14.3 C
Nova Iorque
sexta-feira, abril 26, 2024

Buy now

Abraji e Lupa treinam em checagem de informações

Com foco na cobertura das próximas eleições, a Abraji e a Agência Lupa iniciam no próximo dia 28/4, com apoio do Facebook, uma turnê de oficinas de verificação e checagem de fatos e um treinamento para produção de notícias a partir de bases de informações públicas por todo o País.

O Circuito Abraji-Lupa de workshops gratuitos pretende treinar mais de 500 jornalistas. Cada região terá um número determinado de vagas disponíveis. O Facebook apoia a iniciativa por meio do Facebook Journalism Project, programa focado em fortalecer a parceria da plataforma com a indústria de notícias em todo o mundo.

“É uma grande turnê de capacitação. Teremos como professores profissionais que são referência no jornalismo brasileiro”, diz Cristina Tardáguila, diretora da Agência Lupa,. “É uma oportunidade única para quem vai cobrir as eleições deste ano”.

Entre os profissionais confirmados para ministrar os workshops estão José Roberto de Toledo (revista piauí) e Márcia Cavallari (Ibope).

“Com ferramentas para explorar bases públicas de informações e técnicas de checagem de fatos, o jornalista conseguirá ir além do declaratório”, afirma Daniel Bramatti, presidente da Abraji. “Esperamos que os cursos ajudem a melhorar a qualidade do noticiário sobre os candidatos e seus programas”.

Quem pode participar?

O Circuito Abraji-Lupa será dividido em dois momentos: um online e um presencial. Jornalistas em atividade e estudantes de Jornalismo podem se inscrever para participar da capacitação online. Basta seguir as regras que serão divulgadas nos próximos dias nos sites e nas redes sociais da Abraji e da Lupa (@abraji e @agencialupa).

O curso online da Abraji será feito por meio da plataforma de ensino a distância da entidade, e o da Lupa em sessões privadas do Facebook Live. Os temas serão aprofundados nos treinamentos presenciais. O da Abraji terá oito horas de duração, e o da Lupa, seis. Para participar dos treinamentos presenciais da Abraji os interessados precisarão obrigatoriamente assistir antes às aulas online. Para os da Lupa isso não será pré-requisito.

As inscrições para os cursos online Nordeste/Norte/Centro de 28/4 (9h-11h e 14h-16h) vão até 25/4 e para o curso presencial em Recife (5/5, das 8h às 16h), até 28 de abril. As vagas são limitadas. Confira as demais datas e locais.

 

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese