A Repórter Brasil anunciou concurso de duas bolsas de R$ 5 mil para a produção de reportagens sobre quem financia o desmatamento, abordando temas como o papel de bancos e investidores no agravamento do problema. A Repórter Brasil integra a coalizão internacional Florestas e Finanças, iniciativa que busca alcançar maior transparência no setor financeiro e em políticas que evitem que as instituições financeiras apoiem abusos ambientais e sociais.

A Florestas e Finanças tem um banco de dados com informações para descobrir a ligação entre grandes bancos, investidores e empresas com risco de desmatamento, que pode ser útil na produção de trabalhos sobre o tema. A ideia do concurso é difundir o conhecimento dessa ferramenta e estimular a pesquisa em seu banco de dados.

Interessados devem participar da live de apresentação do concurso de bolsas, no Instagram da Repórter Brasil, na próxima terça-feira (11/5), das 9h às 10h30. As pautas propostas devem necessariamente utilizar o banco de dados da Florestas e Finanças. Depois do evento, as inscrições devem ser feitas até 20/5, por meio deste formulário online.

Em comunicado sobre as bolsas, a organização destaca que, em meio à pandemia de Covid-19, “o desmatamento na Amazônia foi o maior dos últimos dez anos, com um aumento de 30% em comparação a 2019, como revelou o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), às vésperas da Cúpula do Clima”.

Os vencedores serão anunciados em 10 de junho no site da Repórter Brasil e receberão um comunicado por e-mail. As reportagens serão postadas no site. Confira o regulamento do concurso.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments