Entidades defensoras do jornalismo e da liberdade de imprensa repudiaram os ataques a Aluízio Palmar, editor do site Documentos Revelados e presidente do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu.

Aluízio publicou na segunda-feira (13/3) uma matéria intitulada Tipos de tortura usados durante a ditadura militar. Na seção de comentários do texto, um homem chamado André Matias Miguel escreveu que as torturas  “deveriam sim continuar e serem mais fortes”, e desejou a morte da ex-presidente da República, Dilma Rousseff.

Aluízio respondeu ao comentário, repudiando o que havia sido escrito. Na sequência, André ameaçou o editor do site, dizendo que ele deveria encontrá-lo pessoalmente e “falar isso tudo na cara dele”, e que Aluízio “desejaria a morte” quando isso acontecesse.

O site Documentos Revelados tem o objetivo de não só falar sobre a ditadura militar, mas facilitar o acesso a arquivos históricos do período. O próprio Aluízio tem um acervo de mais de 80 mil documentos sobre a ditadura militar e a resistência ao regime, e há anos luta pela preservação da memória das vítimas do período. É também autor do livro Onde foi que vocês enterraram nossos mortos?, de 2019.

Em nota, a o Sindicato dos Jornalistas do Paraná (SindijorPR), o Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiaram as ameaças e cobraram “atitudes das autoridades para que as ameaças direcionadas a Palmar não sigam impunes e, ainda, quanto à preservação de sua integridade”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments