A Comissão de Liberdade de Imprensa da OAB São Paulo lançou o livro Liberdade de Imprensa Contemporânea, que debate e propõe soluções para os desafios e problemas que a imprensa brasileira têm enfrentado nos últimos anos. O lançamento ocorreu em São Paulo, durante um debate que contou com a participação de Leonardo Sakamoto (UOL) e Sonia Blota (Band).

A obra, editada pelo Instituto Palavra Aberta, foi organizada por Marina Draib, Daniela Pegoraro e Patricia Blanco. Ela reúne artigos de membros da Comissão de Liberdade de Imprensa da OAB, como Lourival J. Santos, André Marsiglia, Evandro Andaku e Maurício Joseph Abadi.

Carlos Augusto Silva dos Santos, presidente da comissão, escreve no prefácio que, em 2021, quase metade da população mundial − cerca de 3,9 bilhões de pessoas − está privada do acesso à informação e ao jornalismo, segundo pesquisa da Repórteres Sem Fronteiras (RSF). Ele destaca também a posição do Brasil no Ranking Mundial de Liberdade de Imprensa, elaborado pela entidade: “Atualmente, o Brasil ocupa a 111ª posição, entre 180 países, na Classificação Mundial da Liberdade de Imprensa, passando de país aberto para a categoria liberdade de imprensa restrita. Este cenário consolida a tese de que o acesso à informação não é tolhido pela falta de recursos tecnológicos ou financeiros, mas sim pela falta da liberdade de imprensa, causada pela agudização do autoritarismo frente à censura em todas as suas formas. Por isso, é fundamental que toda a sociedade civil, principalmente aqueles que atuam no Sistema Judiciário, zele pela garantia dos direitos fundamentais, pelo direito de podermos apresentar ao mundo as nossas visões sobre as coisas sem sermos diminuídos ou menosprezados por quem quer que seja”.

Acesse o livro gratuitamente aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments