Teresa Navarro encerrou no final de setembro uma jornada de 18 anos na Agência Estado, os últimos oito como editora-chefe, e após uma saída amigável já tem planos traçados para o início de uma carreira acadêmica e de maior envolvimento em projetos sociais. Esposa e mãe de jornalistas, sabe que mesmo fisicamente longe das redações será praticamente impossível parar de respirar o jornalismo, que corre em suas veias há mais de 30 anos.

Nesse processo de transição, ela conseguiu um tempinho para um pingue-pongue com Jornalistas, que reproduzimos à seguir, para falar de seus planos, de seu legado e, claro, de jornalismo.

Jornalistas&Cia − Sua saída da Agência Estado, após 18 anos, os últimos oito como editora-chefe, fecha um ciclo profissional profícuo. O que pesou na decisão?

Teresa Navarro – Eu sou movida a mudanças e acredito que sem elas não crescemos. Como você lembrou, foram 18 anos de uma trajetória muito bonita na Agência Estado, de realizações, mas chega um momento que precisamos ir atrás dos sonhos pessoais.

J&Cia – Como está se dando o processo de transição e quem a sucede no cargo?

Teresa – A transição foi muito tranquila. Manifestei meu desejo de sair em abril e mais fortemente em junho. Portanto, tudo foi pensado com calma e pude, inclusive, indicar meu sucessor. No meu lugar estará, interinamente, um jornalista brilhante, Márcio Rodrigues, que entende profundamente de mercado financeiro e saberá fazer a gestão da redação da AE com muita competência.

J&Cia – Seus planos para os próximos anos, pelo que comentou, passam ao largo das redações, onde atuou por mais de 30 anos. Quais os novos caminhos que pretende trilhar e como pensa viabilizá-los?

Teresa – Pretendo ir para o mundo acadêmico. Desde 2016, quando fiz meu MBA administrativo, tenho me interessado muito pelo tema Inteligência Artificial e seus impactos na sociedade e no jornalismo.  Acredito que aprofundar os estudos sobre IA e debater soluções para mitigar a intoxicação de uma parte da sociedade será muito gratificante para mim. Fiz contato com amigas(os) em Londres e Nova York, onde as discussões sobre esse tema estão mais adiantadas, para me orientarem. Em 2024, tenho planos de fazer cursos e preparar minha tese. Se tudo der certo, inicio meu mestrado em 2025. Também quero me dedicar mais ao trabalho social, que já faço timidamente, e colaborar mais no conselho da Fundação Julita, uma ONG voltada à educação na periferia.

Teresa Navarro e os prêmios da Agência Estado, a maioria entregues por Jornalistas&Cia

J&Cia – Desde que você começou na Agência e, depois, no período em que assumiu a liderança editorial da empresa, quais transformações destacaria, seja em termos tecnológicos, de checagem de informações, de linguagem, de jornadas de trabalho e outras?

Teresa – Entrei na AE como repórter. A então editora-chefe, Rosa Dalcin, me perguntou se eu estava mesmo disposta a ir para a rua fazer tempo real. Eu vinha de revista e antes tinha permanecido 11 anos na Gazeta Mercantil, de onde saí como editora executiva. Nos dois lugares estava acostumada a dedicar longos dias para apuração, leituras e pesquisas antes de escrever uma matéria. Ou seja, seria algo totalmente novo para mim e era exatamente o que eu queria. Minha sorte é que em 2005, quando entrei na AE, o tempo real não era bem “real”. Diferentemente de hoje, quando os piscas e cobres são passados no mesmo momento em que a fonte está falando, naquela época primeiro fazíamos a entrevista, depois ligávamos para a redação e passámos piscas e texto. O que já era uma evolução, porque o texto era feito no momento da ligação, ninguém escrevia antes. Tenho amigas na AE que chegaram a passar piscas e texto do orelhão. Hoje o desafio é a automação de notícias. A grande revolução tecnológica começa a acontecer tanto no auxílio ao trabalho dos jornalistas como deve evoluir para direcionar melhor a entrega do noticiário para os diferentes públicos do Broadcast.

Os avanços não foram apenas tecnológicos. O tempo real virou instantâneo e a equipe vem entregando muito mais conteúdo qualificado, com análises, furos e bastidores. Foram criados terminais de política, agronegócio e energia, além do crescimento do terminal financeiro. Na cobertura de mercado financeiro foram introduzidos vários conteúdos novos, que norteiam as decisões dos leitores.

J&Cia – Quais coberturas foram marcantes e que você destacaria como das mais importantes sob a sua liderança nesse período? E que diferenciais foram decisivos nelas?

Teresa – As coberturas de eleições sempre são um desafio, especialmente nos últimos anos, com o surgimento da polarização e do discurso de ódio. Sempre nos pautamos pelo cuidado na apuração, na checagem dos fatos e pela isenção.

J&Cia – Hoje um dos assuntos que avançam no ecossistema do jornalismo é a questão da diversidade e da equidade. Como você analisa esse tema e como hoje ele é trabalhado na Agência? Há planos, metas, nessa direção?

Teresa – A redação da AE é pautada pela diversidade. Temos várias mulheres no comando e mesmo com a minha saída ainda teremos três mulheres poderosas: Cristina Canas, editora executiva de São Paulo; Silvia Araújo, editora executiva de Brasília; e Mônica Ciarelli, no comando da sucursal do Rio. Mas ainda há muito por fazer e nesta direção o Curso de Focas (porta de entrada para jovens jornalistas) se pauta pela busca de diversidade de gênero, raça e regionalidade. Recentemente, o Grupo Estado fez uma parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares para criação de um curso de jornalismo voltado para pessoas pretas, pardas e de baixa renda.

Teresa (de roupa escura, ao centro), com a equipe da Agência Estado

J&Cia – Qual a sensação nessa sua despedida da Agência e, de certo modo, das redações?

Teresa – A sensação é de missão cumprida. Tive muita sorte por ter trabalhado em várias redações com jornalistas muito melhores e mais experientes que eu, com quem pude aprender os princípios éticos do jornalismo.

J&Cia – Esposa de jornalista (que aliás conheceu em redação) e mãe de jornalista, não será muito fácil ficar fora do alcance das discussões em torno do jornalismo. Será também uma forma de continuar na atividade, é isso mesmo?

Teresa – Você acertou em cheio. Não conseguirei ficar fora das discussões do jornalismo. Na década de 1980, quando decidi ser jornalista, vivíamos o fim de um período muito sombrio na história do Brasil, sob a ditadura militar. Minha escolha da profissão foi pautada por esse cenário, porque eu acreditava que seria uma forma de contribuir com a sociedade por meio da informação correta e crítica. Agora não é diferente: acredito que o jornalismo tem e continuará tendo um papel fundamental no combate às fake news. São os jornalistas, com sua capacidade de apurar a verdade e expor as múltiplas visões, que podem contribuir com o conhecimento diverso e inclusivo. A sociedade precisa de conhecimento de qualidade para que o mundo não corra o risco de retorno das ditaduras. E quero fazer parte deste debate. Tenho certeza que os jornalistas de casa, meu marido Mauro e meu filho Pedro, junto com minha filha economista Marina, vão me ajudar muito nesse novo percurso.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments