A ESET divulgou os trabalhos vencedores do Prêmio ESET de Jornalismo em Segurança da Informação 2023. A iniciativa valoriza e reconhece o trabalho de profissionais de comunicação que conscientizam e informam sobre segurança cibernética.

Este ano, o grande vencedor do concurso é Tomás Balmaceda, da Argentina, pelo trabalho intitulado O dilema diário: e se eu esquecer minha senha?, publicado na Revista VIVA. Além de ganhar uma viagem a Barcelona, para participar da próxima edição do evento de tecnologia Mobile World Congress, ele poderá visitar os escritórios centrais da ESET localizados em Bratislava, Eslováquia.

Os finalistas das demais categorias, no entanto, também serão premiados pelos seus trabalhos. No Brasil, Rone Fabio Carvalho Junior venceu categoria de Imprensa Gráfica, com seu artigo Crimes cibernéticos, publicado no jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto (SP). Na categoria Imprensa Digital venceu Gabriel Daros Lourenço, com seu artigo O Golpe do Porco Apaixonado, publicado no UOL Tilt.  Na categoria Imprensa Multimídia, a vencedora brasileira é Larissa Franke Roso, da GZH, com Como começar a vida online em apps e sites.

Venceram também Adriana Marisela Juárez Miranda, do México no El Heraldo, com Roubaram meu iPhone 13 Pro Max… esse foi apenas o início de um verdadeiro pesadelo; Ernesto Alonso Cabral Mejía, do Peru no La Encerrona, com o relatório intitulado Vazamento massivo de senhas, e-mails e outros dados em Miraflores; Airam Fernández, do Chile no Diario Financiero, com Outros mundos possíveis: os riscos que vêm com o aumento da IA; Ezequiel Clerici, da Argentina no Rosario3, com Ataque de hackers à empresa de Rosario La Segunda: a mecânica de um crime milionário sem armas nem rostos; Malka Mekler, da Costa Rica, pelo artigo A evolução do Malware: Combatendo o cibercrime com a ajuda da Inteligência Artificial, no Connecta B2B; e Javier Mendez, da Colômbia, na Revista Enter, com Ransomware: uma guerra que está sendo perdida.

Leia também: FIJ apela para que jornalistas respeitem a Carta de Ética Global na cobertura de Gaza

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments