O MediaTalks, braço internacional de J&Cia, vai abrir a temporada de especiais com uma alentada edição sobre a presença das mulheres na mídia, mas não só como presença física nas redações. Mostrará também aspectos da cobertura, que ainda carregam uma acentuada dosagem de machismo e preconceito. “Será nossa contribuição ao Dia Internacional da Mulher, em que buscaremos, com olhares múltiplos e de profissionais de diferentes países, retratar ações e reflexões sobre tema tão urgente para a sociedade mundial”, diz a editora Luciana Gurgel. Ela e Aldo De Luca conduzirão a edição desde Londres, onde vivem.

Em Especial Mulheres: o desafio da representação, MediaTalks vai examinar como a mídia ajuda − ou atrapalha − o avanço das mulheres nas corporações, na política, na ciência e no próprio jornalismo.

Um dos casos emblemáticos e atuais, que gerou intenso debate e muitas críticas, é o de Jacinda Ardern, ex-primeira-ministra da Nova Zelândia, cuja saída do cargo foi tratada por muitos como “fraqueza” ou suposta evidência da impossibilidade de mulheres conciliarem carreira e vida pessoal, típico exemplo dos preconceitos que resistem, levando à sub-representação ou à representação estereotipada.

O estudo mais recente sobre representação de mulheres na mídia envolvendo vários países concluiu que faltam 87 anos para o equilíbrio ser alcançado.

O especial de MediaTalks vai reunir análise de pesquisas sobre o tema, entrevistas com especialistas e a colaboração de correspondentes em cinco países, compartilhando percepções e experiências locais.

Executivos − e executivas − das marcas apoiadoras principais serão convidados a também compartilharem editorialmente suas visões sobre o tema. Adesões e outras informações com Silvio Ribeiro, pelo e-mail [email protected].

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