9.3 C
Nova Iorque
quinta-feira, abril 18, 2024

Buy now

Defensor público lança livro sobre liberdade de expressão

Capa do livro

Dr. José Luiz de Almeida Simão, defensor público em São José dos Campos (SP), lança em 5/4 o livro O STF e a imprensa, no qual analisa os principais fundamentos constitucionais da liberdade de expressão sob a ótica de renomados juristas do Brasil, bem como o tratamento que o tema recebe nos Estados Unidos e na Europa. A pesquisa é complementada por casos de grande repercussão nacional e a técnica de argumentação utilizada pelo STF para decidir temas polêmicos envolvendo esse princípio fundamental. O estudo é resultado de dois anos pesquisa para seu mestrado em Direito Político e Econômico na Universidade Mackenzie, em São Paulo. Simão atua na defensoria pública há 11 anos e é professor de Teoria Geral do Estado e Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Univap.

Na esteira do fenômeno das chamadas fake news, que tem gerado importantes repercussões no cenário eleitoral internacional, a importância da discussão sobre o tema é grande e não envolve apenas a complexa questão da verdade, mas principalmente os efeitos da intenção ou formas de controle. Para Simão, o momento do Brasil é propício para a ampliação do debate: “Novas dimensões sobre o tema devem surgir com a aproximação da campanha eleitoral, com a possibilidade de novos impactos ao processo democrático”. Ele associa o momento com a expansão e facilidades de acesso às redes sociais e comunicação por meio eletrônico.

O lançamento será na livraria Maxsigma, do shopping Colinas (Av. São João, 2200 – Jardim das Colinas, São José dos Campos – SP), às 19h.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese