Mauricio de Sousa e Januária Cristina Alves lançam o livro #XôFakeNews (Nova Fronteira/Mauricio de Sousa Editora), com personagens da Turma da Mônica Jovem, que debate sobre perigos da desinformação, liberdade de expressão e outros temas urgentes. Na história, a personagem Tina, agora formada em Jornalismo, faz uma palestra sobre as diferenças entre informação, notícia e opinião, e as fake news.

O objetivo da obra é falar de forma leve e descontraída para o público jovem sobre a difusão massiva de desinformação, tratada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “infodemia”. O roteiro da história faz os personagens refletirem sobre temas relacionados às fake news, e convida também o leitor a pensar sobre as consequências de suas atividades nos ambientes digitais. O livro tem ainda a participação da influencer Camila Coutinho, que dá dicas a Tina sobre como trabalhar com as redes sociais.

“Junte-se a nós nessa luta constante contra as fake news”, escreve Mauricio de Sousa na apresentação do livro. “Porque informação boa é aquela apurada, checada, baseada em pesquisas sérias. Prefira sempre os fatos; e não os boatos”. O prefácio da obra é de Michael Klaus, coordenador de Comunicação do Unicef no Brasil, e o texto de orelha é de Laura Mattos, da Folha de S.Paulo.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments