O Congresso em Foco e o Sleeping Giants Brasil lançaram em 18/4 o Money Blocker, extensão para o Google Chrome que bloqueia anúncios publicitários em portais que comprovadamente divulgam desinformação. Com o bloqueio dos anúncios, sites não confiáveis deixam de faturar com as chamadas fake news. O CF explica que o Money Blocker funciona como um plug-in e pode ser instalado no computador.

Quando o usuário acessar um site que propague desinformação, o banner do patrocinador será bloqueado no seu navegador. No lugar, aparecerá um quadro vermelho, com um convite para que se acessem páginas de jornalismo confiável. Aí, é só clicar na mensagem que será redirecionado automaticamente para sites confiáveis. A ferramenta está disponível somente para o Google Chrome e foi criada pela agência Publicis Toronto e desenvolvida pela produtora 20Dash. Ela pode ser baixada aqui.

Nesta primeira etapa, também participam do projeto a revista AzMina, a Agência Amazônia Real, a Ponte Jornalismo e o Fiquem Sabendo. Outros veículos de comunicação reconhecidos como divulgadores de informação verídicas também poderão se integrar ao projeto.

O Sleeping Giants Brasil é um movimento de ativistas digitais que atua no combate à propagação de discurso de ódio e fake news. Desde 2020, suas campanhas já fizeram sites não confiáveis perderem mais de R$ 62 milhões em publicidade. Entre os alvos, veículos que disseminaram informações falsas sobre a vacina contra a Covid-19 e o processo eleitoral. (Saiba+).

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments