Estão abertas as inscrições para a segunda edição do programa Como investigar remunerações do sistema de justiça. Promovido por Abraji e Transparência Brasil, o curso é online e gratuito, e tem como objetivo capacitar estudantes e profissionais de jornalismo sobre métodos de investigação das remunerações de membros do Judiciário e do Ministério Público (MP). Os interessados devem se inscrever até 24/4.

As aulas serão conduzidas por Bianca Berti, analista de transparência e integridade da Transparência Brasil, e Nazareno Andrade, cientista de dados do projeto DadosJusBr e professor licenciado da Universidade Federal de Campina Grande.

Com o conteúdo disponível na plataforma do DadosJusBr, onde há dados do pagamento de benefícios e salários, os alunos terão a oportunidade de aprender a identificar supersalários e verificar como benefícios e auxílios criam remunerações que superam o teto constitucional previsto para o Judiciário, alterado de R$ 39,3 mil para R$ 46,4 mil em janeiro de 2023.

Além disso, serão ensinadas técnicas com planilhas eletrônicas, e opcionalmente, com linguagens intermediárias de análise de dados como R e Python. Para tal, é preciso conhecer o básico sobre o funcionamento de planilhas.

Os estudantes com 75% de aulas assistidas e com a pontuação mínima de 50% dos exercícios de cada módulo, após preencherem o formulário de avaliação, poderão receber certificados de conclusão.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments