8.6 C
Nova Iorque
sábado, abril 27, 2024

Buy now

Em Cáceres (MT), jornalista resgata a história da cidade e da imprensa local

Wilson Kishi, fotógrafo e proprietário do site de notícias Zakinews, reuniu em uma reportagem registros dos primeiros jornais impressos que circularam na cidade de Cáceres, em Mato Grosso. O objetivo é resgatar histórias antigas dos 241 anos da cidade, relembrando fatos e acontecimentos para contar a história local para as novas gerações, e fazer os mais velhos lembrarem de tempos longínquos. Ele faz o trabalho com Antonio Costa.

Segundo Kishi, a inspiração para a reportagem foi o livro Um trecho do oeste brasileiro, de Gabriel Pinto de Arruda, lançado há 82 anos, que retrata a cidade de Cáceres naquela época, com muitas lembranças e riqueza de informações. Em seu texto, ressalta o capítulo do livro sobre a imprensa, que relembra os jornais da cidade desde o final do século XIX até as primeiras décadas do século XX.

Ao apostar na valorização da história e do jornalismo local, a iniciativa de Kishi mostra um novo caminho para os jornalistas e veículos do interior brasileiro. Ele explica que o mais importante é “manter viva na memória dos mais novos toda a importância que cada personalidade e/ou família tiveram no passado, em uma cidade com história e cultura muito ricas”.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese