O programa Roda Viva, da TV Cultura, promoverá a partir da próxima segunda-feira (13/3) um rodízio de cartunistas a cada edição do programa. Os profissionais ocuparão a cadeira que era de Paulo Caruso, ícone do cartum brasileiro, falecido em 4 de março.

Caruso, que estava no Roda Viva desde 1987, fazia charges durante o programa, destacando frases marcantes ditas durante as entrevistas. A ideia do rodízio surgiu a partir de uma constatação da direção da emissora de que Caruso não é simplesmente substituível. Além disso, a iniciativa trará novos olhares para o programa, com diversidade de gênero e raça, diferentes traços de cartum, e uma mescla de nomes iniciantes e veteranos no ramo.

“O que o Caruso fazia no Roda é único e não é imitável. A agilidade com que ele traduzia as entrevistas em desenho, as conexões políticas que fazia, as referências históricas que brotavam instantaneamente no traço são características únicas, que ele eternizou como linguagem que foi a cara do programa nesses 36 anos”, diz a apresentadora Vera Magalhães.

O primeiro cartunista do rodízio será Jean Galvão, de 49 anos, chargista da Folha de S.Paulo e do Canal Um Brasil. Na segunda-feira, o Roda Viva entrevistará a desenhista Laerte Coutinho. A entrevista faz parte da programação especial da TV Cultura em homenagem ao Mês da Mulher.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments