Termina neste domingo (6/3) o período de inscrições para as Bolsas de Tecnoinvestigações do Intercept Brasil, exclusivas para pessoas negras, que selecionarão quatro repórteres para investigar o uso da tecnologia na violação de direitos humanos. O projeto é fruto de parceria com Conectas Direitos Humanos, Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa e Data Labe.

Os bolsistas receberão R$ 4.500 cada para produzir reportagens mostrando como diferentes tecnologias estão sendo utilizadas para violar direitos fundamentais, seja por parte do Estado ou de empresas privadas. A ideia é ir além do noticiário investigativo e da tecnologia tradicional.

O Intercept cita como exemplos contratações ou parcerias com o poder privado para aumento da capacidade de vigilância e uso compartilhado de dados pessoais dos cidadãos e cidadãs brasileiros; tentativas de utilização de bases de dados para finalidades distintas das originalmente criadas; uso de tecnologias que gerem impacto negativo na discriminação racial ou de gênero por agentes do estado ou entes privados; uso de tecnologias para perseguição e criminalização de movimentos sociais, entre outros.

Na primeira etapa do projeto, serão selecionados dez jornalistas a partir das ideias apresentadas, que participarão de uma oficina de formação básica para ajudar na construção da pauta. A partir desse processo, serão selecionadas as quatro pautas contempladas com as bolsas.

Os selecionados para a primeira fase devem ser anunciados em 15 de março, com a indicação das pautas finais ocorrendo de 25 de março a 4 de abril. Confira o cronograma e inscreva-se aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments