O Projeto Comprova, coalizão de 43 veículos comprometidos em investigar a veracidade de conteúdos suspeitos nas redes sociais, está lançando um aplicativo para celular com o objetivo de ajudar usuários a identificarem fake news.

A primeira versão da ferramenta, já disponível para Android e IOS, possibilita que as pessoas acompanhem as verificações feitas pelo projeto, enviem sugestões de conteúdos suspeitos e conheçam técnicas de checagem de fatos. Já a segunda versão, que deve ser lançada nas próximas duas semanas, permitirá que os usuários façam investigações de imagens com um recurso de busca.

Um dos compromissos do Comprova é incentivar a Educação Midiática. Por isso, o projeto pretende estimular o uso do aplicativo por professores para orientar alunos sobre formas de verificar e detectar informações duvidosas. Para Katia Brembatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), entidade que lidera a coalizão, “o combate à desinformação exige esforços em várias frentes. O aplicativo é uma forma de estar presente nos celulares”.

O app foi desenvolvido pela Vórtigo, com apoio e financiamento do Google Brasil. Baixe no Google Play ou na Apple Store.

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments