No dia em que completa 12 anos de sua fundação, a Agência Pública anuncia novidades. A primeira delas é a oficialização de sua sucursal em Brasília, que será chefiada por Thiago Domenici a partir de abril. Editor, repórter e um dos diretores da Pública, Thiago irá chefiar uma equipe de seis repórteres: Anna Beatriz Anjos, Alice Maciel, Caio de Freitas Paes, Laura Scofield, Rubens Valente e Yolanda Pires.

“Com a nova sucursal, pretendemos dinamizar a investigação de assuntos da política nacional e tratar de temas que ainda passam ao largo da cobertura política tradicional em Brasília, como direitos humanos, desigualdade de gênero e questões socioambientais”, explica a diretora de Comunicação Marina Dias. “A Pública seguirá produzindo jornalismo investigativo, aprofundado e em defesa dos direitos humanos, mas agora, além de produzir reportagens em campo, a partir de diferentes lugares do país, marcará presença na capital federal, para seguir de perto as decisões políticas que influenciam a vida das pessoas. Além disso, vamos acompanhar e cobrar a inclusão prometida pelo governo Lula de novos atores e grupos sociais na política. Como sempre, a cobertura da Pública será feita a partir do ponto de vista da população”.

A outra novidade fica por conta da chegada de Giovana Girardi, referência na cobertura da crise climática, que será coordenadora da cobertura socioambiental, um dos principais temas da casa. Giovana é repórter especializada no tema desde 2002, com passagem pelo Estadão, revista Unesp Ciência, Folha de S.Paulo, e revistas Scientific American e Galileu.

No ano passado, Giovana lançou o podcast Tempo Quente, produzido pela Rádio Novelo, que investigou as forças políticas e econômicas que ganham com a inação do Brasil em relação ao desmatamento e às mudanças climáticas. Ela ficará baseada na redação em São Paulo, e contará com o apoio de repórteres em São Paulo e Brasília, como é o caso de Anna Beatriz Anjos, que cobriu as duas últimas Conferências do Clima da ONU pela Pública.

“O aumento dos casos de eventos extremos pelo país, a necessidade urgente de nos adaptarmos, as pressões internas e externas pra combatermos o desmatamento, conservar e ao mesmo tempo desenvolver populações que estão à margem fazem desses temas os mais preementes da nossa época”, alerta Giovana. “Tô ansiosa pra me debruçar sobre os desafios de contar a história do que, provavelmente, é o maior problema que temos a enfrentar como humanidade. Ao mesmo tempo em que ainda temos de aprender a combater as forças que estão ganhando com a inação e com uma máquina cada vez mais forte a desinformação”.

A integração entre as equipes ficará a cargo de Bruno Fonseca, que foi promovido a chefe de redação em São Paulo. Bruno está na casa desde 2013 e já passou pelos cargos de repórter multimídia, editor de dados e editor.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments