18.4 C
Nova Iorque
terça-feira, outubro 7, 2025

Buy now

" "
Início Site Página 197

Ricardo Kertzman e Héverton Guimarães deixam a Itatiaia

Ricardo Kertzman e Heverton Guimaraes

O comentarista e colunista de política Ricardo Kertzman demitiu-se da Rádio Itatiaia, em que atuou por alguns meses, e seguiu para a Rádio 98. A informação é do portal Moon BH.

Ele tornou-se muito popular, principalmente no meio político, quando ainda escrevia uma coluna no Estado de Minas, e mandava em primeira mão para a Itatiaia as novidades do Atlético Mineiro, clube em que é um dos conselheiros.

Outro que saiu da Itatiaia foi o apresentador e comentarista esportivo Héverton Guimarães, depois de um ano de trabalho. Também de acordo com o portal Moon BH, Héverton disse sair muito feliz da emissora, uma vez que o presidente e seu vice garantiram que as portas estão abertas para o seu retorno, se um dia assim desejar. O novo projeto dele é digital, com a nacional da Band.

Antes de assinar com a Itatiaia, Héverton atuava na Band Minas, mas um desentendimento da emissora com a Rádio 98 culminou em sua saída.

Ricardo Kertzman e Heverton Guimaraes

Regulamento: Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira

Começa nesta quinta-feira a votação do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira

Introdução

O jornalismo brasileiro hoje tem um recorte racial incompatível com o recorte racial da sociedade brasileira. O Estudo Perfil Racial da Imprensa Brasileira, realizado em 2021 pela newsletter Jornalistas&Cia sob a coordenação do Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, além de estimar que menos de 20% dos profissionais que atuam nas redações se declaram negros, mostrou que quanto mais alto o cargo, menor a presença de negros ocupando essas posições. Essas informações e números, levantados pelo estudo, são fundamentais para o jornalismo brasileiro tanto para uma maior diversidade racial na imprensa, como também uma efetiva e ampla valorização desses profissionais. São objetivos que o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira vai perseguir, em continuidade aos projetos e programas de Diversidade, Equidade e Inclusão que os organizadores vêm implementando nos últimos anos.

 

O Prêmio

O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira é uma realização conjunta de Jornalistas&Cia, Neo Mondo, 1 Papo Reto e Rede JP e tem por objetivo o reconhecimento dos jornalistas negros e negras do Brasil e dos veículos de comunicação – especializados ou não – com maior aderência à cobertura de pautas raciais e à causa da luta antirracista, por sua contribuição histórica ao jornalismo brasileiro. É também uma contribuição para o fomento de maior diversidade, equidade e inclusão nas redações jornalísticas do País, e, em consequência, das pautas e fontes presentes no dia a dia da atividade editorial. Além da valorização do jornalismo local e regional.

Anual, ele foi concebido para fazer parte do calendário do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Será realizado em dois turnos de votação, em eleição realizada entre os próprios jornalistas e também entre os profissionais das áreas afins como assessorias de imprensa e comunicação, estudantes e professores de jornalismo e colegas das áreas de publicidade, propaganda e marketing.

O prêmio conferirá aos eleitos troféus e certificados alusivos à conquista em solenidade e data a serem definidas oportunamente, levando-se em consideração o calendário de iniciativas das celebrações do Dia da Consciência Negra.

 

Quem poderá ser indicado e concorrer à premiação

O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira não tem inscrições. Resultará de indicações espontâneas que se darão em um processo eleitoral com dois turnos de votação, o primeiro de livre indicação, de onde sairão os classificados; e o segundo, que elegerá os TOP 50 Profissionais Brasil; os TOP Campeões Regionais de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul; os TOP 5  Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo; e os TOP 5 Veículos de Comunicação.

Poderão ser votados no primeiro turno e no segundo turno jornalistas negros e negras em atividade em redações jornalísticas de qualquer região do País e de quaisquer plataformas editoriais (mídia impressa, eletrônica ou digital) e tipo (jornal, rádio, TV, revista, internet, blog, canal digital, podcast etc.), independentemente do porte, segmento ou especialização.  E veículos jornalísticos – gerais ou especializados/segmentados – reconhecidos por atuar na cobertura de temas raciais e pelo empenho na luta antirracista no jornalismo brasileiro.

Indicações que fugirem a esse escopo serão desconsideradas.

 

Primeiro Turno

O primeiro turno é de livre indicação e, nele, cada eleitor poderá indicar até cinco nomes de jornalistas nas categorias Profissionais Brasil e Profissionais de Imagem / Foto e Vídeo e de veículos de comunicação que mais admira. Os votos, ainda que parciais, ou seja, com menos de cinco indicações, serão considerados válidos.

Resultará dessas indicações a lista dos finalistas para o segundo turno até o limite de 100 que vão concorrer aos TOP 50 Profissionais Brasil; até o limite de dez profissionais que vão concorrer aos TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo; e até dez veículos de comunicação, que vão concorrer aos TOP 5 Veículos de Comunicação. Serão classificados os que obtiverem maior quantidade de votos.

Dos TOP 50 Profissionais Brasil e dos TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo sairão os TOP Campeões Regionais de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

A apuração e a proclamação dos resultados finais terão a curadoria das quatro organizações responsáveis pela premiação, a saber: Jornalistas & Cia, Neo Mondo, 1 Papo Reto e Rede JP.

 

Segundo Turno

O segundo turno começará com a votação zerada e será disputado pelos profissionais e veículos classificados no primeiro turno – até o limite de 100 nomes para a categoria Profissionais Brasil; dez profissionais para a categoria Profissionais de Imagem / Foto e Vídeo; e até dez Veículos de Comunicação. Eles serão relacionados em ordem alfabética na cédula de votação.

Nesse turno, os eleitores escolherão seus preferidos, entre os jornalistas e os veículos de comunicação, até o limite de cinco nomes, classificando-os de 1º a 5º lugar.

Do mesmo modo, não será obrigatório votar em cinco nomes. Todos os votos, ainda que parciais, serão computados na apuração.

Os vencedores, ou seja, os que obtiverem as maiores pontuações no segundo turno, vão compor os TOP 50 Profissionais Brasil, os TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo; os TOP Campeões Regionais de Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sul e Sudeste; e os TOP 5 Veículos de Comunicação.

 

Como será a votação

A votação tanto no primeiro quanto no segundo turno será feita em ambiente digital, na plataforma especialmente desenvolvida pelos organizadores da premiação.

Ela exigirá de cada eleitor um pequeno cadastro, necessário para validação dos votos e para garantir a confiabilidade da votação. Esse cadastro constará de nome completo, empresa, cargo, e-mail e CPF do votante, sendo que cada pessoa só poderá votar uma única vez no primeiro turno e uma única vez no segundo turno.

Essas informações serão mantidas sob guarda e sigilo dos organizadores, por até um mês após o evento de premiação, sendo depois excluídas do sistema, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

Sistema de pontuação

 A pontuação seguirá os seguintes parâmetros:

  • Primeiro Turno
    • Todas as indicações valerão 1 ponto e a pontuação final de cada indicado será a soma das indicações recebidas.
  • Segundo Turno
    • As indicações valerão:
      • 1º lugar – 100 pontos
      • 2º lugar – 80 pontos
      • 3º lugar – 65 pontos
      • 4º lugar – 55 pontos
      • 5º lugar – 50 pontos

 

Confidencialidade dos votos

A votação é secreta e inviolável e aos votantes é garantido sigilo absoluto de suas indicações. Todo o processo será conduzido por um moderno e seguro sistema de votação online desenvolvido e supervisionado pelos organizadores da premiação.

 

As Premiações

O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira terá o seguinte escopo:

  • TOP 50 Profissionais Brasil
    • Serão homenageados os 50 jornalistas negros e negras classificados no primeiro turno e que obtiverem, no segundo, as maiores pontuações – independentemente de função, plataforma, veículo ou região em que atuem.
    • Desses, os dez com as maiores votações integrarão o Pódio, recebendo um troféu alusivo à conquista, revelação que só será feita na cerimônia da premiação.
  • TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo
    • Serão homenageados os cinco profissionais de imagem negros ou negras (fotógrafos ou cinegrafistas) classificados no primeiro turno e que obtiverem, no segundo, as maiores pontuações – independentemente de função, plataforma, veículo ou região em que atuem.
    • Desses, o mais votado, considerado campeão de admiração do prêmio nesta categoria, receberá adicionalmente um troféu alusivo à conquista, revelação que do mesmo modo só será feita na cerimônia de premiação.
  • TOP Campeões Regionais
    • Serão homenageados os jornalistas que em cada uma das cinco regiões do País receberem as maiores votações na região em que atuam. Seus nomes sairão dos eleitos entre os TOP 50 Profissionais Brasil e dos TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo.
    • Todos eles receberão adicionalmente um troféu alusivo à conquista, revelação que do mesmo modo só será feita na cerimônia de premiação.
  • TOP 5 Veículos de Comunicação
    • Serão homenageados os cinco veículos de comunicação – especializados ou não – com maior aderência à cobertura de pautas raciais no País.
    • Desses, o mais votado, considerado o campeão de admiração do prêmio, também receberá um troféu alusivo à conquista, revelação que do mesmo modo só será feita na cerimônia de premiação.

 

Homenagens Especiais

O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira fará três homenagens especiais, todas elas definidas pelo Conselho Consultivo criado pelos organizadores da premiação. São elas:

  • Decano do Jornalismo – Troféu Luiz Gama
    • Que distinguirá um jornalista negro ou uma jornalista negra da imprensa brasileira por sua história profissional
  • Revelação do Ano – Troféu Tim Lopes
    • Que distinguirá um jovem jornalista negro ou uma jovem jornalista negra que tenha despontado na profissão entre os anos de 2022 e 2023
  • Personalidade do Ano – Troféu Gloria Maria
    • Que distinguirá uma personalidade da sociedade brasileira que tenha se destacado por sua atuação antirracista e em defesa da diversidade e inclusão

 

Calendário

O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira seguirá o seguinte calendário:

  • 24/08/2023 Lançamento
  • 31/08/2023 Início do 1º Turno
  • 14/09/2023 Final do 1º Turno
  • 15 a 19/09/2023 Apuração do 1º Turno
  • 20/09/2023 Divulgação
  • 21/09/2023 Início do 2º Turno
  • 05/10/2023 Final do 2º Turno
  • 06 a 09/10/2023 Apuração do 2º Turno
  • 10/10/2023 Divulgação
  • 13/11/2023 Premiação

 

Leandro Conti assume a VP de Assuntos Corporativos da Hotmart

Leandro Conti (Divulgação Hotmart)

Leandro Conti acaba de assumir a recém-criada Vice-Presidência Global de Assuntos Corporativos da Hotmart Company, empresa global de tecnologia focada na Creator Economy.

Com reporte direto ao cofundador e CEO João Pedro Resende, a nova área terá responsabilidade sobre comunicação externa, com liderança de Mariana Rosa; relações governamentais e institucionais, com Antonio Abbatepaolo; e ESG, com Edivânia Silva, para as três empresas do grupo: Hotmart, Teachable e eNotas.

Leandro Conti está na Hotmart desde 2020, e anteriormente liderava a diretoria de marketing communication & external affairs da empresa. Nos mais de 20 anos de carreira, ocupou posições de liderança em empresas multinacionais como UnitedHealth Group, Syngenta, Bayer, Henkel, Philip Morris e Nextel.

Leandro Conti (Divulgação Hotmart)

Em um de seus primeiros desafios à frente da nova área, Leandro participou na última semana do Fire Festival, evento de marketing digital, empreendedorismo e inovação organizado pela Hotmart.

Em sua sétima edição, o encontro foi realizado de 24 a 26 de agosto no Expominas, em Belo Horizonte, e contou com cerca de 8 mil participantes, de 26 países. No total, foram 36 estandes, seis palcos simultâneos e mais de 160 palestrantes, além de mais de 3 mil colaboradores que estiveram envolvidos na sua realização.

Novo censo mapeará o perfil das agências de comunicação no Brasil

Projeto é uma iniciativa conjunta de Abracom, Gecom, Jornalistas&Cia e Mega Brasil

Vem aí o novo Censo Brasileiro das Agências de Comunicação, que tem por objetivo mapear e identificar com maior precisão as centenas de agências de comunicação existentes no mercado brasileiro, um mercado que em 2022 faturou quase R$ 5 bilhões e que emprega mais de 17 mil profissionais, segundo dados do Anuário da Comunicação Corporativa.

Financiado pelo consórcio integrado por Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação, Gecom – Grupo Empresarial de Comunicação (mantenedor do Prêmio Jatobá PR), Jornalistas&Cia e Mega Brasil, o Censo será realizado entre os meses de setembro e outubro e sua apresentação ao mercado ocorrerá em novembro. O trabalho de campo será realizado pelo Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, sob a coordenação de Maurício Bandeira, especialista em pesquisas de opinião, mercado e mídia, com mais de três décadas de experiência.

Tendo como ponto de partida o Censo realizado em 2021, que conseguiu mapear formalmente 900 das 1.500 agências pesquisadas, a nova edição vai se aprofundar no perfil de cada uma delas, buscando identificar, no universo estudado, quais são as que estão estruturadas empresarialmente, quais atuam como consultorias personalizadas e as que, mesmo caracterizadas como pessoas jurídicas, são de profissionais freelancers, que em geral têm como clientes as próprias agências de comunicação.

O Censo também buscará dimensionar o porte das agências, o que será possível a partir de informações como quantidade de colaboradores e de clientes que cada agência informar.

Outros detalhes do projeto foram apresentados nesta sexta-feira (25/8) em webinar que contou com as participações de Daniel Bruin, presidente da Abracom, do coordenador do Censo Maurício Bandeira e dos diretores do Gecom Eduardo Ribeiro, Helio Garcia, Marco Rossi e Thales Toffoli, com moderação da diretora executiva da Abracom Sheila Magri.

A transmissão está disponível no canal da Mega Brasil no YouTube.

IG e Placar unem-se para promover conteúdos de futebol

IG e Placar unem-se para promover conteúdos de futebol
IG e Placar unem-se para promover conteúdos de futebol

O portal iG e a revista Placar fecharam parceria para promover conteúdos de futebol. Ela proporcionará maior leque de informações sobre o esporte no site, além das notícias que envolvem atletas e clubes.

Para Júlia Correia, CEO do iG, “mais do que um território positivo e seguro para associação de marcas em qualquer lugar do planeta, o futebol está no DNA do brasileiro. Pensando na missão de nutrir a nossa audiência com o melhor conteúdo, esporte é prioridade e Placar vem como parceiro estratégico para reforçar o nosso time, Estamos muito felizes com o início da parceria”.

De acordo com Sandro Santos, diretor comercial da Placar, além de notícias quentes, a união permitirá que agências e grandes anunciantes se beneficiem com a soma das audiências.

Paulo Leal, vice-presidente executivo do Portal iG, destaca que “a parceria é uma oportunidade única para todos, uma vez que a audiência terá um conteúdo nobre, importante e imparcial do mundo esportivo através da Placar, voltada para milhões de brasileiros que acessam o iG diariamente”. E complementa: “Sem dúvidas, é um ganho para o mercado publicitário e para as marcas anunciantes, que passam a ter um novo ambiente para poder se comunicar com essa audiência fã do futebol e do esporte no Brasil”.

Leia também:

Programa formativo oferece bolsa para reportagem sobre mulheres e crianças negras

Programa formativo oferece bolsa para reportagem sobre mulheres e crianças negras
Programa formativo oferece bolsa para reportagem sobre mulheres e crianças negras

Nós, Mulheres da Periferia, em parceria com Alma Preta Jornalismo e Marco Zero Conteúdo, lançam o programa formativo O papel do jornalismo periférico e antirracista na proteção das crianças negras. O objetivo é conscientizar veículos e profissionais para a importância da imprensa na garantia de direitos de crianças negras.

Crianças negras e indígenas, juntamente com suas cuidadoras, são as mais afetadas pelas desigualdades estruturais da sociedade brasileira. Isso torna essencial a presença do tema em noticiários, trabalhos acadêmicos e pesquisas, para contribuir com a consolidação e reivindicação de políticas públicas.

Serão selecionadas 35 pessoas para participar de quatro encontros online de duas horas e meia de duração. Cada aula contará com um eixo-temático e um profissional da área. Ao fim, todos concorrerão a uma bolsa de R$ 10 mil para financiar uma reportagem que envolva proteção de mulheres e crianças negras. Podem participar estudantes e profissionais de comunicação que residam no nordeste do País.

Para marcar o lançamento do programa e celebrar agosto, Mês da Primeira Infância, será realizado em 30/8, das 19h às 21h, o evento online Mães e crianças negras: sementes de comunidades vivas. Com convidados especializados em áreas relacionadas a maternidade, racismo, jornalismo e primeira infância, o evento é livre para interessados no tema.

Para participar basta se inscrever até 30/8 às 14h no site do evento.

Leia também:

Bastidores CNN estreia na próxima segunda-feira (28/8)

Tainá Falcão e Gustavo Uribe, dupla de apresentadores do novo "Bastidores CNN". Crédito: Alexandre Mendonça/CNN Brasil

A CNN Brasil lançará na próxima segunda-feira (28/8) o Bastidores CNN, novo noticiário vespertino comandado de Brasília por Tainá Falcão e Gustavo Uribe. A atração vai ao ar das 14h às 16h e será o primeiro programa da casa ancorado direto e ao vivo a partir da Capital Federal.

O objetivo é levar ao público as principais notícias do universo político do país, com âncoras, analistas e repórteres circulando no dia a dia pelo Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Esplanada dos Ministérios.

Fazem parte do time analistas, atuando como apuradores em tempo real, Renata Agostini em Brasília, e Iuri Pitta e Clarissa Oliveira, recém-contratada, em São Paulo. “Estamos preparados, com uma equipe afinada, para assumir essa grande responsabilidade que é levar notícias diretamente do centro do poder para todo o público da CNN Brasil”, reforça Daniel Rittner, Diretor Editorial em Brasília.

Tainá Falcão e Gustavo Uribe, dupla de apresentadores do novo “Bastidores CNN”. Crédito: Alexandre Mendonça/CNN Brasil

A estreia, segundo ele, integra uma série de mudanças no conteúdo da CNN Brasil. “O foco está no reposicionamento de conteúdos, com mais espaço para informação, fatos e análises embasadas.

“Reportar os fatos mais relevantes ao nosso público, com informações e contextualização que só quem acompanha de perto as notícias pode oferecer, é o nosso grande diferencial”, acrescenta Virgilio Abranches, VP de Conteúdo e Operações da CNN Brasil, atualmente também à frente da vice-presidência de Jornalismo.

Mariana Weber assume a Comunicação da Nuu

Marian Weber (arquivo pessoal)

Após dois anos e meio atuando na cobertura de gastronomia, negócios, ESG, viagem e lifestyle da Forbes, Mariana Weber deixou a publicação a caminho do universo corporativo.

Ela assumiu neste mês o posto de head de Comunicação da NUU, foodtech mineira de alimentos regenerativos à base de mandioca, com sede em Patos de Minas, reconhecida pela ONU como uma das 50 melhores pequenas empresas de alimentos do mundo.

Antes da Forbes, Mariana trabalhou por anos produzindo conteúdos especiais e branded content para diversas publicações dos grupos Abril, Globo e Estado, foi editora-chefe do portal Meus 5 Minutos, e passou por CBN, Época e AOL Brasil.

Marian Weber (arquivo pessoal)

Nádia Martins começa no Canal Rural

Nádia Martins está se despedindo do Rio Grande do Sul, onde vinha atuando como repórter da Rádio Guaíba, para assumir a apresentação em São Paulo do programa Lance na TV, do Canal Rural.

A atração vai ao ar às terças, quartas e sextas-feiras, às 20h, antes do leilão da noite. Ela também será responsável por atualizar a agenda de leilões e eventos do Canal Rural, do Lance Rural e do Canal do Criador, e atuará como redatora, locutora e produtora para a emissora.

Em entrevista ao site Coletiva.net, a profissional comemorou o novo desafio, segundo ela, o maior de sua carreira até o momento. “Dar voz e rosto para um dos setores que movimentam o nosso País é uma responsabilidade imensa e exige um mergulho mais analítico e aprofundado no tema”, comentou.

Antes da Guaíba, Nádia foi repórter freelancer para a plataforma GZH, repórter da Rádio Acústica e produtora da RDC TV.

Globo Esporte firma parceria de conteúdo com Flow Sport Club

Globo Esporte firma parceria de conteúdo com Flow Sport Club

O Globo Esporte (ge) firmou uma parceria com o canal Flow Sport Club para distribuição de conteúdo. Desde 23/8, os vídeos do canal de esportes estão sendo publicados no ge.globo. A ideia é trazer maior engajamento para o site, com conteúdo que mistura esportes e entretenimento.

O conteúdo do Flow estará disponível na aba Parceiros no ge. Carina Guedes, head de Produto do ge, falou sobre a parceria: “Nada como se informar, se divertir e compartilhar novas experiências em um único lugar. A missão do ge.globo é fazer do usuário um fã de esporte, que quer estar sempre se informando, se divertindo com extrema qualidade”.

Carina também destacou que o projeto de parcerias com influenciadores é uma evolução no ecossistema de informação do ge. Na aba Parceiros,também estão disponíveis conteúdos de outros projetos esportivos, como Desimpedidos, Camisa 21, Futebol de Rua e Passa a Bola.

Para Matheus Capanema, head do Flow Sport Club, ter o conteúdo do Flow no ge “é de suma importância, afinal o nosso objetivo é fortalecer não só nossas produções, mas fazer chegar em mais gente possível e o ge vai nos ajudar nisso. Essa parceria vai trazer mais engajamento para o portal, gerar valor para o Flow Sport Club e fortalecer ambas as marcas”.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese