Sem nenhuma justificativa, o Twitter suspendeu nessa segunda-feira (2/8), por ao menos oito horas, o perfil Fátima (@fatimabot). A ferramenta, criada pelo Aos Fatos, é um robô checador de notícias falsas publicadas na plataforma. A partir de inteligência artificial, ela detecta a divulgação de links com conteúdo desinformativo e envia aos usuários que os compartilharam as checagens feitas pela equipe do Aos Fatos.

“A suspensão ocorreu sem qualquer comunicado prévio ou justificativa clara”, informou a publicação. Ao acessar o perfil, os administradores da conta receberam a seguinte mensagem: “Erro. Sua conta (@fatimabot) está suspensa no momento. Para obter mais informações, entre em Twitter.com”.

Seguindo as orientações, a equipe do Aos Fatos preencheu um formulário para pedir que o perfil fosse colocado no ar novamente. Após ser questionada durante todo o dia, a empresa reativou a conta, ainda sem todos os dados, por volta das 20h10.

Até a manhã desta terça-feira (3/8), o Twitter ainda não havia justificado formalmente o motivo da suspensão da conta. Por meio de assessoria de imprensa, a plataforma afirmou estar investigando o que ocorreu.

Sobre a Fátima – Lançado em julho de 2018 sob a premissa de que todas as pessoas expostas a desinformação também merecem ter acesso à informação verificada, o aplicativo Fátima foi idealizado pelo jornalista e professor do Insper Pedro Burgos e pela diretora executiva do Aos Fatos Tai Nalon.

No Twitter, o perfil sincroniza um banco de alegações falsas ou distorcidas já checadas pelo Aos Fatos e mapeia automaticamente a rede social a cada 15 minutos em busca de posts com links desinformativos. Ao encontrá-los, dispara uma resposta para o perfil que compartilhou o conteúdo enganoso com um link para a informação verificada.

Fátima, que em 2019 faturou o Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados. também atua no WhatsApp e no Messenger do Facebook. Nessas plataformas, ela é um chatbot que conversa com os usuários, envia checagens e recebe sugestões de conteúdo para verificação.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments