7.2 C
Nova Iorque
sexta-feira, abril 19, 2024

Buy now

Grupo Globo divulga diretrizes sobre uso de redes sociais por seus jornalistas

*Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro.

O Grupo Globo publicou no domingo (1º/7) em suas mídias recomendações para seus funcionários, ao aparecerem nas redes sociais, de maneira a reforçar o que propõe ser o princípio da isenção e correção jornalística.

Uma carta de João Roberto Marinho, presidente do Conselho Editorial do grupo, apresenta o resultado do trabalho e explica que o objetivo é os jornalistas evitarem tudo aquilo que possa comprometer a compreensão, a integridade e a precisão. As recomendações foram incorporadas aos Princípios Editoriais do grupo, publicados originalmente em 2011 e agora atualizados.

Entre várias exortações, lembra que (1) toda rede social é pública; (2) deslizes na reputação de um profissional respingam no veículo para o qual trabalha; (3) é importante levar à direção casos passíveis de avaliação; (4) deve haver cuidado para não se envolver em debates políticos e ideológicos; e (5) ter atenção para o que puder ser confundido com propaganda de produtos ou entidades. Defende ainda a legitimidade do jornalismo de opinião, no caso de comentaristas, analistas e colunistas, o que corre em paralelo ao jornalismo factual.

Ressalta ainda que as redes sociais são valioso instrumento para se aproximar do público. Além disso, a relevância de priorizar os fatos em primeira mão para os veículos para os quais esses profissionais trabalham, e somente depois disso divulgá-los nas redes sociais. Nos casos de comentários de leitores, recomenda tratá-los com respeito e, no caso de ataques, não confundir críticas com abusos. Recomenda, também, não criticar nem elogiar colegas da redação nem da concorrência, usando canais internos para tanto.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese