A Rádio Novelo estreou em junho o podcast Tempo Quente, que debate o papel do Brasil em meio à crise climática, e os lobbies e interesses que agem para manter o País na contramão do combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Ao todo, serão oito episódios, publicados semanalmente, apresentados por Giovana Girardi, jornalista de ciência e meio ambiente há 20 anos.

“O Brasil tinha a faca e o queijo na mão para ser um líder mundial no combate às mudanças climáticas. Mas parece ter aberto mão disso em benefício apenas dos interesses de alguns”, destaca Giovana. “Saber fazer, a gente sabe, mas isso tudo está desmoronando. A escalada do desmatamento é o resultado mais gritante, mas estamos sujando nossa matriz elétrica e o negacionismo climático e ambiental se espalhou pelo País. E esse retrocesso veio em privilégio de quem? É isso que a gente se propôs a desvendar”.

Fruto de mais de um ano de produção, a jornalista fez uma centena de entrevistas com políticos, lobistas, cientistas e comunidades que estão no meio desses conflitos de interesses. O primeiro episódio trata sobre o maior complexo termoelétrico a carvão mineral da América do Sul, em Santa Catarina.

Confira o podcast no site da Rádio Novelo e nas principais plataformas de áudio.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments