O repórter norte-americano Ronan Farrow produziu o documentário Endangered (Ameaçados de extinção, na tradução livre), sobre o cotidiano de jornalistas que vivem em países cujas liberdade de imprensa e democracia estão em crise. A repórter da Folha de S.Paulo Patrícia Campos Mello está entre os retratados no filme, que estreou no domingo passado (12/6), no festival Tribeca, em Nova York.

Patrícia foi responsável por reportagens sobre disparos de mensagens em massa para beneficiar candidatos durante as eleições de 2018. Por seu trabalho, venceu em 2020 o Prêmio Maria Moors Cabot, a mais relevante distinção concedida nos Estados Unidos a jornalistas estrangeiros.

Desde então, tem sido vítima de diversos ataques, em sua grande maioria com teor misógino. Ela é autora do livro A máquina do ódio: notas de uma repórter sobre fake news e violência digital.

Além de Patrícia, o documentário mostra também o cotidiano do americano Oliver Laughland, que cobriu a campanha de Donald Trump pelo The Guardian; do repórter fotográfico Carl Juste, do Miami Herald, responsável por cobrir o dia a dia de Trump e o movimento Black Lives Matter; e da repórter fotográfica mexicana Sashenka Gutierrez, especializada em coberturas de protestos e de violência no México.

O autor do documentário, Ronan Farrow, acompanhou o trabalho dos jornalistas durante três anos. Em 2018, ele ganhou o Prêmio Pulitzer por ter revelado os crimes sexuais cometidos pelo produtor de cinema Harvey Weinstein. Endangered foi dirigido por Rachel Grady e Heidi Ewing. O filme estará disponível em 28 de junho no HBO Max.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments