O Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) anunciou nesta quarta-feira (8/3) o início da campanha para a sexta edição do Atlas da Notícia, censo que analisa a presença do jornalismo local no Brasil.

Com patrocínio da Meta, a nova edição visa a atualizar o mapa dos veículos jornalísticos nos 5.570 municípios brasileiros, obter informações sobre a atividade jornalística no país e registrar abertura e fechamento de empresas de comunicação.

Os dados coletados e atualizados pelo censo são uma base consistente para que pesquisadores de todo o Brasil possam orientar novas investigações sobre o jornalismo no país.

O último censo, cujos dados foram divulgados em fevereiro de 2022, registrou a presença de 13.734 veículos jornalísticos em atividade no país e apontou uma redução de 9,5% no número de municípios considerados desertos de notícias. Os desertos são municípios que não dispõem de informação jornalística local e hoje são 5 em cada 10 municípios brasileiros. Nessa condição estão 2.968 cidades e nelas vivem 29,3 milhões de pessoas.

A organização, análise e publicação dos dados coletados pelo censo será realizada pelo Volt Data Lab, liderado por Sérgio Spagnuolo. Já a coordenação da pesquisa nas cinco regiões brasileiras estará a cargo de Sérgio Lüdtke, que contará com o apoio dos pesquisadores regionais Angela Werdemberg (Centro-Oeste), Dubes Sônego (Sudeste), Jéssica Botelho (Norte), Mariama Correia (Nordeste) e Marcelo Fontoura (Sul).

O censo do jornalismo local brasileiro conta também com o apoio de professores e estudantes de escolas de jornalismo das cinco regiões do país e de voluntários que colaboram com a coleta dos dados. Na última edição, o Atlas da Notícia contou com 174 colaboradores voluntários. Pessoas interessadas em se somar ao esforço da equipe do Atlas e colaborar com a pesquisa devem preencher o formulário de adesão.

Este ano o projeto também vai contar com uma novidade para jornalistas e pesquisadores: uma ferramenta que permitirá o cruzamento de dados do Atlas com outras bases de dados, ampliando o conhecimento que pode ser gerado pelo mapeamento.

O presidente do Projor, Francisco Rolfsen Belda, ressalta a importância do projeto como fonte de conhecimento sobre o jornalismo brasileiro e aponta novas possibilidades de uso dos dados. “O Atlas da Notícia já está consolidado como um importante instrumento de pesquisa para a comunidade acadêmica e como uma fonte de dados valiosos para organizações interessadas em planejar sua atuação no mercado profissional. Agora, a partir de 2023, acreditamos que o Atlas da Notícia possa ajudar também na formulação de políticas públicas de fomento ao jornalismo local, sobretudo em regiões onde a presença de veículos comerciais é escassa”, afirma.

Inspirado no projeto America’s Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review o Atlas da Notícia é uma iniciativa do Projor e conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). A Meta é patrocinadora do Atlas da Notícia desde 2018, como parte das iniciativas para apoiar veículos de notícias locais.

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