Reportagem do site Journalism.co.uk destaca os possíveis impactos da Page Experience, nova métrica do Google aplicada a partir deste mês de fevereiro, que altera o posicionamento dos sites em seus mecanismos de pesquisa. Páginas que carregam mais rápido serão melhor classificadas, o que pode afetar sites de notícias com conteúdo denso.

O ranqueamento de uma página na busca do Google baseia-se em três grandes métricas:

Largest Contentful Paint (LCP) mede quanto tempo o maior pedaço de conteúdo do site demora para carregar, geralmente é o item principal da página, no qual os editores querem que os leitores cliquem. Segundo o Google, se este conteúdo demorar para carregar, pode gerar desinteresse por parte do internauta;

First Input Delay (FID) cronometra a velocidade desde o acesso a uma página até o primeiro clique estar disponível. Novamente, se este clique demorar para aparecer, o leitor pode perder o interesse;

A terceira métrica, Cumulative Layout Shift, é a mais intangível. Mede a oscilação final de imagens e texto quando uma página termina de carregar.

Uma pesquisa do próprio Google mostrou que, se o carregamento de uma página leva de um a três segundos, existe uma chance de 32% de rejeição, ou seja, quando o usuário sai do site sem continuar a clicar em outra página. Além disso, se o leitor tiver que esperar cinco segundos até o carregamento completo, há uma chance de 90% de ele sair do site sem ler uma palavra do conteúdo nela.

O Journalism.co.uk destacou o tempo de carregamento de dez dos principais sites de notícias do Reino Unido. Nenhum deles registra tempo menor do que um segundo. Os sites de Mirror, MSN e Independent tiveram taxas maiores que três segundos. Express e BBC foram os que mais se aproximaram de um segundo.

Leia mais aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments