Artigo publicado pela Proxxima, plataforma de conteúdo do Meio&Mensagem sobre inovação e tendências em marketing, comunicação, publicidade, mercado e cultura digital, destaca um estudo que aponta que o branded content é muito efetivo na construção e valorização de marcas. Segundo a pesquisa, o método gera quase 60% mais recall do que outros tipos de publicidade digital.

O estudo foi realizado por IPG MediaLab, Forbes e Syracuse University’s Newhouse School. Executivos de Rock Content, Take Blip e Math também destacam a importância da estratégia, e compartilham dicas e ferramentas que podem ser usadas para potencializar o branded content.

Rodrigo Martins, gerente de conteúdo da Rock Content, destaca que o primeiro passo é conhecer o público, estudar os clientes, entender como ajudar a solucionar seus problemas e colocar tudo isso na mensagem que a sua marca quer passar.

“A mensagem não pode ser genérica”, diz. “O branded content não é campanha de awareness comum. Ela conecta suas personas à sua marca não pelos atributos do produto ou a exposição da marca, mas pela informação e valores emocionais que coexistem entre empresa e persona. (…) É necessário construir um conteúdo que não seja publicidade persuasiva, cative, traga mensagem positiva e, daí, sim, a marca se beneficie desta percepção aos olhos da sua persona. É uma construção de longo prazo”.

O segundo passo, destaca o artigo, é planejar canais e fazer parcerias com outras empresas para ter acesso a uma audiência que conversa com a sua persona e o seu propósito. Vinícius Martins, head de marketing e comunicação da Take Blip, afirma que o ideal é encontrar veículos que se conectem com o posicionamento da sua marca e com a audiência desejada.

“O trabalho precisa ser a quatro mãos”, destaca. “Assim como nós fornecemos insumos e conhecimento específico sobre o produto/serviço, a percepção do veículo sobre o tom da comunicação e a melhor forma de atrair a sua audiência é fundamental. O branded content é muito flexível, o que abre diversas possibilidades para a sua criação”.

Para Marcel Ghiraldini, vice-presidente de growth da Math Marketing, é possível focar no básico com técnicas de SEO e planejamento de conteúdo para entender melhor perguntas feitas para o Google. Mas vale a pena ir além para ter conteúdo realmente impactante e importante para o público.

“Estudos do Google sobre o tema mostram que, nos primeiros estágios, as pessoas não estão procurando um produto; porém, quando a marca ajuda com conteúdo útil, a confiança conquistada junto ao consumidor é ímpar, e será grande alavancador de consumo quando estiver em momento de compra”, explica Ghiraldini.

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