A Abraji realizará dias 8 e 9 de março dois webinars focados em discutir o cenário de ataques de gênero contra profissionais da imprensa no Brasil. Para marcar o Dia Internacional da Mulher, durante o evento acontecerá também o lançamento do relatório Violência de Gênero Contra Jornalistas, resultado do monitoramento que a entidade fez em 2021 com a parceria da Unesco.

Com transmissão online e gratuita a partir das 17h, no primeiro dia as convidadas Julie Posetti, vice-presidente adjunta do International Center for Journalists (ICFJ); e Verônica Toste, consultora de gênero do projeto e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), debaterão o cenário das violências de gênero contra jornalistas e contra profissionais mulheres no País e no mundo, além de apresentarem a metodologia e os principais achados da pesquisa.

Em 9/2, os debates serão dedicados a possíveis soluções para o problema das agressões, trazendo diferentes perspectivas de enfrentamento à violência de gênero contra profissionais de mídia, como as dos poderes Legislativo e Judiciário, além das plataformas de redes sociais, que estão envolvidas na problemática.

O público poderá participar com perguntas e comentários. A lista completa de convidadas confirmadas será divulgada nos próximos dias, assim como as informações para inscrição.

De acordo com levantamento feito por Abraji e Unesco, em 2021 foram registrados 119 ataques contra jornalistas mulheres ou de gênero, o que equivale a, em média, um ataque a cada três dias. Ainda segundo o relatório, 91,3% dos agressores são homens, 51,1% são internautas e 36,1%, autoridades públicas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments