A Énois Laboratório lançará na próxima terça-feira (12/7) o projeto Mapa do Jornalismo Local em São Paulo. Construída ao longo de 2021, a iniciativa mapeou o jornalismo local em 39 cidades que compõem São Paulo e a Região Metropolitana. 

Com lançamento presencial na Casa do Povo, na capital paulista, o objetivo do projeto é dar visibilidade a veículos que estão trabalhando para dar conta das necessidades de informação de suas comunidades, assim como valorizar sua cultura e identidade a partir da comunicação.

O momento será destinado para dialogar sobre cultura e jornalismo na periferia, a partir dos dados sistematizados durante a pesquisa, que mapeou 140 iniciativas de jornalismo local e periférico. 

Gisele Alexandre, coordenadora do mapa, explica que o evento possibilitará a troca de vivências entre jornalistas, grupos e coletivos que atuam na comunicação voltada para seu território: “A gente vai conhecer novas práticas, novas tecnologias, novas ferramentas”.

Ela defende que o mapeamento dos veículos é uma importante ferramenta na construção de novas redes de comunicadores locais e para conquistar credibilidade na atuação jornalística.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments