional de Brasília.

É autor de diversos livros, como Os Senhores da Guerra (L&PM Editores) e Cem Anos de Guerra no Continente Americano (Editora Record). Também produziu e foi roteirista de longas-metragens. Recentemente, foi articulista do site Os Divergentes.

Severo deixa a esposa, Célia. O enterro será em Caçapava do Sul, sua terra natal.

Vote agora para eleger os +Admirados da Imprensa de Economia

Conheça os finalistas dos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças

Começa nesta quinta-feira (23/9) a votação para a sexta edição do Prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, que elegerá profissionais e veículos em dois turnos de votação. No caso dos profissionais, além dos TOP 50 Brasil, eleitos no segundo turno, e dos TOP 10, anunciados no evento de premiação, pela primeira vez o certame distinguirá os mais admirados profissionais das cinco regiões do País, sendo que um dos três eleitos levantará o troféu de campeão.

Criado em 2016 por este Jornalistas&Cia, o prêmio também distingue os veículos de comunicação mais admirados em oito categorias, a saber: Agência de Notícias, Canal Digital, Podcast, Programa de TV, Programa de Rádio, Site/Blog, Veículo Impresso e Veículo Impresso Especializado. São eleitos os TOP 3 e, entre eles, o campeão de cada categoria.

A cerimônia de premiação está marcada para 30 de novembro. A organização vai avaliar a evolução da pandemia da Covid-19 para definir o formato do evento.

O diferencial deste ano será a votação para as categorias regionais, em que serão escolhidos os jornalistas TOP 3 das cinco regiões do País. No primeiro turno a indicação é livre para as oito categorias de veículos e os TOP Jornalistas Nacionais e Regionais (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul).

O Prêmio, que segue o modelo da série +Admirados, iniciado em 2013 com Os +Admirados da Imprensa Brasileira e que hoje também contempla jornalistas e veículos +Admirados nos segmentos de Agronegócio, Automotiva, Esportes e Saúde e Bem-Estar, conta com patrocínio de BTG Pactual, Captalys, Deloitte, Gerdau e Telefônica | Vivo, apoio institucional do IBRI e apoio de divulgação do I’Max.

Clique aqui para votar. Basta preencher um breve cadastro (ou fazer login caso já tenha participado de outras votações) e fazer até cinco indicações por categoria. “As pessoas podem indicar quantos profissionais e veículos quiserem ou apenas nas categorias que desejarem”, lembra Vinícius Ribeiro, coordenador da premiação, “ainda que parciais todos os votos serão computados”.

Especial de aniversário de J&Cia circulará na próxima semana

Especial de aniversário de J&Cia circulará na próxima semana

Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro, está concluindo matéria especial para a nossa edição de 26º aniversário, que circulará na próxima quarta-feira (29/9), com o tema As instituições jornalísticas e os desafios do jornalismo no pós-pandemia. A ideia é refletir sobre o presente e o futuro da atividade pelo olhar de instituições como ABI, Abraji, Ajor, Aner, ANJ, Fenaj, Jeduca, Projor/Observatório da Imprensa e algumas universidades. Deverá abordar, entre outras questões, fake news, trabalho remoto, polarização política, os novos empreendedores e seus enfoques disruptivos, diversidade de gênero e racial (nas equipes e no fazer jornalístico), formação profissional, influência das redes sociais, novos modelos de negócios, financiamento da mídia e por aí afora.

A edição já conta com o apoio de 19 organizações − Alubar, Amil, CNH Industrial, Cristália, Gerdau, Honda, Hotmart, Intel, ISE−Escola de Negócios, Itaú, Klabin, Prevent Senior, Renault, Samsung, SulAmérica, Suzano, Vivo, Volkswagen Caminhões e Ônibus e XP Inc − e 12 agências: 2PRÓ, Advice, BCW Brasil, FSB, G&A, GBR, Grupo In Press, LLYC, Máquina CW, MSL Group, Planin e Textual.

O fechamento comercial será na segunda-feira (27/9). Mais informações com Silvio Ribeiro, pelo silvio@jornalistasecia.com.br ou 19-97120-6693.

Ajor cobra transparência de programas de financiamento à imprensa

Ajor cobra transparência de programas de financiamento à imprensa

A Associação de Jornalismo Digital (Ajor) publicou nota nesta quinta-feira (23/9) na qual cobra das empresas de redes sociais, como Google e Facebook, transparência em programas de financiamento à imprensa, que servem em resumo para compensar grande parte da receita publicitária que acaba migrando para as plataformas digitais.

E entidade destaca os mais recentes projetos relacionados ao tema, como o News Innovation Test, do Facebok, que auxilia 20 organizações de notícias do País no desenvolvimento de novos produtos de notícias na plataforma; e o Destaques, do Google, que disponibiliza notícias de veículos parceiros no app Google Notícias, disponível em todos os celulares Android.

A Ajor escreveu que “vê com preocupação a forma como os programas estão sendo desenhados. Especialmente pela falta de transparência sobre os veículos participantes, os critérios para seleção desses veículos e o valor investido em cada um, sem mencionar a assimetria que tais investimentos criam na indústria jornalística brasileira”.

A entidade identificou nos dois programas os mesmos problemas, como distorção na indústria, com favorecimento de poucas empresas; falta de transparência em relação aos critérios para a escolha dos veículos participantes; falta de transparência em relação ao impacto na audiência e visibilidade dos veículos participantes; e inclusão de veículos apontados por agências de checagem como disseminadores de desinformação.

A Ajor declarou que, em resposta aos questionamentos da associação, Google e Facebook “reapresentaram informações já tornadas públicas e apontaram critérios vagos de participação nos programas” e “não divulgaram os valores envolvidos nessas operações”.

A entidade destaca que, “se o financiamento ao jornalismo se justifica por se tratar de um serviço público essencial às democracias, a mesma lógica vale para a transparência nessa operação. Sob risco de os mesmos agentes que causaram a disrupção que ajudou a fragilizar toda a imprensa determinarem que vozes sobreviverão”.

Equipe esportiva de Olivério Junior deixa a Rádio Capital

Equipe esportiva de Olivério Jr. deixa a Rádio Capital

A equipe esportiva da Rádio Capital, comandada por Olivério Junior, deixará a emissora no próximo final de semana, quando ocorrerão as últimas transmissões do time de esportes, já sem a presença do narrador José Silvério. A programação esportiva, porém, deve ser mantida na grade da rádio. A informação é de Milton Neves, que postou a novidade em seu Twitter.

Segundo Neves, “Olivério promete ir à Justiça contra a emissora e a Rádio Capital, por sua vez, aponta que manterá ao seu comando o futebol no ar”. O empresário foi responsável por investir na equipe esportiva da Capital, em maio. O próprio José Silvério foi um dos profissionais contratados para integrar a equipe de Esportes. Com mais de 60 anos de no rádio, ele estava afastado do meio desde abril de 2020.

Mari Palma e Phelipe Siani criam agência de comunicação

Mari Palma e Phelipe Siani criam agência de comunicação

Mari Palma e Phelipe Siani, ambos da CNN Brasil, anunciaram em 20/9 a criação da AlbuCom, agência de comunicação e produção de conteúdo que faz parte da empresa Albuquerque, da qual os dois são sócios. O projeto será tocado paralelamente ao de apresentadores da CNN.

No perfil da Albuquerque no Instagram, Siani escreveu que a empresa recebeu três novos sócios, no caso, Mari Palma, Willian Lopes e Ana Lima, e ganhou uma irmã caçula, a AlbuCom. “Juntas, elas consolidam a nossa marca como um grande hub de produção de conteúdos e soluções em comunicação”, disse ele.

A empresa, que até então era comandada por Siani e Rafael Batista, vai oferecer comunicação 360º para clientes, com desenvolvimento de estratégias de comunicação, treinamentos, cursos, imersões, produção de vídeos e media training digital.

Em seu perfil no Instagram, Mari Palma explicou que o objetivo é “mostrar o poder que a produção de conteúdo e a comunicação podem ter na trajetória de pessoas e empresas. Tudo isso transformou a nossa vida até aqui e espero que transforme a vida de muita gente”.

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