O UOL Confere, iniciativa de checagem de fatos do UOL, passa a fazer parte da International Fact-Checking Network (IFCN), rede mundial de checagem de informações. A adesão ocorreu após análise de critérios-chave para a rede, como apartidarismo e transparência.

Com sede nos Estados Unidos, a IFCN reúne mais de 100 iniciativas de checagens de fatos de todo o mundo, sendo que todas seguem os mesmos princípios de apartidarismo e tratamento justo, transparência sobre fontes consultadas, origem do financiamento e metodologia de checagem, e uma política clara de correções.

O UOL Confere junta-se às iniciativas brasileiras que já integram a rede − Aos Fatos, Estadão Verifica e Lupa − e a outros projetos internacionais, como Washington Post e PolitiFact (Estados Unidos), Full Fact (Reino Unido), Maldita.es (Espanha) e Chequeado (Argentina).

Ferdi Özsoy, gerente de programas da IFCN, comentou a adesão do UOL Confere: “Acreditamos que a verificação de fatos transparente e apartidária pode ser um instrumento poderoso do jornalismo de prestação de contas. O UOL Confere atendeu a todos os princípios e internalizou o Código de Princípios da IFCN para que faça parte de seu trabalho diário”.

Para Alexandre Gimenez, gerente geral de Notícias, Economia e TAB do UOL, a entrada do projeto na rede é um “reconhecimento internacional do empenho do UOL no combate à desinformação de forma transparente e equilibrada”.

O UOL Confere também faz parte do Projeto Comprova, iniciativa de checagem de fatos que reúne jornalistas de 40 redações brasileiras.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments