O site TV História, especializado na história da televisão brasileira, enviou uma notificação extrajudicial ao portal Meio Norte, do Piauí, exigindo a retirada de mais de 30 textos que este teria plagiado. O documento pedia também que o site paresse imediatamente de copiar conteúdo do TV História. Na terça-feira (5/4), Thell de Castro, CEO do TV História, disse ao Portal dos Jornalistas que todos os links copiados do TV História foram retirados

Em entrevista ao Portal dos Jornalistas, Thell contou que descobriu os plágios no final do ano passado, enquanto estava vendo pautas com a equipe do site, composta por 12 jornalistas.

“Passando pautas para minha equipe, achei uma notícia do Meio Norte sobre artistas da novela Terra Nostra que já morreram, algo que já havíamos publicado. E percebi que o texto estava igualzinho ao nosso. E não só isso, era o mesmo título, as mesmas fotos, e o texto, criação intelectual nossa. Depois de pesquisarmos, detectamos pelo menos 32 matérias copiadas”.

Segundo Thell, desde o começo de 2022, quando uma matéria é publicada no TV História, o Meio Norte “copia o texto no mesmo dia ou no dia seguinte. E o pior, essas matérias copiadas geralmente ficam entre as mais lidas deles; então estão ganhando dinheiro em cima de um conteúdo que não é deles, mas sim nosso”.

Em uma delas, contou Thell, o TV História escreveu algo do tipo: “hoje, o TV História mostrará …”, e a frase foi mesmo assim copiada e utilizada na matéria do Meio Norte.

Thell contou que não entrou em contato com o Meio Norte antes de enviar a notificação pois achou que não adiantaria, e foi difícil encontrar formas de contato com o grupo de comunicação: “O site deles não tem expediente, está em branco, é difícil contatar a equipe”.

Os advogados do TV História enviaram a notificação para os e-mails e números de telefone que conseguiram encontrar, e também via correio. “Seguimos monitorando. Depois que a notificação foi enviada, outras duas matérias copiadas foram publicadas. O Meio Norte sequer respondeu ao TV História se a notificação foi recebida”, explica Thell.

“Todo mundo faz isso no jornalismo, é normal, usar outro veículo como fonte, e dar os devidos créditos. Agora, é completamente diferente eu pegar um conteúdo de outro lugar e copiar na íntegra, com título e tudo, é muita sacanagem”, desabafa o CEO do TV História. “Toda a pesquisa é nossa, assinamos acervos de revistas e jornais, às vezes entramos em contato com atores, fazemos uma baita pesquisa, para no fim outros ganharem em cima disso. Não é justo”.

Segundo Thell, o grupo enviou um e-mail ao TV História informando da retirada dos links copiados. O advogado do diretor do TV História acredita não será necessário medidas mais drásticas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments