A Open Knowledge Brasil lançou a ferramenta de código aberto Querido Diário. O serviço centraliza informações de nível local, reunindo a princípio os diários oficiais de 12 capitais brasileiras: Boa Vista, Manaus, Palmas, João Pessoa, Teresina, Maceió, Salvador, Natal, Goiânia, Campo Grande, Rio de Janeiro e Florianópolis.

A ferramenta é a junção de duas iniciativas que já existiam: o Projeto QueriDO, que monitorava os diários oficiais com o olhar direcionado para licitações, e a Operação Serenata de Amor, voltada para a esfera pública federal e que criou o robô Rosie para monitorar suspeitas de desvio da Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP).

Após unir os dois projetos e liderar o desenvolvimento do novo produto, em um trabalho prévio que durou cerca de três anos, Open Knowledge criou as ferramentas para acessar diariamente os sites das prefeituras, baixar os diários oficiais, organizar os arquivos, limpar os dados e disponibilizar essas informações em uma estrutura de busca.

Não é preciso entender de programação para usar o serviço, que reúne todas as características dos buscadores comuns, como o algoritmo de busca semântica, que retorna informações semelhantes aos termos buscados, a possibilidade de usar aspas para encontrar frases exatas etc.

A plataforma concentra ainda os textos na íntegra dos diários oficiais, possibilitando a pesquisa de qualquer palavra que tenha sido publicada nesses documentos e a ferramenta mostra exatamente onde está o termo buscado. Após a pesquisa, é possível baixar o diário oficial de interesse em formato PDF ou TXT.

(Com informações da Rede de Jornalistas Internacionais – IJNet)


E mais:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments