14.7 C
Nova Iorque
quinta-feira, outubro 10, 2024

Buy now

A reinvenção do jornalista ? #4 Ensinar e empreender

Novos tempos, novas necessidades, novos formatos, novas ferramentas e o empreendedorismo como solução cada vez mais palpável para quem quer viver de jornalismo. Para alguns, agrupar essas ideias e vendê-las no formato how to do tornou-se o próprio empreendimento. É o caso de Verônica Machado. Ex-repórter do Correio Braziliense, ganhou gosto pelo empreendedorismo online quando montou seu primeiro negócio, o Delícia Pronta, em parceria com sua mãe e chef de cozinha. Em seguida veio o projeto Vidas Contadas, esse sim de jornalismo, no qual exercita o que diz ser sua maior vocação (constatada pelo amigo Arthur): ouvir e contar histórias de pessoas comuns. “Tive a ideia de fazer vídeos incríveis, com pessoas comuns e colocá-las na internet. As histórias estavam ao meu redor”, conta em vídeo. O Vidas Contadas foi monetizado inicialmente por financiamento coletivo, até que Verônica começou a fazer palestras para contar sua experiência com o projeto e surgiram as propostas de patrocínio e apoio de instituições: “Eu fazia o que amava e passava a mensagem em que acreditava. Mas olhei para o lado e vi que os colegas jornalistas continuavam reclamando das condições de trabalho. Estavam mal-humorados, frustrados e infelizes”. A partir dessa constatação, enxergou uma oportunidade de negócio. Ajudar a reconectar colegas com o que chama de “essência do jornalismo”, colaborar para que seus projetos pessoais engavetados saiam do papel. Foi aí que nasceu o blog Jornalista 3.0, em que compartilha conhecimentos e possibilidades de desenvolver jornalismo na internet. Com o sucesso do blog, veio a ideia de criar um programa online para estimular o protagonismo digital em jornalistas, o Realize: “Dessa maneira, posso impactar a vida de milhares de jornalistas com sede de mudança, autoconhecimento e inovação”. Na prática, o Realize consiste em um programa online com 40 aulas, cinco webinários ao vivo com discussão de conteúdo e outros quatro com convidados. Por ser totalmente online, possibilita a participação de profissionais de todo o País. Como bônus, o oferece videoaulas sobre a técnica Personal Kanban, com Alisson Vale, que ajuda profissionais (e principalmente os novos empreendedores!) na organização de tarefas. “A ideia é que em cada aula o aluno realize uma etapa do seu projeto. Por isso, após dois meses de curso a pessoa estará com o projeto no ar e apoiado por uma rede de jornalistas, onde um vai alavancar o negócio do outro espontaneamente. Ao chegar nesse ponto, a motivação, o reconhecimento e o propósito não vão faltar na vida desse novo jornalista”, explica a criadora do projeto. O Realize começa sua primeira turma – batizada de Joseph Campbell – na próxima segunda-feira (9/5) e ainda está com inscrições abertas. O investimento é de R$ 497, com possibilidade de parcelamento (com juros). A proposta é que, ao longo do ano, duas turmas sejam formadas. Outra iniciativa interessante, que agrega ensino, jornalismo e empreendedorismo, é a de Mattheus Rocha. Jornalista por formação, Mattheus atua na área de Marketing Digital desde 2006, é diretor executivo da agência Fizzy Marketing Digital e fundador do site Novo Jornalismo. No site, ele compartilha com estudantes, profissionais e empreendedores suas experiências no mercado digital e propõe uma nova visão da Comunicação Social, a partir de técnicas e ferramentas que colaborem para a reinvenção e a modernização do jeito tradicional de se fazer jornalismo. Mattheus divide o conteúdo de seus artigos técnicos em seis categorias: ascom, comunicação corporativa, jornalismo colaborativo, jornalismo digital, jornalismo opinativo e marketing de conteúdo. Além disso, ministra palestras, aulas e workshops sobre o tema. Com o Novo Jornalismo, recebeu o prêmio de Melhor Conteúdo Digital na categoria Media & News do World Summit Award 2015, etapa Brasil.

Related Articles

22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
22,000InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese