Morreu em 14/1 o jornalista David de Moraes, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Pauo (SJSP), aos 87 anos. A entidade lamentou a morte do comunicador que esteve à frente do SJSP de 1978 a 1981.

Moraes foi o 18º presidente do SJSP, em sucessão a Audálio Dantas. Seu mandato foi marcado pela histórica greve dos jornalistas de 1979, a realização da primeira edição do Prêmio Vladimir Herzog e a luta de jornalistas contra o fechamento da TV Tupi. Também durante o tempo que em que esteve à frente do SJSP, ocorreram grandes mobilizações de trabalhadores contrários à ditadura militar, como a greve dos metalúrgicos do ABC, apoiada pelo SJSP.

Após deixar a presidência do SJSP, Moraes foi assessor político do Partido dos Trabalhadores, atuando ativamente na fundação do partido, e trabalhou na Câmara Municipal de vereadores do partido.

Em nota, o SJSP se solidarizou com amigos e familiares de Moraes, e destacou sua “fundamental importância para a construção e fortalecimento da entidade”.

O presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Octávio Costa, também lamentou a morte de Moraes, com quem trabalhou na revista Exame: “Foi um grande companheiro. Nas questões sindicais e politicas, suas opiniões eram sempre equilibradas e muito acertadas. David deixará muitas saudades”.

A Missa de Sétimo dia de David de Moraes está marcada para o próximo domingo (21/1), às 10h30, na Comunidade N.S. das Graças (Rua Giustina Pelicer, 12 – Bairro Piratininga), em Osasco.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments