Estrutura tem Marta Gleich como diretora. Nilson Vargas, Daniel Scola, Carlos Etchichury, Rafael Cechin, Diego Araujo e Andressa Xavier assumem novas funções
O Grupo RBS decidiu ampliar seu modelo de produção de conteúdo jornalístico integrado, com foco na jornada do consumidor em todas as plataformas. Para isso, anunciou nessa quarta-feira (18/4) que as redações da rádio Gaúcha e dos jornais Zero Hora e Diário Gaúcho passam a operar unificadas.
Marta Gleich, que era diretora de Redação dos Jornais do grupo, assume como diretora de Jornalismo de Rádio e Jornal, respondendo pelas marcas Gaúcha, CBN, ZH, Diário Gaúcho, Pioneiro e GaúchaZH, preservando o território de atuação de cada uma delas e ampliando a proximidade com o público. Ela dividirá com Cezar Freitas, diretor da RBS TV, a liderança do jornalismo da empresa, respondendo a Andiara Petterle, vice-presidente de Produto e Operações,.
Outros seis jornalistas assumirão novas funções na estrutura: Daniel Scola, apresentador do Gaúcha Atualidade, será gerente executivo da rádio, com o apoio de Andressa Xavier, apresentadora do Supersábado, nova editora-chefe da emissora; Rafael Cechin, coordenador de esportes da Gaúcha, comandará o Esporte de três marcas (Gaúcha, ZH e DG), numa visão integrada de concepção e entrega de conteúdo; Nilson Vargas, que comandava ZH e Gaúcha/ZH, vai liderar ZH, DG e Pioneiro; Carlos Etchichury, coordenador do grupo de jornalismo investigativo GDI, torna-se editor-chefe de ZH; e Diego Araujo, editor de Esporte de ZH, será editor-chefe do DG. Andreia Fontana segue no comando do Pioneiro, em Caxias do Sul.
“As mudanças são reflexo da nossa estratégia olhando para o futuro: fortalecimento do jornalismo local, com profissionais de excelência produzindo conteúdo para todas as plataformas”, diz Andiara Petterle. “Lançamos no ano passado o GaúchaZH, que tem se provado um sucesso de integração e nos anima a investir em mais e novos projetos de jornalismo. Nosso foco são redações produzindo o melhor jornalismo para os gaúchos com processos mais contemporâneos e valorizando os nossos melhores talentos, um diferencial sempre presente na RBS. Fico muito feliz de promovermos tantas boas lideranças na rádio e nos jornais”.
O projeto foi apresentado nessa quarta-feira (18/4), em primeira mão, para jornalistas de Zero Hora, Diário Gaúcho e Gaúcha. A partir de maio, as equipes passarão a ocupar o mesmo espaço físico em uma redação mais moderna.