A reportagem do InfoAmazônia Engolindo Fumaça, que retrata os efeitos das queimadas sobre a saúde da população amazônica brasileira durante a pandemia, foi vencedora do Prêmio Internacional Rei da Espanha de Jornalismo Ambiental 2022.

Concedido pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, junto com a Agência Efe, a premiação engloba trabalhos profissionais de jornalismo de línguas espanhola e portuguesa da Comunidade Ibero-Americana de Nações e dos países com os quais a Espanha mantém laços históricos e relações culturais e de cooperação.

Segundo o InfoAmazônia, a combinação das queimadas com a pandemia deixou as populações das regiões afetadas mais vulneráveis e expostas ao agravamento dos problemas respiratórios causados pela Covid-19. Ainda de acordo com o site, municípios dos estados de Rondônia, Mato Grosso, Acre e Amazonas, ficaram mais perigosos.

Os jurados do prêmio ressaltaram que é um “tema do momento, que entra nos olhos e gera um impacto visual ao lê-la; é uma história complexa, com significado científico, contada de forma divertida e com critérios científicos, ou seja, rigorosa”.

Para realização da reportagem, a equipe chefiada por Juliana Mori de Oliveira contou com 20 profissionais do InfoAmazônia, entre eles oito jornalistas – repórteres e fotógrafos –, geógrafos e estatísticos.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments