Tilden Santiago morreu na última quarta-feira (2/2), aos 81 anos de idade, vítima de complicações causadas pela Covid-19. Ex-deputado federal e fundador do Jornal dos Bairros, de Belo Horizonte, foi também presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG).

Nascido no município mineiro de Nova Era, formou-se em Filosofia e Jornalismo e atuou, além dessas áreas, como padre-operário, sindicalista, embaixador do Brasil em Cuba, professor, deputado federal e militante pelas causas ambientais.

Tendo iniciado sua trajetória política ainda cedo, ingressou na Ação Libertadora Nacional (ALN) depois do golpe militar de 1964 e foi um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores (PT).

Na manhã desta quinta-feira (3/2), em suas redes sociais, o ex-presidente Lula lamentou a morte de Tilden e afirmou: “Tilden militou pela democracia e por um Brasil melhor”. Ressaltou ainda que a Covid-19 já tirou a vida de quase 630 mil brasileiros.

A família do jornalista também usou as redes para expressar suas homenagens: “A maior herança deixada por ele para nós foi a cultural e sentimental. Ele sempre pediu para partir em paz, e assim foi. De padre a embaixador, mas a melhor função exercida por ele na terra foi a de pai. Você deixou muitas pessoas que te amam”.

O SJPMG pronunciou-se em nome dos jornalistas de Minas agradecendo a Tilden pela defesa intransigente dos jornalistas, “do jornalismo, e da liberdade de expressão, em um momento delicado da história brasileira, quando assumiu o comando da entidade ainda durante a ditadura”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments