O Insper abriu inscrições para a primeira edição do Master em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling. O programa de pós-graduação lato sensu é composto por duas certificações independentes, com seis meses de duração cada e carga total de 420 horas: a Certificação em Jornalismo de Dados e Automação, que se concentra nas habilidades de estatística e programação, e a Certificação em Data Storytelling, com foco em design da informação, visualização de dados e narrativas multissensoriais. 

É possível cursá-las em momentos distintos e, juntas, conferem ao aluno um diploma de pós-graduação lato sensu. Não há pré-requisitos para inscrever-se no programa, que vai contar com uma imersão na primeira semana de aula para passar as bases iniciais do jornalismo de dados e nivelar os conhecimentos necessários para as disciplinas obrigatórias. As inscrições vão até 14/7, e o início das aulas está previsto para 19 de julho.

Natália Mazzote

Natália Mazotte, coordenadora do Programa de Jornalismo e Comunicação do Insper, falou o Portal dos Jornalistas sobre os cursos, jornalismo de dados, métricas no jornalismo, o uso da tecnologia no jornalismo, o jornalista do futuro e a formação de jornalistas para a transformação digital das redações.

Portal dos Jornalistas − Tradicional pelos cursos de excelência em Administração, Direito, Economia e Engenharia, o Insper vem buscando uma aproximação com o Jornalismo há algum tempo e a criação do Master parece enquadrar-se nesse objetivo. Quais os planos da instituição nesse campo? Pensa-se outros projetos, inclusive na graduação?

Natália Mazotte − Nossa missão é ajudar a elevar a qualidade do debate público, e para isso olhamos os principais desafios do nosso atual ecossistema informacional e definimos alguns temas de atuação para os próximos anos: dados e automação, empreendedorismo, diversidade e despolarização. Esses temas vão aparecer em cursos de pós-graduação e de educação executiva, e também em programas de pesquisa aplicada, eventos conectando especialistas nacionais e internacionais e fellowships.

Portal − Temos hoje no Brasil vários projetos independentes no campo do jornalismo, muitos deles praticando o chamado jornalismo investigativo. São projetos praticamente sem fins lucrativos e que lutam pela sobrevivência recorrendo a financiamentos coletivos e não convencionais. Certamente são um público-alvo para um curso dessa natureza. Vocês terão preços diferenciados?

Natália − Nosso objetivo não é fazer cursos só para quem pode pagar, e isso está em linha com muitas outras áreas da escola. O Insper tem um amplo programa de bolsas que se estende ao jornalismo. Para o Master em Jornalismo de Dados, por exemplo, temos muitas bolsas parciais e integrais disponíveis, e queremos formar uma turma diversa, porque isso enriquece a experiência de todo mundo.

Portal − A propósito, quanto custará o curso e de que forma poderá ser pago?

Natália − O Master é dividido em duas certificações de um semestre, que podem ser cursadas separadamente. Então temos um preço que inclui as duas certificações, e outro para cada certificação avulsa. As informações sobre investimento e condições de pagamento podem ser consultadas na brochura do curso, disponível na aba de investimento.

Portal − O Insper concederá bolsas de estudo e, em caso positivo, quais as condições para as pleitear?

Natália − As informações estão todas na página do curso, mas as reproduzo aqui:

O Insper analisa a aderência do perfil do candidato ao perfil desejado para concessão de bolsa, tendo como base os seguintes aspectos:

  • Qualificação: Ter sido aceito no curso dentro do critério específico de seleção de alunos.
  • Diversidade: Considera a importância de ter candidatos que emprestem à turma distintas correntes de pensamento e experiências profissionais.
  • Impacto Social: A experiência profissional do candidato deve estar alinhada aos objetivos do programa. Ele deve possuir características que sugiram motivação pessoal e potencial de geração de impacto social.
  • Necessidade: A concessão da bolsa é condição necessária para a participação do candidato que, por conta de afazeres diversos, precisa de um estímulo extra para fazer o curso.
  • Comprometimento: Contribuir para o sucesso do programa, incluindo a obrigação de restituir os recursos recebidos na hipótese de interrupção do estudo (salvo se motivada por força maior).

Esta análise tem como base, além dos dados preenchidos pelos candidatos, a avaliação dos dados adicionais enviados:

  • Carta de intenção: Base para avaliação do potencial de impacto pelo candidato e da necessidade alegada para a concessão da bolsa.
  • Avaliação de perfil: São analisados experiência profissional, tempo de formado, nível de responsabilidade e influência na organização, entre outros.

Portal − Quantos alunos são esperados para essa primeira turma e quais os professores já confirmados?

Natália − Essa primeira turma terá até 25 alunos. Os professores já confirmados estão listados na página do curso. Os professores e respectivos currículos estão também na brochura que citei anteriormente.

Portal− Haverá convidados internacionais?

Natália − Vamos oferecer alguns webinários com convidados e provavelmente alguns deles serão internacionais, mas ainda não temos nomes confirmados.

Portal − As aulas serão todas ao vivo ou se pensa também num sistema de horários flexíveis, com o conteúdo disponível on demand?

Natália − Sim, as aulas terão horários fixos e serão síncronas, mas os conteúdos vão ficar gravados para alunos que eventualmente não puderem participar em alguma data ou que queiram rever uma aula.

Portal − Houve algum entendimento ou negociação com as empresas de mídia, pensando em grupos e preços diferenciados para elas?

Natália − Fechamos parcerias com as principais associações de jornalismo e comunicação do País, como ANJ, Aner, Abracom, Ajor e Abraji, para oferecer 15% de desconto aos colaboradores das associadas.

Portal − O Insper trabalha com patrocínios, que possam eventualmente subsidiar os preços finais das inscrições?

Natália − Sim, trabalhamos com patrocínios para cobrir bolsas parciais e integrais e ampliar o acesso aos nossos cursos.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments