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Fase de indicações aos +Admirados da Imprensa Automotiva termina no domingo (6/3)

Anelisa Lopes, mestre de cerimônia dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2020
Anelisa Lopes, mestre de cerimônia dos +Admirados da Imprensa Automotiva 2020

Termina no próximo domingo (6/3) o primeiro turno da eleição +Admirados da Imprensa Automotiva, promovida pela newsletter Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva, com o apoio deste Portal dos Jornalistas. A iniciativa, que chega à quarta edição, valoriza o trabalho de jornalistas e veículos especializados na indústria automobilística brasileira.

Nesta primeira fase, os eleitores indicam livremente os profissionais e publicações nas categorias do concurso. No segundo turno, já com os finalistas definidos, será a vez de escolher a posição dos indicados, do 1º ao 5º lugar em cada categoria. Para fazer as indicações, basta acessar o site da eleição e preencher um rápido cadastro, com nome completo e e-mail válido.

Além das novas categorias Motos e Veículos Comerciais, a iniciativa premiará os +Admirados nas categorias Jornalista, Colunista, Influenciador Digital, Áudio (Podcast), Áudio (Rádio), Jornal, Revista, Site, Vídeo (Canal/Redes Sociais) e Vídeo (Programa de TV). A cerimônia de premiação será pela primeira vez presencial, no final de abril.

Os +Admirados da Imprensa Automotiva já contam com patrocínio de Audi, General Motors, Honda, Scania, Volkswagem e Volkswagem Caminhões e Ônibus. Empresas interessadas em associar suas marcas à premiação, cada vez mais tradicional para a imprensa automotiva, podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro (vinicius@jornalistasecia.com.br) ou Silvio Ribeiro (silvio@jornalistasecia.com.br).

InfoAmazônia ganha Prêmio Rei da Espanha

A reportagem do InfoAmazônia foi vencedora do Prêmio Internacional Rei da Espanha de Jornalismo Ambiental 2022.
A reportagem do InfoAmazônia foi vencedora do Prêmio Internacional Rei da Espanha de Jornalismo Ambiental 2022.

A reportagem do InfoAmazônia Engolindo Fumaça, que retrata os efeitos das queimadas sobre a saúde da população amazônica brasileira durante a pandemia, foi vencedora do Prêmio Internacional Rei da Espanha de Jornalismo Ambiental 2022.

Concedido pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, junto com a Agência Efe, a premiação engloba trabalhos profissionais de jornalismo de línguas espanhola e portuguesa da Comunidade Ibero-Americana de Nações e dos países com os quais a Espanha mantém laços históricos e relações culturais e de cooperação.

Segundo o InfoAmazônia, a combinação das queimadas com a pandemia deixou as populações das regiões afetadas mais vulneráveis e expostas ao agravamento dos problemas respiratórios causados pela Covid-19. Ainda de acordo com o site, municípios dos estados de Rondônia, Mato Grosso, Acre e Amazonas, ficaram mais perigosos.

Os jurados do prêmio ressaltaram que é um “tema do momento, que entra nos olhos e gera um impacto visual ao lê-la; é uma história complexa, com significado científico, contada de forma divertida e com critérios científicos, ou seja, rigorosa”.

Para realização da reportagem, a equipe chefiada por Juliana Mori de Oliveira contou com 20 profissionais do InfoAmazônia, entre eles oito jornalistas – repórteres e fotógrafos –, geógrafos e estatísticos.

 

Últimos dias de inscrições para as Bolsas de Tecnoinvestigações do Intercept

Intercept lança bolsas para pessoas negras sobre tecnologia e violação de direitos humanos

Termina neste domingo (6/3) o período de inscrições para as Bolsas de Tecnoinvestigações do Intercept Brasil, exclusivas para pessoas negras, que selecionarão quatro repórteres para investigar o uso da tecnologia na violação de direitos humanos. O projeto é fruto de parceria com Conectas Direitos Humanos, Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa e Data Labe.

Os bolsistas receberão R$ 4.500 cada para produzir reportagens mostrando como diferentes tecnologias estão sendo utilizadas para violar direitos fundamentais, seja por parte do Estado ou de empresas privadas. A ideia é ir além do noticiário investigativo e da tecnologia tradicional.

O Intercept cita como exemplos contratações ou parcerias com o poder privado para aumento da capacidade de vigilância e uso compartilhado de dados pessoais dos cidadãos e cidadãs brasileiros; tentativas de utilização de bases de dados para finalidades distintas das originalmente criadas; uso de tecnologias que gerem impacto negativo na discriminação racial ou de gênero por agentes do estado ou entes privados; uso de tecnologias para perseguição e criminalização de movimentos sociais, entre outros.

Na primeira etapa do projeto, serão selecionados dez jornalistas a partir das ideias apresentadas, que participarão de uma oficina de formação básica para ajudar na construção da pauta. A partir desse processo, serão selecionadas as quatro pautas contempladas com as bolsas.

Os selecionados para a primeira fase devem ser anunciados em 15 de março, com a indicação das pautas finais ocorrendo de 25 de março a 4 de abril. Confira o cronograma e inscreva-se aqui.

Aberje abre inscrições para webinar sobre mulheres na comunicação

O evento gratuito contará com a amostragem de aproximadamente 500 mulheres de áreas de comunicação de diversas empresas.
O evento gratuito contará com a amostragem de aproximadamente 500 mulheres de áreas de comunicação de diversas empresas.

A Aberje realizará em 8/3 o estudo online A Mulher de Comunicação – sua força, seus desafios. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o evento gratuito contará com a amostragem de aproximadamente 500 mulheres de áreas de comunicação de diversas empresas. As inscrições podem ser feitas pelo site.

Com início às 16h, a pesquisa vai compilar dados capazes de apresentar um perfil geral das mulheres da área, bem como mostrar suas opiniões sobre diversos assuntos diretamente ligados à carreira e conceitos importantes para a sociedade, como diversidade, equidade salarial, formação educacional e maternidade.

Em sua segunda edição, o webinar terá palestras de Carla Caroline, analista de comunicação sênior no pilar de Mobility da 99/DiDi Chuxing; Rejane Braz, gerente de comunicação do Banco BS2; e Luciana Coen, diretora de comunicação integrada e responsabilidade social corporativa da SAP. A mediação será de Viviane Mansi, diretora de comunicação na Toyota da América Latina e presidente da Fundação Toyota do Brasil.

 

Meio & Mensagem chega à edição 2000 com nova marca e reposicionamento

Meio & Mensagem chega à edição 2000 com nova marca e reposicionamento

O Meio & Mensagem lança na próxima segunda-feira (7/3) sua edição de número 2.000, que trará uma nova marca e um novo reposicionamento da empresa, desenvolvidos pela Agência Couto, para aplicação em todas as plataformas de conteúdo e em eventos da empresa.

A edição especial terá reportagens especiais sobre projetos de branding e rebranding que vão das tentativas de superar crises graves de imagem, passando por rearranjos organizacionais, como em casos de fusões & aquisições, até a necessidade de adaptação das marcas às tecnologias atuais.

Outro destaque é a cobertura ds exposição da indústria móvel Mobile World Congress (MWC), que reúne executivos das operadoras móveis, fabricantes de dispositivos e provedores de tecnologia, em Barcelona, na Espanha. A equipe do Meio & Mensagem desenvolveu reportagens especiais sobre o evento, que começou em 28/2 e terminou nesta quinta-feira (3/3).

A edição terá também uma reportagem sobre o Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 8 de março, dia da publicação do especial. A matéria abordará as lutas e reflexões sobre equidade de gênero e o que ainda precisa melhorar no século XXI.

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Notícias da TV lança plataforma Tangerina, sobre cultura pop

Notícias da TV lança plataforma Tangerina, sobre cultura pop

O site Notícias da TV (UOL) lançou nesta quarta-feira (2/3) a plataforma Tangerina, focada na cobertura de filmes, séries, música, games, animes e na cultura pop em geral.

A ideia é trazer informações aprofundadas sobre as últimas notícias desse universo, de modo a que o leitor se mantenha informado com qualidade e possa escolher as melhores opções. O objetivo é “ser um farol em um ambiente de superoferta de informações”, em meio a centenas de notícias sobre o universo da cultura pop, destaca o texto de apresentação da Tangerina.

O site explica, por exemplo, que o trailer de uma nova série espanhola só interessa para a Tangerina se ela puder de fato trazer informações novas e relevantes, de forma que seja realmente uma notícia, e não apenas mais uma peça de marketing.

“Queremos organizar o caos de informações para o fã de cultura pop”, diz Daniel Castro, fundador do Notícias da TV. “Dentro de três meses, queremos entregar experiências cada vez mais personalizadas, por meio do acesso logado. O leitor assíduo da Tangerina terá acesso a uma homepage feita de acordo com seus gostos”. Além do site e das redes sociais, a plataforma pretende lançar canais de vídeo, newsletters e podcasts.

Integram a equipe da Tangerina o próprio Castro, o supervisor Diego Assis, que foi por nove anos editor-chefe de Entretenimento do UOL; a editora-chefe Natalia Engler, ex-Omelete, UOL, Folha e Ansa; a editora de Filmes e Séries Gabriela Franco, ex-MTV e criadora do coletivo Minas Nerds; Luccas Oliveira, editor de Música e ex-repórter de O Globo; e Bruno Silva, editor de Games e Animes, ex-editor-chefe do site The Enemy, apresentador e streamer.

Abraji lançará relatório de violência de gênero contra jornalistas em webinar gratuito

A Abraji realizará dias 8 e 9 de março dois webinars focados em discutir o cenário de ataques de gênero contra jornalistas.
A Abraji realizará dias 8 e 9 de março dois webinars focados em discutir o cenário de ataques de gênero contra jornalistas.

A Abraji realizará dias 8 e 9 de março dois webinars focados em discutir o cenário de ataques de gênero contra profissionais da imprensa no Brasil. Para marcar o Dia Internacional da Mulher, durante o evento acontecerá também o lançamento do relatório Violência de Gênero Contra Jornalistas, resultado do monitoramento que a entidade fez em 2021 com a parceria da Unesco.

Com transmissão online e gratuita a partir das 17h, no primeiro dia as convidadas Julie Posetti, vice-presidente adjunta do International Center for Journalists (ICFJ); e Verônica Toste, consultora de gênero do projeto e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), debaterão o cenário das violências de gênero contra jornalistas e contra profissionais mulheres no País e no mundo, além de apresentarem a metodologia e os principais achados da pesquisa.

Em 9/2, os debates serão dedicados a possíveis soluções para o problema das agressões, trazendo diferentes perspectivas de enfrentamento à violência de gênero contra profissionais de mídia, como as dos poderes Legislativo e Judiciário, além das plataformas de redes sociais, que estão envolvidas na problemática.

O público poderá participar com perguntas e comentários. A lista completa de convidadas confirmadas será divulgada nos próximos dias, assim como as informações para inscrição.

De acordo com levantamento feito por Abraji e Unesco, em 2021 foram registrados 119 ataques contra jornalistas mulheres ou de gênero, o que equivale a, em média, um ataque a cada três dias. Ainda segundo o relatório, 91,3% dos agressores são homens, 51,1% são internautas e 36,1%, autoridades públicas.

Agência Pública lança microbolsas para comunicadores indígenas

Agência Pública lança microbolsas para comunicadores indígenas

A Agência Pública está promovendo a 15ª edição de seu programa de Microbolsas, desta vez destinado a repórteres indígenas de todo o Brasil para a produção de reportagens investigativas sobre ameaças e agressões às terras indígenas e as comunidades que nelas vivem. As inscrições vão até 10 de abril.

Serão selecionadas as cinco melhores pautas, que receberão uma bolsa de R$ 7.500 cada para produzir a reportagem, com mentoria e edição da Pública. A agência recomenda temas como invasões dos territórios, destruição de patrimônio natural, corrupção e omissões do poder público, violência contra populações indígenas, entre outros.

As pautas vencedoras serão selecionadas seguindo critérios como originalidade, relevância, consistência na pré-apuração, segurança e viabilidade da investigação e os métodos jornalísticos utilizados. O resultado será divulgado a partir de 16 de maio.

Para fazer a inscrição, é preciso preencher formulário contendo informações de contato, uma pequena biografia mais resumo da carreira, links para trabalhos realizados, uma referência comunitária (liderança) com telefone de contato e uma referência profissional (jornalista), além da pauta da reportagem.

Confira o regulamento completo e inscreva-se aqui.

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Ex-Globo, Ari Peixoto estreará na Record

Ari Peixoto, que deixou a Globo em outubro de 2021 após 34 anos de casa, estreiará no Jornal da Record na próxima segunda-feira (7/3).
Ari Peixoto, que deixou a Globo em outubro de 2021 após 34 anos de casa, estreiará no Jornal da Record na próxima segunda-feira (7/3).

Ari Peixoto, que deixou a Globo em outubro de 2021 após 34 anos de casa, estreará no Jornal da Record na próxima segunda-feira (7/3). Na Globo, Ari teve passagens por Jornal Nacional e Fantástico, além de ter atuado como correspondente da emissora na Argentina e no Oriente Médio.

Antes da televisão, ele foi repórter no programa Cidinha Livre, na Rádio Tupi, e redator da Manchete FM, ambas no Rio de Janeiro. Em 1984, também por lá, foi contratado pela TVE, onde ficou por três anos como repórter.

Instituição mundial de RP propõe que profissionais se unam na condenação à Rússia

Em razão do agravamento da guerra na Ucrânia, a Global Alliance for Public Relations & Communication Managementconfederação das principais associações de RP e comunicação do mundo, de cujo board faz parte a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), divulgou nessa terça-feira (1°/3) uma nota condenando as agressões e oferecendo suporte aos profissionais de comunicação que estão trabalhando na linha de frente na Ucrânia, que está sendo atacada por forças da Rússia. Confira a nota completa:

A liderança da Global Alliance for Public Relations & Communication Management tem visto com crescente horror nos últimos dias conforme a invasão russa na Ucrânia continua, com perda de vidas humanas e intensificação da crise humanitária, à medida que centenas de milhares de pessoas foram forçadas a fugir de suas casas.

Justin Green, presidente e CEO da Global Alliance, afirma: “Apoiamos todos os esforços para chegar a um resultado pacífico e sabemos que a interrupção imediata da violência é a melhor maneira de fornecer o espaço necessário para alcançar um acordo negociado, sustentado pelo respeito da lei internacional.

“Como parte de um esforço mais amplo para gerar pressão econômica sobre os agressores, encorajamos todos os profissionais de relações públicas e comunicação – onde quer que estejam – a considerarem cuidadosamente o aspecto ético de continuar a representar clientes alinhados com as autoridades russas ou que são equívocos ao condenarem a atual ação militar.

“Também notamos com considerável preocupação como a desinformação tem sido usada como arma nesta crise crescente. Isso sublinha claramente a importância da educação midiática e da confiança em fontes de informação independentes e verificadas. Também nos mostra com clareza as consequências sobre a vida e a morte que alegações espúrias espalhadas sem controle através das mídias sociais e outros canais podem trazer”, continuou ele. “Além disso, vimos a mídia controlada pelo Estado na Rússia usada para minimizar o impacto e a escalada da invasão na tentativa de influenciar a opinião pública naquele país.

“Acima de tudo, nossos pensamentos neste momento estão com o povo da Ucrânia – e de fato com os muitos russos comuns que não apoiam o ataque de seu governo à Ucrânia, alguns dos quais têm sido detidos por protestar. Embora não estejam na linha de fogo, eles também são vítimas desta invasão e são eles que irão viver com muitas das consequências. Desejamos caminho seguro a todos os nossos colegas dos veículos de comunicação que estão cobrindo esta guerra e também apoiamos os relações públicas e comunicadores que trabalham com instituições de ajuda e ONGs que estão fazendo um trabalho épico em resposta ao agravamento da situação. Em reconhecimento a isso, estamos fazendo uma doação para a Cruz Vermelha Apelo à Crise da Ucrânia.”

Com informações do Portal Aberje.

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