Um conteúdo:

Diretora do portal RC24h e colunista de O Dia, Renata Cristiane de Oliveira foi alvo de racismo em São Pedro da Aldeia, na região dos Lagos do Rio de Janeiro, na sexta-feira (1/7). Cartazes escritos a mão e colados em pontos de ônibus a chamavam de macaca.

Oliveira conta que ao encontrar os cartazes colados em dois pontos de ônibus próximos ao Pronto Socorro de São Pedro da Aldeia, tentou tirá-los, mas não conseguiu. “Havia muita cola. Tive que pegar um colorjet [tinta em spray] e passar por cima para apagar a manifestação de ódio”.

Mulher, negra e lésbica, Renata, que há 20 anos escreve sobre os arredores de Cabo Frio, sofre pela internet toda sorte de agressões racistas, de gênero e lesbofóbicas. Em entrevista à Abraji, ela disse que os ataques pelas redes sociais têm se intensificado neste período pré-eleitoral: “Tento não dar palco para esse tipo de ofensa, mas quando a coisa sai das redes para o ponto de ônibus não dá para ignorar”.

Em nota, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiou o crime e afirmou que, “além de lamentar, denunciar, combater, qualquer ato de violência, assédios, preconceito, homofóbico, racista, solicita às instituições públicas policiais e de Direitos Humanos, assim como à OAB, apoio para coibir tais atitudes abomináveis e punir os responsáveis”.


O #diversifica é um hub de conteúdo multiplataforma sobre Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) do Portal dos Jornalistas e da newsletter Jornalistas&Cia. Ele conta com os apoios institucionais da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), International Center for Journalists (ICFJ), Meta Journalism Project, Imagem Corporativa e Rádio Guarda–Chuva.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments