A Rede Internacional de Jornalismo Investigativo (GIJN) produziu um guia de ferramentas para ajudar profissionais de redação a resolverem suas demandas administrativas, como comunicação, compartilhamento de arquivos, contabilidade, SEO, engajamento de audiência, gestão de conteúdo, gestão de assinantes, design e visualização de dados, redes sociais e e-mail marketing, segurança de sites e gerenciamento de senhas, entre outros.

O guia, produzido com o apoio do Google News Initiative, tem pesquisa e redação de Talya Cooper, e edição de Nikolia Apostolou e Reed Richardson.

Na introdução, recomenda ferramentas sobre segurança de dados e criptografia, temas importantes “uma vez que tanto empresas privadas quanto regimes opressores estão ameaçando a imprensa mais do que nunca”, destaca o texto. “Tudo que os jornalistas fazem − do envio de e-mails e mensagens de texto à digitação de senhas − pode ser monitorado”.

O guia destaca, por exemplo, a plataforma ProtonMail, disponível em 26 idiomas, que criptografa e-mails em trânsito e armazenados nos servidores da ferramenta; o Element, aplicativo de mensagens com criptografia de ponta a ponta; o OnionShare, ferramenta gratuita capaz de enviar dados diretamente e com segurança do computador do remetente para o destinatário; e o gerenciador de senhas 1Password.

Confira o guia na íntegra (em inglês).

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments