A produtora e repórter Andreza Brito, da Rede Minas, foi a vencedora da primeira edição do Prêmio Transporte e Mobilidade na América Latina, iniciativa promovida pelo Fórum Internacional de Transporte, da ITF/OCDE.

A conquista veio com a reportagem Mobilidade urbana nas cidades históricas: soluções preservando o patrimônio histórico, exibida no Jornal Minas, da Rede Minas, que concorreu com 89 trabalhos de 14 países. Também participaram da produção o editor de texto Flávio Guerra, a repórter cinematográfica Naiara Guimarães, o editor de imagens Victor Caldas e o motorista Carlos Humberto.

Gravado em Ouro Preto, o trabalho abordou a adequação dos centros urbanos turísticos para garantir acessibilidade para pessoas com deficiência. De acordo com a organização do concurso, a matéria apresentou “um ângulo cativante sobre a necessidade de equilibrar duas considerações importantes: a de tornar as cidades acessíveis a todos e a preservação de nosso patrimônio construído”.

Andreza Brito – Divulgação: Rede Minas

Na fase final, Andreza concorreu ao prêmio com outros quatro trabalhos, entre eles a reportagem Cidades de 15 minutos: um planejamento mais justo, sustentável e inclusivo, produzida por Yara Guerra para a Revista Casa e Jardim. Também foram finalistas Mauricio Giambartolomei, do La Nación (Argentina), Saraí Alas, do La Prensa Grafica (El Salvador) e Mario Fernández Calderón, do Ojo al Clima (Costa Rica).

O prêmio será entregue a Andreza Brito pelo Secretário-Geral da ITF, Young-Tae Kim, durante a Cúpula Anual do Fórum Internacional de Transportes, que acontece em maio, na Alemanha. O evento é considerado o principal encontro de política de transporte do mundo.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments